Living in YYC: Canadá X Brasil (em poucas palavras) por Rafaela Mendes

livinginyyc Jun 05, 2018

Olá pessoal!

Após a primeira viagem de retorno ao Brasil desde que cheguei em 2016, gostaria de compartilhar as minhas impressões do que senti. Sei que a Mari já fez algo similar, e a experiência varia de acordo com a pessoa.

Mas dada essa crise de combustíveis por causa da greve dos caminhoneiros, imagino que muitos devem estar repensando ir para o Canadá ou para o exterior em geral.

Por isso resolvi definir o Brasil e o Canadá com apenas 1 palavra boa e 1 palavra ruim. Veja se você concorda, e deixe nos comentários a sua opinião!

Pontos positivos

Brasil = Espontâneo

Adoro o fato de não saber o que fazer no dia seguinte e chamar alguém para ir só tomar um cafezinho. Adoro que pessoas puxam assunto na rua e fazem comentários sobre o tempo, a roupa, e qualquer acontecimento com muito humor. Adoro as festas que acontecem por qualquer motivo.

Os memes (imagens humorísticas) são algo impressionante!!! São frases criativas, inusitadas, e publicadas a segundos do fato ter ocorrido. Mesmo situações complicadas se tornam motivo de comédia. Segundo o ditado, "brasileiro ri para não chorar". Mas, ao longo prazo, isso é muito positivo, pois torna o dia-a-dia agradável mesmo quando as coisas ruins acontecem.

Por isso que acho o nome do blog da Mari, "De Bem com a Vida" traz o que há de melhor da brasilidade. Eu sei que os problemas as vezes parecem não terminar, mas ser feliz é uma decisão frente aos problemas.

Não há nada que se compare a um happy hour com os amigos jogando conversa fora ou deitar na praia para tomar um sol. Tá ruim? Bora dançar. Tá bom? Bora churrasco. Eu pelo menos acredito que apesar de uma minoria que mancha a reputação da população, o que há de melhor no Brasil são os brasileiros. Povo responsável, trabalhador, limpo, determinado, e acima de tudo, que sabe apreciar as pequenas vitórias. Se você quer imigrar, leve esse lado do Brasil com você. Mesmo quando você estiver homesick ou com alguma crise, fale com seus amigos. Tenho certeza que uma ligação sua vai fazer bem a você e a eles também!

Canadá = Dinâmico

Muitas pessoas vem ao Canadá por causa das oportunidades. Isso deriva da alta rotatividade, que também deriva da grande movimentação das pessoas. A vida aqui muda muito rápido, em comparação ao Brasil. Muitos mudam de bairro, de cidade, ou até de país. Muitos mudam de emprego, tem filhos, adotam, mudam de carreira, vão estudar, ou simplesmente viajar. É como se é uma eterna despedida e reencontro.

E isso não é ruim, é como se todos estivessem evoluindo. Sinto que as pessoas tem dinheiro e tempo para realizar sonhos. É quase como se tudo está ao seu alcance então você pode testar e mudar de idéia. Isso também traz benefícios para camadas da população se integrarem mais facilmente, como idosos ou mães retornando da maternidade.

Essa dinamicidade permite que pessoas encontrem seu propósito de vida e que se sintam realizadas de acordo com seus objetivos. As estações de ano marcadas também geram uma previsibilidade e uma mudança constante na rotina. Muda-se a decoração da casa, mudam as atividades e os horários. O vestuário muda drasticamente, de sandálias a botas, jaquetas a saias.

A natureza também muda, e a gente mede o tempo no Canadá pela quantidade de invernos que passaram. Se há algo que se aprender com os canadenses é como se adaptar. Adapte sua mente para aceitar a diversidade, aprenda como tornar o inverno menos desagradável, e aprenda a ser flexível quando os planos não ocorrerem como planejado.

Lado negativo

Brasil = Imprevisível

Essa greve dos caminhoneiros pegou a todos de surpresa. As consequências para a população são imensuráveis. Contudo, essa é uma triste tendência nacional.
Não contamos com o governo para fazer a parte dele, então as vezes pessoas tomam medidas drásticas para sobreviver.

Não estou criticando a atitude dos caminhoneiros, mas essa volatilidade política e econômica. O dólar varia muito em razão de diversos conflitos internos, de notícias da imprensa, e pela imprevisibilidade a longo prazo.

Se há algo que eu mudaria no Brasil seria ter mais segurança. Dentro disso eu incluo a segurança pessoal, pois você não deveria sair de casa sem saber se volta vivo. Da mesma forma, você não deveria fazer hora extra sem saber se vai ser pago. É um dos pontos maiores que me impede de escolher o Brasil para morar, apesar de ter que fazer diversos sacrifícios para morar em outro país.

Canadá = Conformidade

Como arquiteta, o Brasil oferece muito mais variedade em termos estilísticos do que o Canadá. Claro que isso não se aplica a tudo, pois isso seria uma injusta generalização. Mas em geral a maioria de bairros residenciais são construídos com regras estéticas de harmonia que a meu ver são muito limitadas.

As plantas baixas oferecem pouca flexibilidade de espaço, enquanto as fachadas possuem "50 tons de bege". Quanto à moda, a exuberância brasileira tem muito mais a oferecer a diversos públicos diferentes, enquanto aqui sinto que são variações de um mesmo tema.

No trabalho, muitas vezes há rigidez nas operações e qualquer mudança de protocolo requer muita discussão e tempo para tomar uma decisão. Simplesmente porque "sempre foi feito assim". Quando isso se aplica até a pequenos itens chega a incomodar.

Se há algo que eu traria do Brasil, seria essa atitude criativa. Não só as idéias, mas principalmente a vontade de melhorar e fazer acontecer. Essa energia incessante que não desiste nunca.


Bom, esses são meus pensamentos e são passíveis de milhões de interpretações. Caso vocês queiram mais alguma explicação, eu posso dar mais exemplos de situações que me fizeram pensar assim. Mas peço que todos sempre considerem que todo lugar tem lados positivos e negativos. É fácil se acostumar com as coisas boas e reclamar, mas a grama vai ser sempre mais verde do outro lado.

Desejo a todos uma boa sorte com os seus planos, sejam eles quais forem :)

Rafa


Captura-de-Tela-2018-05-09-a-s-9.41.47-PM


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.