6 lados da nossa vida canadense - Projeto 6on6 Canadá: Abril 2021

Eu confesso que pensar sobre os vários lados da nossa vida canadense, foi bem desafiador. Foi bem difícil desenvolver esse tema aqui para o blog, porque eu me pego pensando muitas vezes: a gente tem uma vida canadense? A gente pode se sentir um pouco mais canadense?

Então eu resolvi trazer aqui para vocês algumas fotos que retratam alguns desses lados, que talvez vocês já tenham visto lá no instagram, mas não conheçam aqui no blog!

O meu trabalho

Véspera de Natal em 2020 e eu trabalhando

Quem me acompanha há mais tempo, sabe que eu sou bem reservada nas redes sociais com relação ao meu trabalho. Eu não gosto de ficar falando onde eu trabalho e eu não dou muitos detalhes sobre o assunto.

Eu sei que muita gente gosta de saber sobre, se interessa e eu respeito a curiosidade de todo mundo, desde que respeitem  meu limite com relação a esse assunto. Eu trabalho em uma empresa local de Calgary, no head office deles e trabalho na posição de Coordenadora de pedidos.

Sou a única imigrante na minha equipe e a segunda brasileira da empresa inteira. Falo inglês o dia todo e chego em casa falando inglês. Sexta e segunda são os piores dias pra mim! Sexta a chave do inglês da semana inteira custa pra desligar e na segunda demora pra ligar de volta.

Trabalho voluntário em Calgary

Cozinha da fundação que eu ajudava a limpar

As pessoas que fazem voluntariado são vistas com bons olhos por aqui, o senso de comunidade, de social, é muito grande no Canadá. Eu trabalhei 1 ano como voluntária em uma fundação que atendia pessoas em situação de abandono familiar em decorrência da diversidade de gênero e HIV positivo. Eu trabalhei com casos super pesados e ajudava até na cozinha se precisassem de mim!  Eu resolvi parar de voluntariar lá quando engravidei da Beatrice. Mas esse sempre foi um lado que nunca contei por aqui - até pelo meu contrato de confidencialidade. Mas eu tenho MUITAS histórias pra contar.

Levo a marmita do restaurante pra casa mesmo!

Sobrou? Eu levo embora até o sushi pra comer mais tarde depois! haha

Parece engraçado mas é a melhor coisa que existe. No Brasil - NUNCA que tu vai pedir uma caixa ou pote pra levar o que sobrou da tua comida embora. Aqui no Canadá, a gente pede a caixa mesmo, leva embora e não põe comida fora. Os restaurantes já esperam que tu faça isso e é um sinal de que tu realmente gostou da comida. No horário de almoço - pré pandemia - eu e minhas colegas canadenses já levávamos a sacolinha pronta pra levar embora haha É educado e elegante não desperdiçar. Fica a dica.

Os meus amigos canadenses

Eu, Eryn e Kaitlyn - Trabalhamos juntas, somos amigas e companheiras de supermercado a cada 15 dias com direito a hotdog do costco no carro

Eu sempre lia que o canadense era frio e era super difícil fazer amizades com eles. Eu acho que a questão aqui são as pessoas que nos relacionamos. É natural que ao imigrar a gente vá conhecer outros brasileiros e fazer amizade mais rápido - afinal de contas, essa é a primeira coisa de nos une: ser brasileiro e imigrante. A amizade com o canadense demora mais - por mais fluente no inglês que você ache que é, você não consegue estabelecer grandes conexões no início. Conhecer canadenses e ser amigo de canadense são coisas diferentes. Fazer amizade com o canadense demanda mais tempo para atingir a intimidade da conversa, do papo reto da vida, do frequentar a casa e dividir suas histórias e preocupações. Eles vem de uma cultura mais reservada que a nossa. Hoje, eu posso dizer que tenho um grupo bem legal de amigos canadenses e sei que posso contar com vários deles.

Churrasco? Só na grelha agora!

Churrasco no início do verão de 2020 quando as restrições de encontros ao ar livre terminaram

Que tristeza. Esse é um lado da minha vida canadense que não é ruim mas eu não aprecio tanto haha Eu queria churrasco no espeto assado no carvão. Mas não tem jeito: chama a galera pro churras - pré pandemia - e faz o churrasco de grelha achando que tá arrasando. Hambúrguer na grelha, vegetais na grelha, tudo na grelha - bem canadense!

Preocupação com o meio ambiente

2 sacos de lixo reciclável e o meu orgulho depois de separar tudo para o Fernando levar pro lugar certo

Seria injusto dizer que só passamos a nos dedicar mais e nos preocupar mais com o meio ambiente aqui? Não seria não, porque é verdade. Esse senso de comunidade e de preocupação com o meio em que a gente vive, passou a aflorar dentro de mim desde que comecei a frequentar as reuniões de condomínio dos lugares em que moramos aqui. Eu passei a ter mais informação e mais exemplos positivos com relação a esse assunto desde que mudei para o Canadá. Ver os meus vizinhos canadenses preocupados e engajados em separar o lixo, reciclar, reutilizar e limpar as coisas, me fez pensar muito no assunto e querer fazer a minha parte para um mundo melhor também. Nós separamos os 3 lixos dentro de casa (sim, temos 3 latas de lixos diferentes e a Beatrice já consegue separar boa parte do lixo também), guardamos todos as garrafas, latas e derivados e entregamos mensalmente ao bottle depot para reciclagem. O dinheiro que recuperamos todo mês, vai para o cofrinho da Beatrice.

_________________________________________________________

O 6 on 6 Canada é um projeto que acontece todo dia 6 de cada mês, onde 6 blogueiros Brasileiros, que moram em diferentes regiões do Canadá, falam sobre um determinado tema e contam suas experiências através dos seus olhos com 6 fotos.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto é só clicar aqui para ler. Tem posts super legais e você pode acompanhar os blogueiros que fazem parte desse projeto junto comigo.

Gaby no Canadá - Gabriela em Toronto

Viajadora - Thais em New Westminster

Embarque com a Pri - Priscila em Victoria

Sala da Nanda no Canadá - Nanda em Ottawa  

Vivendo em Hamilton - Reinaldo de Hamilton

_________________________________________________________

Obrigada por terem acompanhado até aqui! Não deixe de nos seguir no instagram @marianadayblog e acompanhar o nosso dia a dia em tempo real por lá.