De bem com a Vida

Thoughts, stories and ideas.

Poutine - uma comida típica canadense

Oioi people!

Já ouviram falar de Poutine? Então, poutine é uma comida típica dos canadenses, que todo mundo por aqui adora.

Ela é basicamente: batata frita, algum tipo de molho escuro (que aqui é chamado de gravy) e algum condimento por cima (pode ser salsinha, cebolinha, bacon, queijo, linguiça e até Maple Syrup - as possibilidades são praticamente infinitas). Ele pode ser feito com batata doce e muitos lugares oferecem o poutine como acompanhamento de burguers e outros pratos.

O poutine surgiu na Província de Quebec e é considerado o fast food canadense. Algumas pessoas dizem que o prato foi inspirado em algum outro prato europeu, mas não se sabe ao certo.

O poutine geralmente é encontrado em bares e pubs aqui no Canadá. Aqui em Calgary nós temos alguns lugares especializados apenas em poutine. Você encontra vários sabores, inclusive na versão doce.

Existe um Campeonato de poutine ao redor do mundo e é patrocinado pela Smoke's Poutinerie (um restaurante bem famoso de poutine em Toronto, Ontario).

A cidade de Montreal tem uma semana chamada "La Poutine Week" todos os anos no mês de fevereiro. Existe inclusive um aplicativo para as pessoas baixarem nos seus celulares e avaliarem os poutines que tenham experimentado por lá.

Aqui em Calgary a "La Poutine Week" é bem famosa. Esse ano, ela aconteceu entre os dias 15 e 23 de abril e uma coisa super interessante: durante essa semana, a cada poutine vendido, era servida uma refeição pra alguém em situação de vulnerabilidade e necessidade. E todos os restaurantes participantes faziam da venda de muitos poutines uma grande meta para ajudar o próximo.

Claro, tudo isso patrocinado por uma Organização sem fins lucrativos, a Mealshare. Ou seja, a ideia é que o poutine tivesse algum propósito, você pode comer sem "culpa", segundo eles.

Existem mais informações sobre essa semana e esse projeto aqui em Calgary no próprio site do evento.

Você também pode encontrar o poutine em alguns lugares dos EUA e por lá é considerado um prato bem exótico. Algumas cidades, como Chicago, IL, e Knoxville, TN, também tem festivais do gênero.

Eu já provei alguns aqui em Calgary e os lugares que mais indico pra provar um verdadeiro poutine são esses:

Nós sempre olhamos os comentários em aplicativos como YELP e no próprio google mesmo. Mas confesso que não me convenço muito não. O New York Fries tinham alguns comentários não muito positivos, mas toda vez que eu fui lá eu simplesmente adorei. Então acho que vale a pena a gente experimentar outros lugares também e não ir só no que os aplicativos recomendam. A experiência das pessoas é muito pessoal e cada um vivencia ela de alguma forma.

Eu não tenho fotos pessoais dos poutines (a fome sempre era tanta que não tinha muito tempo para tirar a foto), então vou ilustrar esse post com algumas imagens da internet pra vocês terem uma noção do que é essa delícia.

Bom apetite! Até o próximo post! E não deixe de curtir a página no Facebook, de seguir no Snapchat (marianabday) e no Instagram.