Living in YYC: Hiking no inverno em Calgary por Patrícia S.

livinginyyc Mai 15, 2018

No momento de escolher qual cidade morar no Canadá, as possiblidades de atividades ao ar livre em Calgary pesaram na minha decisão e a proximidade com as montanhas rochosas foi um fator determinante.

Antes de imigrar tive a oportunidade de fazer uma viagem exploratória e uma das razões de ter escolhido Calgary (e não Edmonton) foi justamente a facilidade que Calgary oferece de estar menos de uma hora de carro de Kananaskis Country.

Sim, são milhares de trilhas nos famosos Parques Nacionais de Banff e Jasper, mas em pouco tempo aqui já percebi que os locais gostam de praticar hiking em Kananaskis. Curta distância, menos turístico e trilhas maravilhosas com todos os níveis de dificuldade são os motivos principais dessa preferência na minha opinião.

Captura-de-Tela-2018-05-09-a-s-10.46.21-PM
Amanhecer em Kananaskis Country. Chegar cedo no inverno é muito importante!

Existem muitas dicas específicas para o hiking nas montanhas, sobre o frio, avalanches, e até sobre possíveis encontros com animais selvagens. Por isso, a principal recomendação é: Nunca vá para um hiking sozinho(a)!

Certo, mas como fazer então se você acabou de chegar e não conhece ninguém? Aqui vou passar a dica que usei: entrei no Meetup!

Existem vários grupos de pessoas com interesses comuns que se encontram através deste website. Aqui em Calgary para hiking existem vários, mas eu recomendo o Slow and Steady Hikers.

Em todos hikings que participei os organizadores foram muito responsáveis e todos do grupo muito amigáveis comigo. A principal vantagem desse grupo é que pelo nome você já sabe que não é o estilo de quem gosta de sair correndo e só chegar ao final rápido.

Mas atenção, é preciso saber das suas próprias limitações quando for escolher as trilhas. Na descrição dos eventos sempre terá a indicação T1, T2, T3... O “T” indica trail e o nível 1 é o mais fácil. Um exemplo de trilha nível T2 seria um caminho de 13km com 350m de ganho de altitude. Todas as especificações estão no website.

Captura-de-Tela-2018-05-09-a-s-10.50.35-PM
Trilha no inverno= neve, muita neve! Essa é uma trilha T2.

No inverno a minha dica é: diminua um nível. Se em condições normais você cansa, mas consegue uma T3, pense que quando estiver -18°C, nevando e você estiver com várias camadas de roupa o desafio será maior. Comece devagar e vá subindo os níveis conforme sua adaptabilidade.

Abaixo vão minhas sugestões que considero importantes para um hiking nível T2/T3 nestas condições de frio:

Roupas adequadas: Use camadas! Isso é senso comum, mas é bom ressaltar. Use uma primeira camada térmica, mas que permita transpirar! Suar e depois esse suor congelar na sua pele não é nada agradável! Em seguida uma camada quentinha e por fim uma camada protetora, se for “corta-vento” melhor. No meio da trilha é bem provável que você precise tirar essa camada do meio quando começar a esquentar, então é bom deixar um espaço extra na mochila. Nos pés, meias de lã ou tecido sintético, nunca algodão! Algodão quando molhado demora muito para secar. Calçado: botas de neve impermeáveis.

Microspikes: Hiking por aqui de novembro a junho significa que são grandes as chances de as trilhas estarem cobertas de gelo/neve. Hiking de janeiro a abril significa certeza. Microspikes são estruturas metálicas que colocamos na sola dos calçados, e são itens de segurança fundamentais para evitar quedas. Dependendo da quantidade de neve, precisamos usar snowshoes que impedem que o seu pé afunde na neve.

Captura-de-Tela-2018-05-09-a-s-10.54.15-PM
Demonstração de microspikes na minha sacada!

Captura-de-Tela-2018-05-09-a-s-10.54.22-PM
Snowshoes em ação!

Hand/Toe Warmer: Sempre levo e precisei usar o “aquecedor de mãos” uma vez. São produtos que conseguem aquecer suas mãos e dedos por várias horas e funcionam por oxidação exotérmica. É algo muito útil, esquenta mesmo e na internet tem vários sites explicando os detalhes técnicos de como funciona. São descartáveis, mas com preço acessível (menos de CAD$2 cada).

Captura-de-Tela-2018-05-09-a-s-10.56.19-PM
São pequenos e leves, fácil de levar na mochila.

Emergency blanket: Cobertor de alumínio que é a prova de vento e água. Serve para casos de hipotermia. Muito importante com os rios/lagos congelados! Muitas vezes a camada de gelo não é grossa o suficiente e o gelo acaba quebrando. Se estiver com dúvida, não suba.

Captura-de-Tela-2018-05-09-a-s-10.57.16-PM
Lago congelado. Lindo, mas perigoso!

Acessórios: Touca e luvas são os básicos. Nas luvas recomendo as do tipo “mitten” que são as luvas que não possuem separação entre os dedos e assim eles ficam bem mais quentinhos.

Poles: muitas pessoas dispensam, mas eu gosto muito de usar estes bastões. Acho que eles ajudam no equilíbrio e quando está tudo coberto de neve gosto de usá-los para averiguar o terreno.

Captura-de-Tela-2018-05-09-a-s-10.58.24-PM
No primeiro hiking aqui aluguei os equipamentos, agora já tenho os meus próprios poles.

Bear Spray: Ahhhh os ursos, fofinhos, mas são animais selvagens perigosos. No auge no inverno a chance de encontrar com um urso é baixa, mas no final de março alguns já começam a sair da hibernação. Muito importante ler atentamente o rótulo para saber usar o spray corretamente, caso seja necessário. E aqui também é bom ressaltar a importância de nunca ir fazer a trilha sozinho(a), a chance de um ataque diminui bruscamente quando se está em um grupo de mais de 4 pessoas. Obs: eu não sabia disso, e em 2014 completamente amadora fiquei cara-a-cara sozinha com um urso em uma trilha nos EUA.

Mochila: Roupa seca extra, principalmente meias. Água (pelo menos 2 litros) e comida de acordo com o tempo de trilha. Acho sempre uma boa ideia usar garrafas térmicas e levar uma bebida quente. Na mochila sempre bom também ter um kit médico básico de primeiros socorros, medicação pessoal, uma lanterna (os dias são curtos no inverno e qualquer imprevisto na trilha significa voltar no escuro já), lenços e qualquer outro objeto pessoal que achar necessário, no meu caso são: câmera fotográfica, celular e bateria extra.

Acho que com essas informações é possível cobrir o “básico do básico” sobre hiking no inverno canadense. O objetivo é ser um post introdutório mesmo.

Quero agradecer a Mari por ter me convidado para escrever aqui, sou leitora desde que morava no Brasil e esse blog possui informações valiosas que me ajudaram muito! E se vocês gostarem posso voltar com dicas específicas com descrição de trilhas e mencionar as minhas preferidas.


Captura-de-Tela-2018-05-10-a-s-10.44.51-AM-1

Você pode acessar o instagram da Pati aqui: @pat_experiences


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.