Como aconteceu o desfralde da Beatrice

Muitas mães me mandam mensagem no instagram me perguntando como foi o processo de desfralde da Beatrice, então eu resolvi contar um pouco mais para vocês e conversar sobre o assunto.

A Beatrice sempre foi uma criança muito precoce - já nasceu de 35 semanas, andou aos 10 meses, falou aos 9 meses, foi para a escola com 13 meses e sim: desfraldou de dia aos 2 anos e 11 meses e totalmente aos 3 anos e 3 meses. Que sufoco todas essas fases.

Mas verdade seja dita: a gente não sofreu muito no processo como achávamos. Tudo começou quando já na escola ela via os coleguinhas usarem o banheiro. Desde muito pequena eles incentivavam a ida ao banheiro. Em casa ela não entendia muito bem, mas as professoras me orientaram a começar a tentar - porque ela mostrava muito interesse em ir ao banheiro sozinha e tirar as fraldas.

Nosso primeiro passo foi deixar ela tirar as próprias fraldas quando estava em casa. Quando ela começou a mostrar irritação com as fraldas, nós deixamos ela tirar em casa. Tivemos muitos acidentes no caminho haha e pra ser honesta: que saco essa parte!

Em seguida, compramos penico e assento de vaso sanitário, tudo na IKEA - bem baratinho. Toda vez que eu ia ao banheiro, chamava ela pra ir junto. Ela achava graça e fazia o xixi e o coco no penico toda vez que sentava. Nessa época ela ainda usava fraldas dia e noite - alguns períodos do dia ficava sem.

Nesse momento aqui eu troquei as fraldas dela - das normais para as pull ups - as famosas fraldas calcinhas/cuecas do Brasil. Aqui foi um divisor de águas, quando ela entendeu que podia abaixar sozinha e colocar de volta, ela evoluiu muito.

Passamos quase 1 ano com as fraldinhas em forma de calcinha. Fomos para o Brasil com essas fraldinhas (dormia com elas também) e nós sempre incentivávamos ela a ir ao banheiro. Ela ia com bastante frequência e sempre pedia para fazer xixi. O coco era mais difícil de se dar conta.

Em 2020 nós fomos ao Brasil no início do ano e ela só usava a fralda porque precisava usar algo - não tinha comprado muitas calcinhas para ela e também não me dei conta que já podia trocar.

Quando voltamos para o Canadá, entramos em quarentena, então eu aproveitei para ser mais diligente com relação a isso. Comprei MUITAS calcinhas novas online e tiramos totalmente a fralda durante o dia. Tivemos MUITOS acidentes e ela achava estranho não ter a fralda de dia. Ela voltou para a escola em Maio de 2020, eu mandei ela 3 dias de fralda e conversei muito com uma amiga que passava pela mesma situação.

Tiramos totalmente a fralda de dia em Maio de 2020 e passamos a conversar com ela sobre a fralda da noite. Eu comecei a incentivar ela a fazer xixi antes de dormir, explicar que ela já usava calcinha de dia e que a gente podia acordar para fazer xixi e coco de madrugada que não tinha problema.

Ela começou a me acordar algumas vezes de madrugada para ir ao banheiro e todas as manhãs ela acordava com a fralda seca.

Uma bela noite, dia 12 de Setembro de 2020 - ela se recusou a colocar a fralda da noite porque ela disse que ja era "big girl" e só bebês usavam fraldas haha A gente deixou e estamos assim até hoje. Totalmente livre das fraldas.

Ela passou a primeira semana sem nenhum acidente. Até que eles chegaram, é claro! Criança faz xixi na cama mesmo gente! Não se enganem que vai ser perfeito, porque nada é!

Ensacamos o colchão dela, começamos a explicar tudo de novo sobre o xixi antes de dormir e nada de líquidos antes de dormir. Se tomar um pouquinho de mama antes de deitar, tem que ir no banheiro de novo. Ponto.

Hoje ainda temos alguns acidentes e ela levanta e me chama. A gente limpa, troca tudo e volta a dormir. Conversamos no dia seguinte e tá tudo bem. Aos poucos ela vai aprendendo e acostumando.

Mas agora as minhas dicas para um desfralde gentil:
  1. Nunca force a criança;
  2. Cada criança tem o seu tempo;
  3. Explique tudo em detalhes, mesmo que você ache que seu filho não entende;
  4. Faça das fraldas novas, das calcinhas e cuecas, um grande acontecimento;
  5. Incentive a criança a usar o penico;
  6. Deixe a criança encontrar o melhor momento para usar o penico;
  7. Se a criança pedir para você sair de perto - SAIA! Explique que você vai sair e pede para chamar quando terminar;
  8. NUNCA envergonhe seu filho por ainda usar fraldas;
  9. NUNCA brigue com a criança que fez xixi na cama;
  10. Acolha a criança que fez xixi nas calças, no chão ou na cama, explique que é normal e ele vai aprender um dia a controlar;

Se você gostou desse post, compartilha com os amigos que querem saber mais sobre o desfralde gentil e incentive-os a pesquisar e procurar ajuda se precisarem.