Projeto 6on6 Canada: 6 mitos sobre a minha vida Canadense - Maio 2020

6on6 Mai 06, 2020

Há alguns meses atrás eu abri uma caixinha de perguntas lá no meu instagram @marinadayblog e pedi que as pessoas me mandassem suposições sobre a minha vida aqui no Canadá. Eu recebi as mais diversas mensagens.

Hoje, para o Projeto 6on6 Canada, eu e outros 5 blogueiros brasileiros que fazem parte do projeto comigo, vamos contar pra vocês quais os maiores MITOS sobre a vida canadense.

1) Nós somos RICOS

Janeiro de 2020 quando fomos buscar nosso carro novo 

Acho que esse é o mito que com certeza todas as pessoas que moram precisam explicar - Não é verdade. A vida aqui fora é dura para muita gente, não é fácil a chegada, não é fácil arranjar emprego e se libertar dos seus próprios preconceitos. Mas ninguém aqui é rico.

Existem pessoas com melhores condições financeiras que outras - empregos que pagam mais, formação que foi mais cara. Mas a questão toda é que vivemos em um país onde grandes fortunas são taxadas, onde salários mais altos pagam 47% de imposto de renda e pessoas com menos renda familiar recebem auxílio do governo e vários outros benefícios.

Ainda assim tem gente que reclama - dos dois lados. "Não é justo eles receberam auxílio do governo e poderem viver melhor enquanto eu pago metade do meu salário todo mês de IR e não consigo viver tão bem", "você não pode pedir auxílio do governo - mesmo que você tenha direito, porque seu marido tem uma renda alta". Dinheiro traz discórdia meus amigos, podem ter certeza.

A questão toda é que nós temos um poder de compra muito maior do que no Brasil - independente de quem ganha mais ou paga mais imposto. O nosso dinheiro vale mais que o dinheiro no Brasil. $100 dólares você pode comprar comida para semana dependendo de onde você for, R$100 você não consegue comprar o churrasco de domingo muitas vezes.

Então as pessoas tem essa impressão - eles são ricos. O carro que eu tenho aqui é caro, mas ele é ABSURDAMENTE caro no Brasil, é isso que as pessoas comparam. Aqui todo mundo tem o último iPhone em sua grande maioria (mas ninguém sabe que as operadoras aqui te dão muitos descontos para poder comprar). Todo mundo tem bolsa de marca cara? Nem todo mundo. Mas não é um absurdo poder ter uma aqui (a não ser que você queira uma Chanel haha).

Um exemplo clássico são as coisas de criança - tem gente que não quer investir em coisas mais caras - um vestido para menina na Zara, $39/$49. Tem gente que acha um absurdo, eu não acho. Mas praticamente todos nós podemos comprar aqui. SkipHop e Carters - são extremamente acessíveis para todo mundo enquanto no Brasil o preço custa 10/20x mais.

Tenham isso em mente: nosso poder de compra aqui é maior, nosso dinheiro vale mais, fazendo com que as coisas sejam acessíveis pra maioria das pessoas. Sabe aquele ditado: "Todo mundo só vê as cervejas que a gente bebe mas ninguém vê os tombos que a gente leva?", exatamente isso! haha

2) Nós não temos amigos canadenses - apenas brasileiros

Eu e Eryn na festa da empresa mandando ver nos hamburguers 

Esse é outro questionamento que eu sempre recebo no instagram do blog: como é ser amigo dos canadenses? Vocês tem amigos canadenses? Eles são frios? São distantes? Vocês só conhecem brasileiros?

Não gente. Nós temos vários amigos canadenses - e bons amigos. Confesso que no início era muito mais difícil nos relacionar com os canadenses. Eles são mais reservados do que a gente no geral, porque não é da cultura deles te convidar pra conhecer a casa deles logo que vocês se conhecessem. Eu sou assim, te conheci, gostei de ti e acho que podemos ter uma amizade legal, te chamo pra jantar/almoçar fora e já te chamo pra vir aqui em casa. É a minha maneira de começar o contato.

Mas o canadense em geral não é assim não. Eu levei bastante tempo para conhecer vários canadenses. A maioria dos meus amigos canadenses vieram através do trabalho mesmo. Eles não são muitos, o meu círculo é de brasileiros - não adianta. São as pessoas que a gente consegue uma maior identificação principalmente por causa da língua. Hoje em dia eu já falo inglês fluente, o que facilita muito esse contato com certeza.

A foto que escolhi para ilustrar esse tópico, sou eu e a Eryn, minha amiga que conheci no trabalho e é super especial. Ela é mãe como eu e a gente é bem confidente uma da outra. Nossa amizade começou no trabalho e hoje ela é uma pessoa muito querida pra mim.

3) Nós amamos o inverno e a neve - por isso vivemos aqui

Zoo Lights 2019

Santo engano. Esse é um dos maiores MITOS. "Tem que amar muito o frio pra viver aí". Não, eu não amo mais o inverno, não mesmo! haha Eu tenho uma relação de amor e ódio com ele que vocês não fazem ideia! A questão é que a gente acostuma a viver aqui e aprende com os próprios erros depois de alguns invernos.

O frio e a neve é só uma questão de aprender a lidar com eles. Hoje em dia eu não nego: preferiria morar em algum lugar onde é sempre calor, onde a gente pode sair pra rua o tempo todo. Mas a qualidade de vida que temos aqui, mesmo com o frio e o inverno rigoroso, compensa. Não quer dizer que a gente ame quando o frio chega não!

