6 dicas para quem acabou de chegar em Calgary - Projeto 6on6 Canada: Novembro 2020
Conversando com meus colegas de projeto, ficamos quebrando a cabeça em como abordar esse tema com fotos e foi super difícil. O nosso desafio foi ilustrar esse tema, mas escrever também me deu bastante coisa para pensar. Então eu vou dar dicas específicas pra quem acabou de chegar de acordo com as dúvidas mais freqüentes que recebo aqui nos comentários e lá no instagram do blog:
- More em downtown no primeiro ano em Calgary
Vai por mim, viver em downtown e nos bairros que a gente considera downtown, faz toda a diferença do mundo para quem é recém chegado. Eu morei por 4 anos em Beltline e foi a melhor coisa. Transporte público de fácil acesso, taxi, Uber, parques, eventos, restaurantes, mercados, bares, lojas e shopping, tudo! Você consegue sobreviver sem carro morando por ali - tranquilamente.
Outra vantagem: no inverno, downtown é o primeiro lugar da cidade a ser limpo, ou seja, você consegue andar de boas por lá mesmo com neve. Isso facilita bastante. Do centro você chega em muitos lugares da cidade através do C-train e a ainda utiliza o plus15 nos dias muito gelados. Se eu pudesse morar na minha casa lá em downtown - eu moraria! Que bairros eu consideraria perto de downtown? Mission, Beltline e East Village.
2. Faça amizades com brasileiros sim!
Essa história de "ah seu inglês não vai pra frente se você só tiver amigos brasileiros" é uma meia verdade - FATO. Você precisa estar imerso na cultura e na língua para poder aprender com eles. Mas você precisa ter um grupo de apoio na sua língua. Você precisa desse calor e aconchego brasileiro/latino.
Lembre-se, as pessoas que você conhecer aqui no início, provavelmente não serão os seus amigos de longa data (talvez alguns?), mas essas amizades servem para que você crie a sua tribo, encontre a sua identidade e todas as pessoas importam.
Leia aqui o texto sobre gratidão e amizades que eu escrevi sobre esse assunto
3. Procure um médico de família assim que você chegar
Não brinque com a saúde. Em Alberta, todos os estudantes internacionais, residentes permanentes e pessoas com visto de trabalho e seus dependentes, tem o direito de usufruir do Alberta Health Care. Nosso sistema de saúde provincial é público e pago com os nossos impostos - e não existe carência.
Quando você chegar e providenciar todos os seus documentos - SIN Number e Alberta Heath Card, comece a pesquisar um médico de família. É uma coisa a menos para fazer depois. Se você ficar doente e não tiver um médico de família, você pode ir a uma walking clinic e consultar um médico de plantão. Eles vão colocar tudo no seu histórico médico, mas é muito mais fácil quando você já tem um médico em quem confiar. Você sempre pode trocar de médico de família - sempre que você não estiver satisfeito com seu médico, você pode procurar outro.
4. Invista em casaco e botas de qualidade (se você puder!)
Muita gente vai te dizer: compra qualquer um no walmart logo que chegar e depois junta dinheiro pra comprar algo melhor. Nada contra - mas na minha mais humilde opinião: se você vem morar aqui, coloca esse custo no seu plano Canadá e procura saber o que é mais indicado pro frio daqui - principalmente se você vem com criança.
Investir em um bom par de botas e um bom casaco de neve, faz toda diferença na sua adaptação. Ter as roupas apropriadas pro frio extremo de Calgary (e Alberta em geral) é primordial pra você não querer sair correndo daqui no primeiro vôo de volta pro Brasil.
Não estou dizendo que as coisas do Walmart são ruins (até porque eu também compro várias coisas lá) mas depois de um tempo você vê que ter uma jaqueta apropriada que te esquente apenas com uma camiseta por baixo, faz diferença.
Se você vem com crianças: invista em roupas e botas boas pra eles - Joe Fresh vende no SuperStore e tem roupas e botas de inverno muito boas. Se você pode investir um pouco mais, eu recomendo Uggs, The North Face, Columbia, Patagônia.
Leia aqui o texto que eu escrevi sobre como vestir as crianças para o frio extremo
5. Tenha sempre um casaco pra te socorrer!
Sim gente, sabe aquela frase da avó/tia/mãe "leva um casaquinho!", ela faz todo sentido pra quem mora em Calgary. O verão aqui é quente, mas QUASE SEMPRE você vai passar frio a noite. FATO.
A gente tem o costume de checar sempre a previsão do tempo - e essa é uma dica valiosa por aqui - porque é bem raro eles errarem a previsão do tempo, acreditem! Se diz que vai ter chuva, vai ter! Se diz que vai ter um vento, vai esfriar! Tenha sempre algo a mão para te proteger - seja no verão ou uma segunda camada no inverno (ou terceira kk). Aqui a minha maior aliada é a jaqueta jeans, que me acompanha pra TODOS os lugares!
6. Compre apenas as coisas mais necessárias no início
A gente se deslumbra muito rápido quando se dá conta do poder de compra e da acessibilidade que temos com relação as compras. A maioria das pessoas chega e já compra tudo - eu fui uma delas!
Cheguei no Canadá e mobiliei meu apartamento inteiro do zero em 3 semanas. Confesso que a sensação foi deliciosa - nunca vou me esquecer. Mas com o tempo você vai conhecendo coisas novas e se arrependendo um pouco do que já comprou no impulso porque leu em algum instagram que era necessário.
Acreditem: tem MUITA coisa que não é necessária. Invista o seu dinheiro suado em coisas úteis e duráveis. Traga do Brasil aquilo que você já tem e que ainda tá bom. Lençol, toalha, fronha, faqueiro, forma de pudim - foram algumas das coisas que eu trouxe através da dica de uma amiga que já morava nos EUA.
Aos poucos você vai se dando conta do que realmente precisa e realmente é necessário.
E aqui eu deixo uma dica bônus pra você: Não fique parado - tente estudar inglês logo que você chegar
Eu sei que pra muita gente isso é inviável - mas estude nem que seja por conta! Não fique parado no tempo - ele passa muito rápido e quando você vê já não sabe mais como voltar para o seu plano inicial.
Estudar é primordial para ter sucesso aqui no Canadá, você precisa se reinventar todos os dias para poder crescer e se destacar. Eu sei que soa muito como assunto de livro de auto ajuda, mas é a mais pura realidade.
_________________________________________________________
Pra quem não lembra, ou não conhece, o 6 on 6 Canada é um projeto que acontece todo dia 6 de cada mês, onde 6 blogueiros Brasileiros, que moram em diferentes regiões do Canadá, falam sobre um determinado tema e contam suas experiências através dos seus olhos com 6 fotos.
Se você ainda não viu os outros posts do projeto, só procurar lá na página inicial do blog, na barra de pesquisa. Tem posts super legais e você pode acompanhar os outros posts dos outros blogueiros que fazem parte desse projeto junto comigo.
Gaby no Canadá - Gabriela em Toronto
Casei e Mudei - Elisa em Edmonton
Embarque com a Pri - Priscila em Victoria
Sala da Nanda no Canadá - Nanda em Ottawa
Vivendo em Hamilton - Reinaldo de Hamilton
__________________________________________________________
Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.
Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas gerais e aleatórias sobre o Canadá. E claro, se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.
Fique à vontade para sugerir novos temas para o nosso projeto e para o blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.
Até o próximo!