Living in YYC - Afinal, o que é o CHINOOK? - Por Patrícia S.

Buscando informações sobre a província de Alberta e mais especificadamente sobre a cidade de Calgary, é muito comum encontramos informações sobre esse fenômeno natural, o Chinook.

A palavra tem origem nos indígenas do Canadá e significa Snow Eater (comedor de neve) e acho que não poderia ser mais precisa!

O inverno canadense é gelado e longo, mas pode ser mais ameno por breve períodos se você tiver a sorte de morar na única parte do país onde o Chinook acontece: o sul da Província de Alberta.

Em resumo, o Chinook é um vento quente e seco que ocorre na encosta de uma montanha. Para entender como isso acontece precisamos de mais detalhes, veja abaixo um mapa da província de Alberta:

No oeste do Canadá, os ventos se originam da costa do Pacífico. Conforme os ventos adentram o continente, inevitavelmente essa massa de ar precisa “subir” as montanhas, nesse processo o ar se expande devido à diminuição da pressão atmosférica e os ventos esfriam formando precipitação (chuva/neve).

Na continuidade da movimentação, o ar (que agora perdeu a sua umidade) ao descer a montanha e com o aumento da pressão atmosférica fica aquecido gerando um vento seco e quente.

Esses ventos acontecem durante o ano todo, mas eles são mais marcantes no inverno. Quando o vento Chinook chega, tudo esquenta muito rápido, e podemos ir de -20°C para 10°C no mesmo dia e grandes camadas de neve desaparecem em questão de horas!

É ótimo ter a sensação de uma primavera instantânea no meio do inverno, mas o Chinook pode se tornar uma tempestade de vento com velocidades equivalentes aos furacões.

O efeito na vegetação também pode ser negativo, o solo perde umidade, e plantas podem brotar antes do fim real do inverno e desidratar, e isso se sobreviverem às baixíssimas temperaturas que virão longo em seguida com o retorno do frio.

O Chinook produz nuvens muito características. Fica muito nítido no céu uma nuvem de Chinook chegando, há uma clara demarcação das bordas da nuvem que é estacionária.

As suas cores também aparecem como laranja/vermelho no início e fim do dia, e ficam cinza durante a tarde. Quando temos um Chinook pode ter certeza de que virão muitas fotos lindas do céu nas redes sociais!

O Chinook tem uma presença muito forte na cultura de Alberta, esse fenômeno também é marcante no folclore dos povos indígenas do Canada. O Chinook é referenciado na música e em Calgary temos uma estação de C-train e shopping que levam o nome de Chinook.

Em geral as pessoas esperam por um Chinook, e eu também acho que tenho sorte de morar em um lugar onde é tão frio, mas que me permite ter tréguas do inverno.


Você pode acessar o instagram da Pati aqui: @pat_experiences


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.

Lá vocês podem encontrar muitas dicas sobre a cidade de Calgary, lifestyle e maternidade. E claro, através dos Stories do Instagram acompanhar o meu dia a dia na cidade, com muita informação útil, curiosidades e autenticidade.

Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar com os amigos e a família, nas redes sociais e no WhatsApp.

Até o próximo!