Reabertura das Daycares em Calgary durante a pandemia do coronavirus - Beatrice voltou para a escola

pandemia Mai 24, 2020

As daycares em Calgary foram reabertas no dia 14 de Maio, na primeira fase de reabertura da Província de Alberta. Se você quiser saber mais sobre o assunto, existem outros dois posts sobre o assunto aqui no blog:

Pois então... Eu fiquei me questionando por diversas vezes se seria a decisão mais coerente deixar a minha filha voltar pra daycare. A gente sabe que criança pequena que vai pra escola fica doente o tempo todo. Eles não tem cuidado, colocam a mão na boca e nos olhos o tempo todo, compartilham garrafas e é impossível o distanciamento social.

As daycares que optaram por reabrir estão montando verdadeiras operações de guerra para receber os alunos. Existem novos guidelines e na escola da minha filha por exemplo, não estão aceitando crianças com menos de 2 anos e meio. Eu não trouxe nenhuma foto da daycare para ilustrar esse post porque não é legal - no sentido de legalidade - expor a instituição e as outras crianças que estudam lá. #ficadica

O que eu posso contar pra vocês é sobre a nossa experiência e por qual motivo nós resolvemos recolocar a Beatrice na daycare:

1) Fernando nunca parou de trabalhar e eu estou voltando ao meu trabalho nas próximas semanas;

2) As daycares vão funcionar com capacidades reduzidas, ou seja, não vai ter vaga pra todo mundo - quem chega primeiro garante a vaga - até a fase 3.

3) Os índices de saúde na nossa província estão melhorando todos os dias;

As novas regras para o funcionamento das daycares são as seguintes:

  • As salas só podem ter no máximo 10 pessoas - incluindo as crianças e os professores e eles precisam permanecer juntos durante o dia inteiro, não pode haver mudanças;
  • Professores, equipe, pais, guardiões e crianças não devem ir para daycare se estiverem doentes, mesmo que seja apenas um resfriado. Os sintomas para ficarem atentos: febre, tosse, falta de ar, dor de garganta, nariz correndo, congestão nasal, dor de cabeça e qualquer outro mal estar - com qualquer desses sintomas, não é pra ir pra daycare.
  • Pais precisam checar temperatura antes de ir pra daycare. Nós precisamos assinar um documento nos comprometendo a fazer isso todos os dias;
  • A equipe da daycare precisa conduzir um "active symptom screening" de cada criança todos os dias na presença dos pais;
  • Os programas precisam ter registro de todas as pessoas que frequentam a daycare por mais de 15 minutos por dia. Esses registros servem para rastrear as pessoas caso se tenha algum caso positivo de coronavirus, eles vão poder encontrar as pessoas com mais facilidade para isolar, testar e tratar.
  • Qualquer daycare que tenha contato com algum provável caso de COVID19 deverá fechar por no mínimo 72 horas para evitar espalhar, rastrear as pessoas que tiveram contato e esperar as recomendações do sistema de saúde.
  • Se alguma criança desenvolver sintomas durante as aulas, a criança precisa ser isolada imediatamente de todas as outras e os pais/guardiões precisam imediatamente buscar a criança. Se não for possível isolar, precisa-se manter 2m de distância.
  • Staff e professores devem usar máscaras o tempo inteiro de contato com todas as crianças, precisam higienizar as mãos a cada troca de brinquedos, atividades, comida, banheiro, fraldas.
  • Todos os brinquedos e materiais de cada criança devem ser higienizados após o uso. Se tiver uma criança contaminada na daycare e não tiver como desinfetar seus itens pessoais - papel, livros, quebra-cabeças, jogos de papel, o staff deve isolar esses itens em colocar em um "sealed container"por no mínimo 10 dias.
  • As crianças não podem compartilhar absolutamente nada a não ser brinquedos que precisam ser higienizados o tempo todo.
  • Quando possível, praticar distanciamento social dentro das salas de aula. Evitar, abraços, apertos de mão e encorajar "air fives" e outras maneiras de demonstrar carinho. - Já adianto que não funciona muito.
  • As daycares precisam estabelecer regras para deixar e buscas a criança. Na da Beatrice nós temos horário certo para deixar e buscar, se tem alguma pessoa no hall de entrada nós precisamos esperar na rua e não temos acesso ao prédio, apenas ao hall de entrada.
  • Não podem mais receber encomendas, pessoas para visitação do espaço, ninguém que não seja essencial, para proteção de todos.
  • Encorajar reuniões por e-mail e chamadas de vídeo tanto com a equipe quanto com os pais.
  • As daycares precisam disponibilizar álcool para higienização das pessoas na entrada, banheiros, para adultos e para as crianças. Eles também precisam colocar avisos em todo o prédio alertando que se você está doente não deve estar lá, mesmo que seja apenas um resfriado.
  • Todos os espaços precisam ser limpos e desinfetados a cada uso - banheiros, cozinha, playground indoor e outdoor. As crianças de cada sala não podem se misturar com outras de outra turma. Cada turma deve ter os seus brinquedos e estes precisam ser desinfetados a cada uso também.
  • Para os lugares que não oferecem refeições: precisam ser guardados isoladamente. Os lugares que oferecem, não é permitido que os pais mandem alguma coisa a não ser em caso extremo de doença ou intolerância e é necessário atestado médico para isso.

Eu dei uma bela resumida para vocês terem uma ideia de como está sendo, mas vocês podem acessar o documento original - em inglês, aqui.

É uma verdadeira operação de guerra e todo mundo precisa estar comprometido com o bom desenvolvimento de tudo. A vida vai tentando se reestabelecer e a gente aqui tenta não pirar. Vou mantendo vocês informados lá no instagram - se você não me segue por lá tá perdendo atualizações diárias que eu só mostro por lá!

________________

Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.

Lá vocês podem encontrar muitas dicas sobre a cidade de Calgary, lifestyle e maternidade. E claro, através dos Stories do Instagram acompanhar o meu dia a dia na cidade, com muita informação útil, curiosidades e autenticidade.

Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar com os amigos e a família, nas redes sociais e no WhatsApp.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.