/ yyc now

The Friendship Yellow bench - Um espaço para falarmos sobre saúde mental em Calgary

Através de uma iniciativa criada por uma mãe que perdeu o filho para o suicídio em 2014, foi inaugurado em Calgary um pequeno banco amarelo, no número 1040 da 7th Avenue S.W., para que incentive as pessoas a falarem sobre saúde mental.

Captura-de-Tela-2019-05-06-a-s-5.19.44-PM

O Canadian Mental Health Association informou que esse banco representa um espaço seguro para os calgarians poderem se conectar e conversar com outras pessoas que possam ajudar. E claro, é um importante "reminder" para as pessoas discutirem abertamente problemas relacionados a saúde mental.

Fonte da notícia: CTV News Calgary

Sam Fiorella criou a "The Friendship Bench", uma organizção sem fins lucrativos em Abril de 2015, após o suicidio do filho em 2014, que sofreu de depressão em silêncio por muito tempo. Lucas, mesmo sofrendo calado, nunca poupou esforços para ajudar outras pessoas. Ele sempre começava as conversas com um "olá" e ajudou muitos amigos e pessoas que ele nem conhecia. Ele não conseguiu ajudar a si próprio e tirou sua vida extremamente jovem.

A The Friendship Bench abre as suas "portas" para adolescentes que estão lutando para se conectar com outras pessoas e encontram dificuldade em pedir ajuda. Lá eles podem conversar com alguém que está oferecendo ajuda, um ouvido amigo, um ombro para chorar, ou apenas para dizer um "olá".

Inspirado pelos esforços de Lucas, um grupo que faz parte da ONG luta para diminuir e eventualmente eliminar o número de tentativas de suicidio que acontecem entre estudantes canadenses com idades entre 14 e 25 anos.

Captura-de-Tela-2019-05-06-a-s-5.44.19-PM

As principais inicitivas são:

  1. Encorajar as conversas sobre saúde mental entre os estudantes para que se explique sobre as doenças mentais, como reconhecê-las e como podemos tratar e prevenir a depressão, mostrando também os serviços disponíveis de suporte.

  2. Conectar cada vez mais os estudantes com os recursos de tratamento da depressão e prevenção do suicídio para os novos estudantes - que podem vir sofrer da doença e para aqueles que já sofrem.

  3. Educar os estudantes e os pais sobre as causas e sinais das várias formas das doenças mentais, para que assim as pessoas possam entender os seus próprios sintomas e dos seus amigos.

A organização conta com trabalho voluntário de todos os profissionais dispostos a ajudar, levando informação para os espaços públicos e privados, como escolas, colleges e universidades.

Depressão é doença, é sério e pode matar. Se você quer se involver com a causa - e a ONG aqui em Calgary, você pode acessar esse link e saber como pode ajudar.

Se você precisa de ajuda, precisa de um ombro amigo para conversar ou apenas alguém para te ouvir, eu estou aqui. Assim como várias pessoas dispostas a ajudar.

Que bela iniciativa. :)


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!