A trabalheira que dá ser mãe no exterior - Projeto Mães no Canadá - Junho 2019

Mais um dia 20 passando por aqui e com ele o Projeto Mães no Canadá. No post de hoje eu vou contar alguns perregues que já passamos por aqui com a nossa pequena Beatrice.

Não é segredo pra ninguém o fato de que ser uma mãe expatriada é de fato bem solitário. As famílias que ficam no Brasil só nos enxergam através de lentes (e elas não são de aumento), ou seja, ninguém vê de fato a trabalheira que dá.

OBVIO que ser mãe em qualquer lugar do mundo, sozinha ou não, dá trabalho. Não é uma competição de qual mãe é a que sofre mais, mas ter a família pra ajudar quando é preciso, faz muita diferença.

Nem preciso contar como "perrengue" todas as vezes que não conseguimos babá para ir ao médico, ou simplesmente uma fugidinha até o cinema. Foram incontáveis planos cancelados com os amigos, inúmeros atrasos e muitas, mas muitas crises de tristeza e ansiedade por simplesmente não ter com quem contar.

O primeiro perrengue da vida de mãe: O primeiro banho sozinhas em casa

Acredito que todas as pessoas que já deram o primeiro banho em um ser tão pequeno vai concordar comigo: a gente já começa a vida de mãe e filho no susto. Que nervoso... mas no fim dá tudo certo!

O primeiro tombo na escola

Imaginem o susto de receber essa foto e descobrir que ela caiu de cabeça no rodapé da sala de aula. Como meu Deus? Vai lá a mamãe buscar e medicar.

O primeiro rosto ralado

Me ligaram da escola pra informar que ela tinha se machucado. De novo.

Mas nós tivemos eventos bem traumáticos ao longo desses dois anos de vida da Beatrice, que foram bem preocupantes...

A primeira vez que a Beatrice desmaiou

Tivemos que ir para o hispital investigar o motivo dos desmaios - descobrimos: ela para de respirar quando tá muito brava e desmaia. Porque? Gênio forte. Chamamos o 911 no dia e depois tivemos que ir para o hispital investigar.

O primeiro eletro da cabeça porque ela convulsionou na escola

Há uns meses atrás, Beatrice nos deu um susto enorme e teve 3 convulsões na escola. Passamos alguns dias no hospital para investigar e agora ja está tudo bem. Nos próximos meses vamos fazer mais exames.

24 horas com ela em um sling durante a Roseola

A roseola é conhecida como "hand-mouth-foot" ou "pé mão e boca" no Brasil. É viral e a criança fica toda dolorida, chorando sem parar, lotada de bolhas no corpo inteiro e com febre de 40 graus. Sozinha sem ninguém para nos ajudar o que a gente faz? Segura no colo e espera passar.

O desfralde: é uma trabalheira né?

Ela pediu um penico e compramos. Qual foi a nossa surpresa agora? Ela só faz xixi e coco em casa se for no penico. Eu não aguento mais a função e a limpeza haha mas confesso que tem dado um belo de um alívio.


O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos 12 mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrá-los através da barra de pesquisa ou nas abas da página inicial do blog. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.

Vocês ainda podem acompanhar as outras abordagens feitas pelas outras mamães que fazem parte desse projeto junto comigo:

Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá
Carol (Vancouver, BC) - Fala Maluca
Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria
Adriane (Ottawa, ON) - Like a New Home
Carol (Mississauga, ON) - Minha Neve e Cia
Livi (Toronto, ON) - Baianos no Pólo Norte
Vanessa (Calgary, AB) - Partiu Canada BR
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando
Alessandra Cayley (Toronto, ON) - Alicia e Outros Papos
Renata (Burnaby, BC) - Mala Inquieta
Amanda (Winnipeg, MB) - Viva Manitoba
Dani (Toronto, ON) - Vidal Norte


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook, nos seguir no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Através das redes sociais eu tento mostrar um pouco mais sobre a vida aqui em Calgary e produzo bastante conteúdo legal e informativo sobre a cidade. E claro, se você gostou desse post, compartilhe!

Até o próximo!