/ livinginyyc

Living in YYC - Onda de calor e fumaça em Calgary por Patrícia S.

Dia 10 de agosto de 2018, o dia mais quente da história já registrado na cidade de Calgary: 36.5°C!

Para nossos padrões brasileiros pode não parecer tanta coisa, mas para essa terra que é mundialmente conhecida pelo inverno rigoroso foi um dia que ficará na memória. Foi assunto na TV, no transporte público e no trabalho, todos reclamando. Aqui o clima é muito seco, a umidade do ar geralmente está nos 30% e nesse dia específico chegou a ficar apenas 13%! Na província de Alberta, várias outros lugares também registraram temperaturas recordes, em Medicine Hat chegou a fazer 40.4°C!

Captura-de-Tela-2018-09-05-a-s-3.04.07-PM

Eu fiquei com a sensação de que respirar era mais difícil e realmente dava para sentir o ar quente entrando pelo nariz. Alertas no celular/e-mail para se manter hidratado e na sombra eram constantes.

Além desse calor todo, outro fator que complicou a vida dos calgarians são os incêndios florestais que estão acontecendo na nossa província vizinha, British Columbia (BC). Por causa da movimentação dos ventos, a fumaça está
toda vindo para cá, a qualidade do ar piora muito a ponto de o governo emitir alertas oficiais, no sábado dia 11 de agosto chegamos ao nível 10 (o máximo de alerta!) no índice de risco da qualidade do ar.

Captura-de-Tela-2018-09-05-a-s-3.04.20-PM

Nós aqui sofremos com a fumaça, mas o pessoal de BC é afetado ainda mais, milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas e no momento que escrevo esse texto temos mais de 500 incêndios ativos na província de BC! Os incêndios são naturais e maioria começa por causa de raios e como são áreas gigantescas fica bem difícil controlar.

Captura-de-Tela-2018-09-05-a-s-3.04.33-PM

Infelizmente, as previsões para os próximos verões não são animadoras, atualmente 30% da população mundial é exposta a pelo menos 20 dias de “calor mortal” por ano, em 2100 esse número chegará em 74%, e Calgary é um exemplo de uma área que antes não era atingida por ondas de calores tão intensas.

Além disso, com o mundo aquecendo, as cidades tendem a aquecer ainda mais, o asfalto e concreto agem como esponjas de calor durante o dia que acabam aquecendo o ambiente também durante a noite, então aparelhos de ar condicionado literalmente salvam a vida de quem pode pagar enquanto deixam o ambiente ainda mais quente do lado de fora para quem não pode.

Enfim, para um leitura mais aprofundada sobre essa questão do calor com a
desigualdade social, recomendo muito esse artigo do The Guardian.

E se você está se preparando para vir ao Canadá e está pensando apenas no frio, fique atento! Aqui também tem verão e esquenta bem! Pode trazer suas roupas de calor do Brasil que vai usar sim!


Captura-de-Tela-2018-05-10-a-s-10.44.51-AM

Você pode acessar o instagram da Pati aqui: @pat_experiences


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!