Cuidados com a saúde das crianças no inverno canadense - Projeto Mães no Canadá: Fevereiro 2019

Muita gente quer saber: como a gente mantém essas crianças saudáveis aqui nesse lugar congelado? A família lá no Brasil são os mais curiosos - tá gripado? É culpa do frio. Tá com conjuntivite? É culpa do frio, tudo fechado né? Tá com dor de barriga? É culpa do frio, comendo porcaria na rua porque não aguenta mais ficar trancado em casa. E assim vai...

Mas a verdade é que a gente precisa cuidar mesmo da nossa saúde o tempo todo, principalmente a dos nossos pequenos. Não só a física, mas a mental também.

Aqui em casa seguimos algumas rotinas quanto a isso com a Beatrice e eu vou dar algumas dicas pra vocês:

  1. Umidificador de ar: ALWAYS! Se você mora ou está vindo morar em Calgary, esse deveria ser o primeiro item da sua lista. Não exite inverno sem umidifcador, a nossa umidade relativa do ar é baixissima e isso faz com que você respire muito mal, então o umidificador ajuda E muito a dormir bem e acordar sem nariz entupido.

  2. Frutas frescas: Nada melhor que todas as vitaminas sendo consumidas através de uma alimentação saudável.

  3. A famosa Vitamina D obrigatória: Aqui no Canadá a orientação é tomar vitamina D pro resto da vida tendo em vista a pouca exposição solar. A vitamina d é importante para regular a imunidade das crianças, entre outras coisas, ajudando assim a não pegar aquele monte de pereba de inverno... recomendado inclusive no verão!

  4. Troque a roupa de cama regularmente: Higiene básica né amigos, preciso mesmo explicar porque?

  5. Aumente a calefação na hora de tirar o bebê do banho: Casa gelada e bebê quentinho do banho não combinam. Verifique se a sua calefação está na temperatura ideal pro seu filho não sentir frio na saída do banho, não tem coisa pior;

  6. Sleep sack pra dormir e não sentir frio: Aqui na América do Norte a maioria das mães não usa cobertores no inverno como no Brasil. Aqui é saquinho de dormir e pijaminha por baixo. Assim evita que a criança se destape e tá sempre quentinha sem risco de se sufocar em um cobertor. Como a Betarice nasceu aqui, isso é algo extremamente normal pra gente, mas eu sei que muita gente ainda acha estranho usar isso pra dormir.

  7. Pode abrir as janelas de vez em quando: Você não vai matar seus filhos congelados se abrir um pouco as janelas pra trocar o ar da casa;

  8. Vestimenta adequada para o inverno: amigos, usem LUVAS E TOUCAS nas crianças. Mantenham as extremidades quentinhas, usem roupas térmicas. É frio a ponto de matar, então tenha cuidado com seus pequenos. Cuidado para não super aquecer também, é um jogo de equilibrio.

  9. Hidratante: Muito hidratante. Como é muito seco, aqui a gente usa basicamente o LIPKAR da La Roche. Ele tem um cheiro de plástico - porque é considerado sem fragrância, mas eu prometo: melhor creme para crianças. Ajuda muito com eczema inclusive no rostinho deles provocada pelo frio.


O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos 12 mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrá-los através da barra de pesquisa ou nas abas da página inicial do blog. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.

Vocês ainda podem acompanhar as outras abordagens feitas pelas outras mamães que fazem parte desse projeto junto comigo:

Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá
Carol (Vancouver, BC) - Fala Maluca
Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria
Adriane (Ottawa, ON) - Like a New Home
Carol (Mississauga, ON) - Minha Neve e Cia
Livi (Toronto, ON) - Baianos no Pólo Norte
Vanessa (Calgary, AB) - Partiu Canada BR
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando
Alessandra Cayley (Toronto, ON) - Alicia e Outros Papos
Renata (Burnaby, BC) - Mala Inquieta
Amanda (Winnipeg, MB) - Viva Manitoba
Dani (Toronto, ON) - Vidal Norte


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook, nos seguir no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Através das redes sociais eu tento mostrar um pouco mais sobre a vida aqui em Calgary e produzo bastante conteúdo legal e informativo sobre a cidade. E claro, se você gostou desse post, compartilhe!

Até o próximo!