Finalmente Residente Permanente do Canadá

canada Nov 11, 2016

Oioi people!

Eu to há bastante tempo pra escrever sobre esse assunto aqui no blog que hoje, finalmente, eu vou poder falar sobre isso com vocês.

Eu e o Fernando agora somos RESIDENTES PERMANENTES do Canadá, com muito orgulho e felicidade.

O processo não foi fácil e foi relativamente demorado. Muitas pessoas vieram me perguntar sobre o assunto, então eu vou contar resumidamente como isso aconteceu.

Eu fiz um post há um tempo atrás sobre a nossa mudança para o Canadá, você pode ler aqui. Foi o primeiro vídeo que eu gravei pro YouTube, então não repare muito, ele é bem simples e contém vários erros de edição (tudo melhora com o tempo people, me deem um desconto! hehe).

Então, viemos com visto de trabalho para o Canadá e aplicamos para residência permanente quando chegamos aqui através do Express Entry, novo programa de imigração para pessoas que possuem pontuação suficiente para terem suas residências permanentes processadas em até 6 meses. A nossa demorou 5 meses e o PR Card levou cerca de 40 dias.

Existem várias requisitos para você se qualificar para o Express Entry. Todas as informações sobre o assunto estão aqui para você poder conferir e dar uma olhada.

Muita gente me perguntou se consultamos alguém para fazer nosso perfil, ver as nossas chances ou fazer o nosso processo. A resposta é NÃO.

O Fernando, meu marido, fez todo o nosso processo. Ele leu todas as informações necessárias, fez as próprias pesquisas na internet e entendeu como funcionava. Nós providenciamos todos os documentos necessários para o processo.

Então se você me perguntar se eu acho necessário que você contrate alguém pra fazer isso pra você: Não sei opinar sobre o assunto. Se eu eu tivesse que fazer sozinha, com certeza contrataria alguém para garantir que tudo desse certo. Mas nesse caso, foi meu marido que fez tudo, então em confiei a ele essa tarefa, já que ele estava disposto a fazer e ele entendia bem como tudo isso funcionava.

O que mudou sendo Residente Permanente?

Acho que a principal mudança é na segurança que a gente consegue ter a partir de agora. Nós finalmente fazemos parte desse país e desse povo. Em alguns anos seremos aptos a solicitar a nossa cidadania canadense.

Nós não precisamos mais de vistos de turista, estudante, trabalho, nem nada. Nós temos livre acesso e permanência no país.

Outra coisa que é bem interessante, é o fato de eu não me qualificar mais como estudante internacional para estudar em alguma Universidade aqui. A diferença entre os preços é gritante, beirando as vezes em quase CAD$20.000,00. Já pensou poder cursar a mesma coisa com toda essa diferença de preço?

Sendo residente permanente do Canadá, o governo oferece um curso de inglês de graça (ESL) em algumas universidades por aqui. Eles inclusive possuem daycare (creche) para as mães e pais que precisam.

Nós possuímos agora a maioria dos benefícios sociais do governo que os canadenses também possuem, como por exemplo, o benefício do governo por cada filho que nós gerarmos aqui, seguro de saúde totalmente coberto, o direito de viver e estudar em qualquer lugar do Canadá.

O que nós não podemos fazer?

Nós não podemos votar, não podemos concorrer a cargos políticos e não podemos ser contratados para altos cargos que exijam um nível alto de segurança do Governo.

Aqui você pode encontrar todas as informações sobre a residência permanente (em inglês) no Canadá.

Parece que a partir da semana que vem vão existir novas mudanças para a pontuação do Express Entry. Você pode dar uma olhada aqui sobre o assunto.


Enfim, esse é um momento muito importante e de muito orgulho nas nossas vidas. Nós realmente esperamos tanto por esse momento que parece que o processo durou muito tempo, quando na verdade foi rápido. Somos legalmente residentes do Canadá.

Foram tantos planos, tantos dias acordados resolvendo as questões de documentação para o processo. Foi mais de um ano de organização para poder imigrar e finalmente deu tudo certo. Obrigada a todos que torceram pela gente.


Espero que vocês tenham gostado desse post e não deixem de curtir a página do blog no Facebook, de seguir no Snapchat (marianabday) e no Instagram.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas gerais e aleatórias sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary e o Canadá em geral.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.