4) Nós não temos o mesmo ritmo de trabalho que tínhamos no Brasil - aqui é mais relax

2019 - Eu no trabalho tirando foto com as novas criações da Crave 

Esse é um mito que a gente precisa desvendar. Muita gente vai te falar: o canadense é mais relax, a mão de obra é brasileira é bem valorizada porque a gente trabalha muito mais que eles. A questão - que pelo menos eu vejo por aqui - é que a gente tá tão acostumado a ser abusado profissionalmente no Brasil que a gente faz muito mais do que deveria. Porque no Brasil a gente precisa fazer muito mais que todo mundo pra mostrar o nosso valor, infelizmente.

Eu já fui advogada trabalhista e falo com conhecimento de causa - é em todo lugar? Claro que não, mas na maioria.

Aqui o canadense é mais tranquilo, eles fazem aquilo que eles estão sendo pagos pra fazer. Eu falo sobre todos os trabalhos? Claro que não. Óbvio que tem empresa com ambiente de trabalho concorrido e competitivo. Mas a maioria das empresas aqui são mais tranquilas.

Nas empresas que eu já passei - e aqui falo pelas empresas que meu marido já passou também - a gente tem que cumprir horário, entregar resultados, mas podemos ser felizes. Não é um ambiente estressante que te força a fazer muito mais do que o que te exigem no contrato (eu tive apenas 1 experiência ruim com uma empresa aqui, que fazia exatamente isso). Mas de resto, só alegria.

Meu ritmo de trabalho - durante o tempo que eu estou lá - é bem intenso, não tem nada de relax... mas eu sou feliz lá, me tratam bem e com dignidade.

5) É muito barato viajar aqui dentro do Canadá

Beatrice viajando para Seattle pela terceira vez 

Não é verdade. O dólar canadense é mais barato que o americano e o valor de passagem aérea aqui é bem caro. A gente viaja mais para os EUA pra visitar os amigos do que aqui dentro do Canadá. Em 2021 queremos conhecer mais o Canadá, até pra deixar nosso dinheiro girar aqui e contribuir para a nossa economia. Mas exige bastante planejamento também! Viajar de carro é super acessível se você gosta e tem tempo, a gasolina é bem mais acessível.

Nessa foto temos a primeira viagem da Beatrice pra Seattle, um dos lugares que mais visitamos por causa dos nossos amigos amados Bruna e Carlos que moram lá há alguns anos já.

6) Tudo é perfeito - Governo, saúde, educação e segurança

2017 - Grávida de 28 semanas com apendicite, dormi em uma cadeira por 12 horas no hospital Foot Hills e nunca fui transferida para um quarto

Não quero desanimar vocês meus queridos leitores. Mas não, nem tudo é perfeito por aqui. Nem todo mundo ama o Justin Trudeau aqui em Alberta, nem todo mundo acha que a saúde é a melhor de todas, que a educação pública é tudo que precisamos e que segurança é algo que todas as pessoas no Canadá tem. Não é bem assim.

O Justin Trudeau não é muito amado aqui em Alberta por causa da construção dos pipelines... Isso gera uma controvérsia enorme, porque muita gente só acaba vendo o lado do meio ambiente e o social do governo, quando na verdade ele acaba por "esquecer" que Alberta vive do comércio do petróleo.

Essa não é a minha opinião pessoal, eu particularmente não sou muito afetada pela área do petróleo aqui, então acabo que não vivo essa realidade para opinar muito sobre esse assunto. Eu realmente gosto muito do governo liberal do Trudeau, das políticas públicas e sociais, do meio ambiente e como ele governa, mas não é todo mundo não.

A saúde canadense não é perfeita. Não é ruim, mas não é maravilhosa. Eu já escrevi vários posts sobre o assunto aqui no blog, sobre serviços de assistência pós parto, sobre o meu trabalho de parto, midwives e etc. Mas também já contei sobre situações difíceis que passamos com a Beatrice por aqui.

Educação pública ou privada, eis a questão. Já ouvi diversas opinões sobre o assunto e até hoje não consigo pesar no que seria melhor para minha filha. Tem suas disparidades como qualquer lugar do mundo, mas ainda não encontramos uma resposta pra essa questão. Deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto também!

Segurança nós temos? TEMOS. A gente anda livre, a gente não tem medo de sair na rua com iPhone, macbook, jóias, bolsa cara. MAS - como em qualquer lugar do mundo gente, existem crimes e coisas horríveis. Afinal de contas, pessoas são pessoas, cheias de falhas e problemas também. Todo cuidado é pouco, afinal de contas isso aqui não é conto de fadas não. A proporção é menor que no Brasil? Sim ou com certeza? Claro, mas não quer dizer que não existam problemas estruturais nesse quesito.

_________________________________________________________

Pra quem não lembra, ou não conhece, o 6 on 6 Canada é um projeto que acontece todo dia 6 de cada mês, onde 6 blogueiros Brasileiros, que moram em diferentes regiões do Canadá, falam sobre um determinado tema e contam suas experiências através dos seus olhos com 6 fotos.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, só procurar lá na página inicial do blog, na barra de pesquisa. Tem posts super legais e você pode acompanhar os outros posts dos outros blogueiros que fazem parte desse projeto junto comigo.

Gaby no Canadá - Gabriela em Toronto

Casei e Mudei - Elisa em Edmonton

Embarque com a Pri - Priscila em Victoria

Vidal Norte - Dani de Newmarket

Vivendo em Hamilton - Reinaldo de Hamilton

__________________________________________________________

Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas gerais e aleatórias sobre o Canadá. E claro, se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

Fique à vontade para sugerir novos temas para o nosso projeto e para o blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.