Aluguel de apartamento em Calgary, AB, Canadá

aluguel Dez 14, 2016

Oioi people!

Esse é um dos assuntos que eu mais recebo mensagens a respeito. Muita gente imigrando pro Canadá ainda está a procura do local perfeito pra estabelecer a sua morada.

Então deixa eu contar uma coisa pra vocês: não existe o lugar perfeito. Existe o lugar que é mais adequado pra você e pro que você realmente pode pagar.

No post de hoje eu vou falar um pouco, exclusivamente, sobre aluguel de apartamento, que é o que a minha experiência aqui em Calgary, na procura por esse tipo de imóveis, me permite falar com propriedade.

Resolvi dividir em 6 tópicos pra ficar mais organizado e mais fácil de pesquisar depois, vem comigo :)

  1. Aplicativo/Site que pode te ajudar a procurar

Acho que o principal aplicativo/site que usamos para procurar os apartamentos aqui em Calgary é o Rent Faster.

Lá tu consegue filtrar bem as tuas opções e consegue encontrar os imóveis através do mapa da localização da região que tu quer morar. Todos os apartamentos que vimos por aqui foi através desse site.

Lá no anúncio do apartamento tu já tem todas as informações do locatário e pode entrar em contato com ele através do site mesmo, ou e-mail e telefone (caso ele disponibilize).

  1. Conhecendo os apartamentos escolhidos

Se tu já tá indo conhecer algum apartamento, então teve bastante sorte de encontrar algo que se encaixe exatamente no que tu procura. Que bom!

MUITO IMPORTANTE: os corretores não toleram atrasos. Se tu demorar 10 minutos pra chegar no local, muitos vão embora. Brasileiro tem a fama de ser atrasado e os canadenses são muito pontuais, por isso: NÃO SE ATRASE. É chato e é falta de educação.

Nunca esqueça de tirar os sapatos pra entrar no imóvel. Muitas vezes os corretores mostram os imóveis quando ainda tem gente morando lá e isso é super comum por aqui. E confesso que é muito estranho. Eu não conseguia ter muita ideia de como era o apartamento sem todas as coisas do morador atual. Mas isso é opcional, eles avisam que tem gente morando e se tu não quiser, pode partir pra outro.

Geralmente, no final da visita, o corretor vai te perguntar se tu quer aplicar para aquele aluguel. Se a resposta for positiva, ele te entrega uma ficha/questionário pra tu preencher com todos os dados possíveis (incluindo renda mensal, quantas pessoas, se tem ou não animais, etc). Você deixa o seu telefone e são eles que entram em contato caso a resposta do locatário seja positiva. Ele é que decide se vai querer alugar ou não pra ti.

  1. Preços e o que está incluso nesses valores

Confira exatamente o que estão te oferendo. A maioria dos aluguéis aqui já tem incluso a taxa de condomínio, luz, água, aquecimento, etc. Mas eles geralmente mencionam que isso está incluso. Se não mencionar nada, pergunte!

Você precisa saber essas informações para poder negociar o preço. Sim, você pode negociar se quiser. Vale sempre a tentativa.

  1. Seguro obrigatório via instituição financeira

A maioria dos locatários pedem um seguro, no estilo fiança. Você não precisa de um fiador, ninguém vai perder nada se você não pagar o seu aluguel. Apenas você!

Por isso a gente precisa fazer um seguro, que geralmente é obrigatório, pra esses casos. No meu caso, eu fiz também um seguro de tudo que existe dentro do apartamento que é de minha propriedade.

Como faço isso? Vai até o banco mais próximo e pergunta como são as taxas de seguro para aluguel de imóvel. O meu eu fiz pelo RBC Bank e eu paguei cerca de CAD$200 por ano. Se você pensar, vale a pena.

  1. Preste atenção no contrato!

Muito importante! Acho que eu nem preciso dizer que tu precisa ler qualquer documento que tu vá assinar. É em inglês, é difícil e é diferente dos contratos de alguel do Brasil.

Muitos limitam o número de moradores e pedem que tu informe quando tiver gente visitando por muito tempo, pra poder passar essa informação para os bombeiros caso seja necessário.

A maioria é contrato por tempo determinado e tu vai ter que pagar uma multa bem gorda caso queira ir embora antes. Fica atento e tente negociar esse tempo. Não esquece de conferir os reajustes anuais ou semestrais.

Confira tudo que tiver dentro do apartamento, aponte e não tenha vergonha de perguntar. Isso é o básico.


Bom, espero que esse post com algumas dicas tenha ajudado a esclarecer algumas coisas. Qualquer dúvida, quem me conhece sabe que eu sempre respondo nas redes sociais, entra em contato comigo. Se eu souber, vou ter o maior prazer em ajudar.

Não deixem de curtir a página do blog no Facebook, de seguir no Snapchat (marianabday) e no Instagram.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas gerais e aleatórias sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.