/ calgary

Living in YYC: Trabalho voluntário no Canadá - Experiência no Zoológico de Calgary por Patrícia S.

No post de hoje vou contar um pouco das minhas impressões sobre voluntariado no Canadá e sobre o Calgary Zoo que é uma das atrações que eu recomendo conhecer em Calgary.

Primeiro preciso esclarecer um ponto importante: eu fiz trabalho voluntário no Brasil por quatro anos, não é algo totalmente novo para mim. Assim posso fazer um comparativo das duas realidades. A forma como brasileiros (em geral) e canadenses (em geral) percebem o voluntariado é diferente.

No Brasil, eu era vista por muitos simplesmente como alguém que “trabalhava de graça” e eu sentia que algumas pessoas até tinham um sentimento de pena por mim (sério!). Aqui, é algo normal e louvável, você será admirado se fizer trabalho voluntário e vai contar muito no seu currículo. Mas, antes de contar mais sobre essa parte, vou falar um pouco do Zoo.

Captura-de-Tela-2018-06-05-a-s-2.01.21-PM

O Zoológico aqui é uma organização sem fins lucrativos totalmente voltada para conservação. Todos os animais que estão na instituição são considerados embaixadores da espécie para educar e conscientizar as pessoas.

Pronto, essas informações bastaram para conquistar meu coração biológico e decidir que esse seria o lugar onde eu iria me voluntariar. Após fazer o cadastro do site, eu fui chamada para a entrevista e em outro dia, após uma sessão informativa, comecei oficialmente. Observação: há treinamento específico para todas as atividades realizadas pelos voluntários.

Captura-de-Tela-2018-06-05-a-s-2.01.30-PM

No Zoo, os animais estão organizados por regiões geográficas em grandes habitats muito similares ao natural e climatizados quando necessário. Incluídas nestas regiões estão: Canadian Wilds, Destination Africa, Penguin Plunge, South America e Eurasia.

Captura-de-Tela-2018-05-09-a-s-11.49.56-PM
Entrada da região onde estão os animais nativos do Canadá.

Esse ano a grande atração no Calgary Zoo são os ursos pandas! Quatro animais: uma fêmea adulta, dois filhotes e um macho adulto chegaram vindos de Toronto em março de 2018.

Eles já passaram pelo período de quarentena e adaptação e agora podem ser vistos pelo público. Esses animais fazem parte de uma parceria entre o governo do Canadá e da China. O dinheiro é investido na conservação do habitat natural lá na China e os ursos pandas estarão no Calgary Zoo por 05 anos.

Captura-de-Tela-2018-06-05-a-s-2.04.13-PM

Os ursos pandas ainda possuem outro diferencial, são uma espécie “guarda-chuva”. Isso significa que são populares e conseguem desenvolver a empatia das pessoas para conservação.

Depois, ao preservar o habitat natural dos ursos pandas, várias outras espécies que vivem no mesmo ambiente pegam carona e também são beneficiadas! O urso funciona como porta-voz, mas preserva-se o ambiente inteiro e muita biodiversidade junto, todos ganham.

Agora voltando ao assunto de trabalho voluntário e empregabilidade: Meu trabalho voluntário do Brasil foi elogiado em uma das minhas primeiras entrevistas de emprego aqui.

Meu primeiro emprego no Canadá eu consegui depois de menos de uma semana do voluntariado canadense aparecer no meu currículo e isso também foi mencionado na entrevista. Pode ser coincidência, mas acho improvável. Ou seja, fazer o bem, faz bem! Em qualquer lugar do mundo.


Captura-de-Tela-2018-05-10-a-s-10.44.51-AM

Você pode acessar o instagram da Pati aqui: @pat_experiences


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!