6on6 Canada 2018 - JULHO: Trânsito em Calgary

Mais um dia 6, mais um 6on6 Canada amigos! O tema de hoje é bem simples e cheio de informação: como é o trânsito por aqui? Tem transporte público? Funciona mesmo? É caro? Dá pra reclamar?

Então hoje eu vou contar pra vocês um pouco sobre o assunto.

  1. Calgary tem o segundo melhor sistema de transporte do Canadá em 2017

O Transit Report Card of Major Canadian Regions, compila e avalia os dados de 23 transit authorities nas 6 maiores regiões urbanas em todo Canadá. Vários fatores são analisados e avaliados e em 2017 Calgary melhorou muito os seus serviços, ficando em segundo lugar no ranking, atrás apenas de Montreal.

Aqui vocês podem ter mais informações sobre o assunto. Ainda não saiu o de 2018.

  1. C-Train: O nosso transporte público

O nosso tranporte público funciona super bem, é extremamente limpo e os novos trens tem até aquecimento no chão para os meses do inverno. Existem duas linhas de trem, a vermelha e a azul, elas cruzam a cidade em forma de X. Nas paradas de downtown o passe é de graça e você pode andar tranquilamente entre as estações.

Os ônibus, em sua grande maioria, estão sempre no horário e nós utilizamos um app da própria companhia pra conferir os horários e as linhas. Funciona relativamente bem.

  1. Passagens e passe integrado

Quando você compra um passe mensal do Calgary Transit, que custa CAD$103 para os adultos e CAD$70 para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, você pode utilizar ilimitadamente todos os meios de transporte público. Você não precisa nem apresentá-lo ao motorista do ônibus. Aqui é tudo na base da confiança. Se tiver um fiscal na sua parada, ele vai te exigir o passe e se você não tiver o passe ou o comprovante da passagem, você leva uma multa bem cara.

Mesma coisa no C-train: você precisa andar com o seu passe para apresentar a um fiscal caso pedido.

Você também pode adquirir o passe individual, que custa CAD$3,30 para adultos e CAD$2,30 para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Crianças de até 5 anos não pagam. Você também pode comprar passes diários (vale bastante para turistas) que custam CAD$10,50 para adultos e CAD$7,50 para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Idosos pagam CAD$135 uma vez por ano e usufruem da mesma maneira que todo mundo. Assim como quem tem baixa renda pode aplicar para um programa de isenção de parte da tarifa.

Todos os transportes públicos de Calgary aceitam pets e eles não precisam pagar passagem :D

  1. Ciclovias

Essa foto é pra ilustrar que em breve teremos mais uma ciclista por aqui e nada melhor do que ter aproximadamente 850km de ciclovia dentro da cidade e mais 95km de trilhas.

As ciclovias de Calgary começaram a ser construídas em 1970 e são extremamente bem cuidadas e são muito utilizadas no verão e pasmem: no inverno também. Muita gente acha melhor cruzar a cidade assim, pois além de não poluir, é rápido e você consegue aproveitar as lindas vistas no meio do caminho.

Você pode ter mais informações aqui.

  1. Dirigir em Calgary

Eu moro aqui há 3 anos e até agora não tirei minha carteira de motorista, mas em breve vou retomar esse plano e voltar a dirigir. Todas as pessoas que nos visitam - e os nossos amigos que dirigem por aqui, são diretos: é muito fácil dirigir por aqui.

As pessoas são muito mais educadas do que no trânsito do Brasil, as ruas e estradas são muito melhores, sinalização é mais completa - apesar de ser em inglês, obviamente.

  1. Como fica o trânsito com neve?

Sim, muitas vezes o trânsito fica um caos. Mas quando? Principalmente no dia em que neve cai e no seguinte. Às vezes pode nevar por dias, mas geralmente 1 ou 2 dias - se ainda não deu tempo de limpar a rua, fica super perigoso, tem muito acidentes, as ruas ficam todas branquinhas e tu não consegue ver a sinalização.

É bem crítico, mas a maioria das pessoas respeita os limites de velocidade e isso fica bem mais fácil pra que não dê acidentes. Mas muitas vezes é inevitável.

Depois que as ruas são limpas, fica muito melhor, mas o grande vilão é o famoso "black ice" que faz os carros derraparem e os freios não funcionam corretamente, por isso é tão importante ter o pneus adequados pro inverno e respeitar o limite de velocidade.


Pra quem não lembra, ou não conhece, o 6 on 6 Canada é um projeto que acontece todo dia 6 de cada mês, onde 6 blogueiras Brasileiras, que moram em diferentes regiões do Canadá, falam sobre um determinado tema e contam suas experiências através dos seus olhos com 6 fotos.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, só procurar lá na página inicial do blog, na barra de pesquisa. Tem posts super legais e você pode acompanhar os outros posts das outras blogueiras que fazem parte desse projeto junto comigo.

Espero que vocês tenham gostado e não deixem de conferir os outros 5 posts desse projeto nos blogs das outras cinco gurias que também falam sobre bebidas no post de hoje, cada uma na sua cidade.

Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas gerais e aleatórias sobre o Canadá. E claro, se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

Fique à vontade para sugerir novos temas para o nosso projeto e para o blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!