Filhos bilíngues - Projeto Mães no Canadá: Dezembro 2018

Mães no Canadá Dez 20, 2018

Logo-Projeto-Mae-no-Canada

Finalmente chegou o post em que vamos falar sobre o bilinguimo das crianças "brasileiras" nascidas aqui no Canadá. Esse post foi sugerido por mim há um ano atrás pelo simples fato de que eu só pensava: em dezembro a Beatrice vai estar começando a falar e vai ser ótimo compartilhar as coisas que eu aprendi nesse meio tempo com todas as pessoas que queiram saber mais sobre o assunto.

Então vamos lá?

A verdade é que a daycare foi um grande divisor de águas no desenvolvimento da Beatrice. Ela começou a balbuciar muito cedo. A primeira palavra foi "GATO" aos 12 meses. Daí em diante ensinamos várias coisas novas e passamos a entender várias peças do vocabulário.

Com 14 meses ela foi pro daycare, que é canadense e todo mundo fala apenas o inglês. Ela chegou lá falando "papai", "mamãe", água", "papa", "gato", "eles" e mais algumas que não me recordo agora.

Pra vocês terem uma ideia, aora ela fala "mommy/mamãe", "daddy/papai", "this", "those", "slowly", "water", "bottle", "more" e por aí vai. Aos 17 meses ela falou a primeira "full sentence" - que geralmente só se começa falar aos 3 anos de idade: "I want more, please". Ela tava pedindo mais comida e conseguiu falar uma frase inteira.

Nós ficamos bem chocados e as professoras já nos informaram que identificam mais de 25 palavras no vocabulário dela - EM INGLÊS.

Isso é bem difícil pra gente que quer preservar o português. Nós sabemos que a primeira língua dela vai ser o inglês, mas nós nos comunicamos em português - entre a gente e com as nossas família.

Aí vocês vão perguntar: "Então porque não coloca ela em daycare de brasileiro?". Calgary é uma cidade com poucos brasileiros, se comparada a Vancouver e Toronto. Eu conheço duas pessoas que tem dayhomes aqui e foi uma escolha nossa colocar em uma daycare maior - você pode ler tudo sobre a escolha da daycare aqui nesse post.

Eu custei pra entender o balbuciar da Beatrice em inglês, mas agora está mais fácil e entendemos praticamente tudo - o qu facilita inclusive pra ensinar as mesmas coisas em português.

Eu vou compartilhar três dicas básicas com vocês, de coisas que fazemos para preservar a nossa língua e com o objetivo de ensinar português pra Beatrice.

  • Dica 1: FALAR APENAS PORTUGUÊS COM ELA - A gente só fala português e ponto final. Algumas palavras saem em inglês e a gente tenta corrigir na hora, como um "please" ou um "more". Muita gente acha que não vai fazer diferença, mas faz toda diferença.

  • Dica 2: REPETIR EM PORTUGUÊS TUDO QUE DISSEMOS EM INGLÊS - NA RUA - Nós moramos em um país que só se fala inglês. Não conseguimos viver em portguês aqui. Quando a gente tá na rua, é necessário falar em inglês com as pessoas, no shopping, no super mercado e por aí vai. Ela fica bem assustada e sem entender nada quando nos escuta falando inglês. A gente faz questão de repetir tudo pra ela em português, vou dar um exemplo:

      "Say Hello Beatrice, don't be shy. Dá oi filha, não precisa ficar tímida. "
    

SEMPRE fazemos assim e nos esforçamos ao máximo.

  • Dica 3: ENTRETENIMENTO EM PORTUGUÊS - Desenhos, músicas, livros, brincadeiras apenas em português. É a única maneira de expor ela a nossa língua, já que na daycare é tudo em inglês.

Todos os materiais que eu li sobre o assunto dizem a mesma coisa: fale na sua língua nativa para preservá-la. Daqui um/dois anos eu vou atualizar esse post e conto pra você tá sendo o desenvolvimento do bilinguismo para a Beatrice.

Espero que vocês tenham gostado desse post, não deixem de acompanhar o post das outras mães pelo Canadá. Um grande beijo e até ano que vem :)

49025960_1084232791736313_2085979759270952960_n


O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos 12 mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrá-los através da barra de pesquisa ou nas abas da página inicial do blog. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.

Vocês ainda podem acompanhar as outras abordagens feitas pelas outras mamães que fazem parte desse projeto junto comigo:

banner_maesnoCanada_nov2018

Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá
Carol (Vancouver, BC) - Fala Maluca
Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria
Adriane (Ottawa, ON) - Like a New Home
Carol (Mississauga, ON) - Minha Neve e Cia
Livi (Toronto, ON) - Baianos no Pólo Norte
Vanessa (Calgary, AB) - Partiu Canada BR
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando
Alessandra Cayley (Toronto, ON) - Alicia e Outros Papos
Renata (Burnaby, BC) - Mala Inquieta
Amanda (Winnipeg, MB) - Viva Manitoba
Dani (Toronto, ON) - Vidal Norte


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook, nos seguir no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Através das redes sociais eu tento mostrar um pouco mais sobre a vida aqui em Calgary e produzo bastante conteúdo legal e informativo sobre a cidade. E claro, se você gostou desse post, compartilhe!

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.