Living in YYC - Networking: Informational Interviews por Stella Cunha

livinginyyc Set 05, 2018

Dando continuidade ao post sobre networking, hoje eu irei falar sobre informational interviews – entrevistas informacionais – um recurso interessante para buscar informacoes sobre determinada area/cargo, pedir conselhos e aumentar a rede de contatos.

Eu particularmente nunca tinha ouvido falar disto quando estava no Brasil. Durante o mestrado participei de alguns workshops e aprendi sobre essa estratégia comum e bem aceita aqui, que nada mais é do que convidar uma pessoa cuja área de trabalho/profissão temos interesse para um café/almoço.

Como mencionei no outro post, nem todos aceitam, mas a maioria das pessoas está disposta a ajudar.

Dicas:

Vá preparado como uma lista de perguntas! Dê uma olhada no site da empresa e no perfil da pessoa (LinkedIn) antes e elabore as perguntas. Não precisa seguir a lista ao pé da letra - depois das primeiras perguntas a “entrevista” acaba virando uma conversa, mas a lista ajuda a preenher a conversa e ajuda a garantir que você pergunte o que quer saber.

Não leve seu currículo. O objetivo é explorar e se informar sobre determinada área/profissão, e não entregar currículo e pedir emprego – o que não impede que esse assunto seja abordado durante a conversa, mas isso tem que partir da outra pessoa. Caso ela esteja interessada e/ou queira te ajudar de alguma forma (o que eu considero um bônus, não crio expectativa sobre isso) ela irá pedir o currículo, que será enviado por email ou outro meio DEPOIS da conversa. Se você levar seu currículo impresso dá a entender que sua intenção não era apenas se informar, e a porta pode se fechar para você.

A pergunta mais importante: Is there someone else you can think of that I should be speaking with? Essa pergunta final leva o entrevistado a te indicar alguém que ela/ele conhece e assim fica mais fácil organizar as próximas entrevistas e expandir sua rede de contatos. Quando você é referenciado por alguém conhecido fica mais fácil para a outra pessoa aceitar seu convite. Eu gosto de pedir pelo menos dois/três contatos, mas se conseguir um ja tá de bom tamanho.

Follow up: é muito importante você agradecer através de um email ou cartão nas primeiras 24 horas depois da conversa. Essa também é a oportunidade de enviar o currículo caso a pessoa tenha pedido ou perguntar alguma coisa que ficou esquecida da lista ou surgiu depois que se despediram.

Follow up do follow up: caso fulano tenha te indicado beltrano para conversar e você conseguir fazer uma ii com essa segunda pessoa, ou por exemplo, alguma coisa que fulano te falou deu algum resultado, eu acho legal contar para ele como foi e agradecer pela indicação/conselho novamente. É uma maneira de manter o contato também.

Como contactar as pessoas: no início eu usei principalmente o LinkedIn/email, mas para algumas pessoas também é facil fazer uma cold call. Depois das primeiras entrevistas e depois de estabelecer uma rede de contatos é possivel tambem pedir indicação para quem você já conhece. É importante saber receber nãos, não levar para o lado pessoal e não apavorar during “akward moments”. Eles irão acontecer várias vezes e não é o fim do mundo, o importante é se manter positivo e não desistir.

Com o tempo e força de vontade as coisas vão se ajeitanto e aos poucos vamos alcançando nossos objetivos profissionais e pessoais. Vocês podem saber um pouco mais sobre o assunto aqui.

Fiquem a vontade para pergunar caso tenham alguma dúvida!

See you in the next post!


Captura-de-Tela-2018-05-10-a-s-9.00.21-PM-1


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.