Living in YYC: Lougheed House – Dica Cultural e histórica em Calgary por Patrícia S.

livinginyyc Jul 27, 2018

Hoje o meu post é uma dica cultural em Calgary: Lougheed House. Essa mansão transformada em museu fica no coração do bairro the Beltline e muito próxima do centro da cidade. Foi construída em 1891 e considerada um investimento imobiliário (o terreno estava em uma região “afastada” e que não fazia parte dos limites da cidade ainda!).

A mansão pertenceu ao Senador James Lougheed e sua esposa, Isabella Lougheed. Esse sobrenome é bem conhecido por aqui, pois um dos netos deles (Peter Lougheed) foi Premier da Província de Alberta entre 1971-1985. A casa possui o estilo vitoriano (que é raro em Calgary que conta com poucos prédios históricos preservados). Nesta mansão viveram o casal Lougheed, seis filhos e funcionários.

Captura-de-Tela-2018-07-13-a-s-11.01.24-AM

O museu abriu para o público em abril de 2005, mas um longo processo de restauração começou dez anos antes, em 1995. Isso só foi possível através de uma associação: The Lougheed House Conservation Society.

O objetivo é justamente preservar esse local que teve ativa importância na história de Calgary. Através de seus objetos e da casa em si, o local retrata como era a vida em Calgary naquela época.

A Lougheed House ainda é considerada uma das residências mais elegantes do Oeste canadense, e foi um grande ponto de encontro político e social de Calgary até 1938. Na época da construção, a população da pioneira cidade de Calgary não passava de 4mil habitantes, e os Lougheeds estavam entre as pessoas mais influentes da região.

Captura-de-Tela-2018-07-13-a-s-11.01.34-AM

Devido a todo esse status, a mansão recebeu convidados ilustres como o Duque e a Duquesa de Connaught (Príncipe Arthur) em 1912, e vários outros membros da família real nas duas décadas seguintes.

Também foram recebidos o governador geral do Canadá, General Lord Byng, e o Príncipe da Dinarmarca em 1928. No entanto, com a crise de 1929 os donos não conseguiram mais pagar os impostos da propriedade e em 1934 a cidade tomou posse da casa (foi permitido que a Lady Lougheed ficasse na mansão até seu falecimento em 1936).

Em 1938 um leilão foi realizado e quase todos os móveis originais foram vendidos. Após os esforços de restauração, muitos móveis foram recuperados, mas até hoje a administração do museu possui interesse em encontrar qualquer objeto que faça parte da história da casa.

Captura-de-Tela-2018-07-13-a-s-11.01.45-AM

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Lougheed House serviu como quartel para o Exército Feminino Canadense (CWACs). As mulheres moravam na casa, trabalhavam nos escritórios militares e dirigiam veículos militares.

Algum tempo depois, mas ainda durante a guerra, a Cruz Vermelha Canadense se estabeleceu no porão da casa. Quando a guerra terminou, a mansão tornou-se um dormitório para as mulheres que retornavam do serviço militar até que pudessem encontrar uma nova moradia ou pudessem voltar para seus lares originais.

Em 1947, a Cruz Vermelha alugou a casa que passou ser a sua sede em Calgary e do sul de Alberta.

Captura-de-Tela-2018-07-13-a-s-11.01.55-AM

Em 1977, o governo de Alberta designou a casa como local histórico. Em 1978 a Cruz Vermelha saiu do prédio que passou a pertencer oficialmente ao governo da província.

Em 1992 a mansão passou a ser um local histórico nacional e começaram os esforços de restauração não só da casa, mas também dos seus jardins. Além de ser um museu, a mansão abriga exposições culturais, eventos e possui um restaurante.

Captura-de-Tela-2018-07-13-a-s-11.11.42-AM

Os jardins são mantidos com ajuda de voluntários. E eu já tenho um post aqui explicando como o trabalho voluntário é valorizado no Canadá, então pessoal que mora em Calgary e gosta de jardinagem: aqui está um boa oportunidade.

Captura-de-Tela-2018-07-13-a-s-11.02.16-AM

Atualmente a mansão está aberta ao público de Quarta-feira a Sexta-feira entre 11:00h e 16:00h. Nos sábados e domingos entre 10:00 e 16:00h. Preço por adulto: $8.50 (CAD) e áudio tour incluído (recomendo!).

Há muito mais da casa que não está em fotos ou descrito aqui, então indico a visita e o site oficial para maiores informações e eventos especiais.

Até a próxima!


Captura-de-Tela-2018-05-10-a-s-10.44.51-AM

Você pode acessar o instagram da Pati aqui: @pat_experiences


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.