Living in YYC: Religião - Judaísmo em Calgary por Danielle B. Fonseca

livinginyyc Jun 18, 2018

Olá gente, tudo bem? Então, a primavera já está dando as caras por aqui, e a gente se ocupando e tentando aproveitar ao máximo, afinal de contas: sabemos que daqui a uns meses teremos a dona branquinha de novo.

Aceitei a proposta da Mari parar colaborar no blog, pois gosto muito de compartilhar dicas e as minhas experiências, positivas e negativas, de se morar aqui.

O assunto que escolhi falar no meu primeiro post é sobre religião. Não pretendo causar polêmicas e não se preocupem: não irei fazer pregação e nem proselitismo aqui. Pretendo nesse post repassar algumas dicas para quem é judeu, assim como eu e a Mari, e chega a Calgary querendo fazer parte da Comunidade Judaica, frequentar alguma sinagoga, participar das celebrações religiosas, etc.

No Canadá existem cerca de 375 mil judeus e Calgary possui cerca de 16 mil judeus, de diferentes backgrounds e origens (sim, pois judeus nascem em qualquer lugar do mundo, nao somente em Israel como algumas pessoas pensam).

A imigração judaica em Calgary remonta ao século 19, mais precisamente 1889
(temos até um exemplo do que foi a Sinagoga no Heritage Park), porém so em 1956 que foi realmente estabelecido um Conselho Comunitario Judaico.

Deixando um pouco a historia de lado. Vamos ao que interessa?

  • Mas e aí, cheguei em Calgary, o que eu faço? Quem eu procuro?

A Calgary Jewish Federation tem um programa chamado Shalom YYC, onde você é convidado a conhecer a Federação, onde uma pessoa te recepciona e mostra a programação, as opções de Sinagogas, escolas judaicas, auxílio a recém chegados, instituições, etc.

Calgary tem um Jewish Community Centre (JCC) muito bacana e bem estruturado, porém não tão grande como os das outras cidades que possuem uma comunidade judaica maior (como Toronto, Montreal, Vancouver e Winnipeg). Localizado na parte SW da cidade, pertinho do Glenmore Reservoir, é de fácil acesso por c-train + ônibus que deixa bem na porta.

Dentro do JCC temos academia, daycare, um salão que comporta eventos, quadras poliesportivas cobertas , piscinas, uma lojinha de artigos e crafts com temática judaica e uma cafeteria que serve comida kosher, o Karen’s Cafe.

O lugar é aberto para pessoas de todas as religiões, não somente judeus podem fazer parte das atividades que ocorrem lá, tanto que a maioria dos frequentadores da academia são não-judeus; o daycare de lá é super concorrido e sempre tem lista de espera, tambem não precisa ser judeu para colocar seu filho lá.

Apesar de ter uma população judaica pequena, se compararmos com GTA, Montreal, Vancouver e Winnipeg, Calgary possui 5 Sinagogas das mais diversas linhas de observância religiosas judaicas (se é que podemos dizer assim).

Seguindo uma linha mais ortodoxa, temos as seguintes Sinagogas:

  1. Bem pertinho do JCC há uma Sinagoga Ortodoxa, a Congregation House of Jacob Mikveh Israel, é uma sinagoga mais tradicional, no que tange a respeito dos costumes e observância religiosa.

Captura-de-Tela-2018-06-05-a-s-8.38.37-PM

  1. Nesta mesma linha de observância (mais religiosa), porém um pouco mais ‘abertos’ aos que lá procuram, há o Beit Chabad, que é a Sinagoga que eu frequento aqui. Eles possuem atividades em todas as Festividades Judaicas, sempre organizam Seder de Pessach Comunitario, Jantar de Rosh Hashana, Shabat, etc, summer camps (colônia de ferias), rodas de estudos de Torah, entre outras.

O acesso a nova sede eh um pouco complicado para quem não tem carro. Ele fica
localizado perto do Chinook Mall, porém do outro lado da Macleod Trail com a Glenmore Trail sentido East.

Captura-de-Tela-2018-06-05-a-s-8.41.01-PM

Seguindo a linha mais moderna, temos outras 2 sinagogas:

  1. Beth Tzedec, que é a sinagoga mais conhecida de Calgary, segue a linha Conservadora. Fica bem próxima a Glenmore Trail, de fácil acesso pela Elbow Drive (você pega a linha 3 – sentido canyon meadows e desce em frente ao Mayfair Diagnostics) e mais 10 min de caminhada você estará na Sinagoga. Frequentei esta Sinagoga assim que cheguei em Calgary, pois morava perto.

Captura-de-Tela-2018-06-05-a-s-8.43.27-PM

  1. Temple B’nai Tikvah, da linha reformista. Fica no bairro chamado Brittania, pertinho do centro. Acessivel pela linha 3 – sentido canyon meadows, mas tem que dar uma caminhada pois eh mais para dentro do bairro. Há inumeras atividades para jovens e adolescentes, bem como roda de estudos de Torah, Shabat services etc.

Captura-de-Tela-2018-06-05-a-s-8.43.35-PM

Minha dica pra vocês é: antes de ir em qualquer Sinagoga, eu sugiro entrar emcontato com eles, se identificando e informando a intenção de conhecer, por questões de segurança. Pode parecer exagerado, mas não é.

Espero que vocês tenham gostado do post, deixem nos comentários se quiserem saber sobre o assunto que eu vou ter o maior prazer em responder. Para os próximos posts, estou reunindo dicas do dia a dia por aqui.


Captura-de-Tela-2018-05-09-a-s-10.06.04-PM-1


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.