Filhos bilíngues - Projeto Mães no Canadá: Dezembro 2018

Finalmente chegou o post em que vamos falar sobre o bilinguimo das crianças "brasileiras" nascidas aqui no Canadá. Esse post foi sugerido por mim há um ano atrás pelo simples fato de que eu só pensava: em dezembro a Beatrice vai estar começando a falar e vai ser ótimo compartilhar as coisas que eu aprendi nesse meio tempo com todas as pessoas que queiram saber mais sobre o assunto.

Então vamos lá?

A verdade é que a daycare foi um grande divisor de águas no desenvolvimento da Beatrice. Ela começou a balbuciar muito cedo. A primeira palavra foi "GATO" aos 12 meses. Daí em diante ensinamos várias coisas novas e passamos a entender várias peças do vocabulário.

Com 14 meses ela foi pro daycare, que é canadense e todo mundo fala apenas o inglês. Ela chegou lá falando "papai", "mamãe", água", "papa", "gato", "eles" e mais algumas que não me recordo agora.

Pra vocês terem uma ideia, aora ela fala "mommy/mamãe", "daddy/papai", "this", "those", "slowly", "water", "bottle", "more" e por aí vai. Aos 17 meses ela falou a primeira "full sentence" - que geralmente só se começa falar aos 3 anos de idade: "I want more, please". Ela tava pedindo mais comida e conseguiu falar uma frase inteira.

Nós ficamos bem chocados e as professoras já nos informaram que identificam mais de 25 palavras no vocabulário dela - EM INGLÊS.

Isso é bem difícil pra gente que quer preservar o português. Nós sabemos que a primeira língua dela vai ser o inglês, mas nós nos comunicamos em português - entre a gente e com as nossas família.

Aí vocês vão perguntar: "Então porque não coloca ela em daycare de brasileiro?". Calgary é uma cidade com poucos brasileiros, se comparada a Vancouver e Toronto. Eu conheço duas pessoas que tem dayhomes aqui e foi uma escolha nossa colocar em uma daycare maior - você pode ler tudo sobre a escolha da daycare aqui nesse post.

Eu custei pra entender o balbuciar da Beatrice em inglês, mas agora está mais fácil e entendemos praticamente tudo - o qu facilita inclusive pra ensinar as mesmas coisas em português.

Eu vou compartilhar três dicas básicas com vocês, de coisas que fazemos para preservar a nossa língua e com o objetivo de ensinar português pra Beatrice.

  • Dica 1: FALAR APENAS PORTUGUÊS COM ELA - A gente só fala português e ponto final. Algumas palavras saem em inglês e a gente tenta corrigir na hora, como um "please" ou um "more". Muita gente acha que não vai fazer diferença, mas faz toda diferença.

  • Dica 2: REPETIR EM PORTUGUÊS TUDO QUE DISSEMOS EM INGLÊS - NA RUA - Nós moramos em um país que só se fala inglês. Não conseguimos viver em portguês aqui. Quando a gente tá na rua, é necessário falar em inglês com as pessoas, no shopping, no super mercado e por aí vai. Ela fica bem assustada e sem entender nada quando nos escuta falando inglês. A gente faz questão de repetir tudo pra ela em português, vou dar um exemplo:

      "Say Hello Beatrice, don't be shy. Dá oi filha, não precisa ficar tímida. "
    

SEMPRE fazemos assim e nos esforçamos ao máximo.

  • Dica 3: ENTRETENIMENTO EM PORTUGUÊS - Desenhos, músicas, livros, brincadeiras apenas em português. É a única maneira de expor ela a nossa língua, já que na daycare é tudo em inglês.

Todos os materiais que eu li sobre o assunto dizem a mesma coisa: fale na sua língua nativa para preservá-la. Daqui um/dois anos eu vou atualizar esse post e conto pra você tá sendo o desenvolvimento do bilinguismo para a Beatrice.

Espero que vocês tenham gostado desse post, não deixem de acompanhar o post das outras mães pelo Canadá. Um grande beijo e até ano que vem :)


O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos 12 mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrá-los através da barra de pesquisa ou nas abas da página inicial do blog. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.

Vocês ainda podem acompanhar as outras abordagens feitas pelas outras mamães que fazem parte desse projeto junto comigo:

Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá
Carol (Vancouver, BC) - Fala Maluca
Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria
Adriane (Ottawa, ON) - Like a New Home
Carol (Mississauga, ON) - Minha Neve e Cia
Livi (Toronto, ON) - Baianos no Pólo Norte
Vanessa (Calgary, AB) - Partiu Canada BR
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando
Alessandra Cayley (Toronto, ON) - Alicia e Outros Papos
Renata (Burnaby, BC) - Mala Inquieta
Amanda (Winnipeg, MB) - Viva Manitoba
Dani (Toronto, ON) - Vidal Norte


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook, nos seguir no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Através das redes sociais eu tento mostrar um pouco mais sobre a vida aqui em Calgary e produzo bastante conteúdo legal e informativo sobre a cidade. E claro, se você gostou desse post, compartilhe!

Até o próximo!