De bem com a Vida

Thoughts, stories and ideas.

Você conhece Calgary?

Oioi people! :)

A vida em Calgary é muito tranquila. Em alguns momentos é tranquila de mais pro meu gosto. Eu sou agitada, gosto de viver na rua, conhecendo coisas novas, conhecendo pessoas novas, não calando a matraca... E isso é meio difícil por aqui. 

A cidade é linda, MUITO limpa (tem o título de cidade mais limpa do MUNDO no ano de 2015) e as pessoas são extremamente educadas. Isso é uma qualidade muito importante que faz com que a gente se apaixone.

A cidade de Calgary é a terceira cidade mais populosa do Canadá e a mais populosa da Província de Alberta. É uma cidade relativamente nova, foi fundada em 1875.

O que mais impressiona aqui é a temperatura instável. O inverno, como eu já disse no outro post, é muito rigoroso, temperaturas bem negativas e é MUITO frio. Não consigo nem explicar, mas quando não uso a roupa térmica meus ossos começam a doer no frio e não é exagero.

O verão é bem gostoso, temperaturas em torno de 20 a 25 graus, e a média é de 16. Esse verão acredito que vai ser muito quente. O inverno não foi rigoroso como o do ano passado e a primavera tem sido bem quente.

Nós moramos num bairro chamado Beltline (fica grudado no centro e muita gente diz que é centro mesmo) e aqui é mais frio que o restante da cidade porque os prédios comerciais e alguns residenciais são concentrados aqui, então o sol não chega muito e faz uma corrente de vento em algumas ruas que é um absurdo. Quando tem vento é melhor ficar em casa.

O transporte público funciona bem, os horários são bem cronometrados, mas existem atrasos no inverno em razão da neve. A passagem individual custa $3.15, mas existem passes mensais que custam CAD$99 e você anda quantas vezes precisar. Dentro do centro da cidade (no caso do TREM) não é preciso pagar passagem. 

Aqui existem em média 160 linhas de ônibus e duas linhas de trem que possuem 42,1km. 

Calgary é uma cidade amiga dos ciclistas e conta com 400km de ciclovias dentro da cidade. E 200km foram especialmente planejadas para os ciclistas. 

E algo incrível: como o inverno é muito rigoroso aqui, existe um sistema de 16 quilômetros de vias elevadas, de uso exclusivo para pedestres, é o mais extenso do mundo do gênero, com seus 16 quilômetros de comprimento, conectando diversos edifícios, restaurantes, shoppings e lojas espalhadas pela cidade. O nome do sistema é +15, e fica em média 4,5m do chão.

Calgary não é uma cidade muito turística. É sede das maiores companhias petrolíferas do país, bem como de outras companhias petrolíferas estrangeiras instaladas no Canadá, além de outras empresas, que trabalham com engenharia e geologia.

A cidade é administrada por um Prefeito e um Conselho Municipal e o mandato é de 3 anos. O Conselho é eleito pelos 14 distritos da cidade, um pra cada distrito. 

A cidade possui muitos parques e é absurdamente linda tanto de dia quanto de noite. Também possui uma Universidade e outras 5 faculdades. E uma média de 200 escolas. (Estou preparando um post sobre isso - aguardem!)

No ano de 2014, o número de mortes em Calgary por crimes cometidos foi de 9 assassinatos. 6 deles na mesma noite, em uma festa.

Existem vários lugares para serem visitados por aqui e eu vou mostrar no decorrer do tempo aqui no blog.

Agora, fiquem com algumas fotos da neve no inverno de 2015, já que em 2016 não tivemos muita.

Sunshine Village - Estação de Ski e Snowboard.JPG)
.JPG) .JPG)

Topo de uma das montanhas - absurdamente lindo e frio .JPG)  .JPG)
.JPG)

Fê se puxando na aula pra aprender e não cair hehe
.JPG) .JPG) .JPG)

.JPG) .JPG) .JPG)

Pinguim em cima da geladeira hehe A gente usa tanta roupa que não dá pra se mexer..
.JPG)

Estação no topo da montanha.JPG)

Panorâmica do pessoal chegando pra descer a montanha :) - Cliquem na foto que aumenta o tamanho e dá pra ver melhor.JPG)

Tassy se divertindo.JPG).JPG)
.JPG) .JPG) Banff.JPG).JPG).JPG)
.JPG) .JPG)  .JPG) .JPG) .JPG)

.JPG) .JPG) .JPG) .JPG).JPG) .JPG) .JPG) .JPG) .JPG)

Calgary Tower.JPG)
.JPG) .JPG)

Cabelinho cogumelo pra proteger a nuca do frio hehe .JPG)

Eu e Tassy .JPG)
.JPG) .JPG) .JPG) .JPG) 

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre Calgary! Em breve mais e mais posts contando tudo sobre como tem sido essa experiência!

Até o próximo!