Eu passei no IELTS - Minhas dicas para você estudar

O mês de Agosto de 2020 foi bem intenso para mim. Eu já contei um pouco sobre a minha história com o inglês nesse post aqui, e quem me conhece sabe que eu nunca imaginei que minha vida seria TODA em inglês.

Eu sempre escutava as pessoas falando do tão temido IETLS  - o exame de proficiência no inglês para entrar no College, Universidade e Imigrar. A maioria das pessoas precisa de uma nota muito alta para poder imigrar. No meu caso, o Fernando foi o aplicante principal, então eu não precisei fazer o exame na época para pontuar - nós já tínhamos os pontos para o express entry (Uma sorte, porque se dependesse do meu inglês naquela época, talvez ainda estivéssemos no Brasil).

Como todo mundo que imigra e tem sonhos, eu também tenho os meus. E para que os meus planos se concretizassem, eu precisei começar a pensar no tão temido IELTS. Eis que chegou o meu dia de fazer esse teste - e eu conto mais pra frente quais são os meus planos - e eu precisei encarar esse desafio de frente.

Levei alguns meses para marcar a prova - depois de muitas consultas com a minha terapeuta sobre o assunto. Esse era de fato o passo mais difícil para mim: just do it!

Até que um dia, no meio dessa quarentena, eu criei coragem e marquei a prova. A minha terapeuta foi a primeira pessoa que eu mandei mensagem contado e a resposta foi: "eu estou muito orgulhosa de ti". Aquela frase teve um peso tão grande na minha força de vontade. Eu queria me sentir assim com relação a mim mesma.

Esse parece um passo tão bobo não é mesmo? Não para mim. Eu marquei a prova e tinha 1 mês - exatamente - para estudar. Apenas algumas amigas sabiam e eu contei apenas porque precisaria desabafar sobre o peso que estava sentindo. Eu não costumo dividir essas coisas com muitas pessoas.

Mas você deve estar se perguntando: e qual foi o seu resultado? EU PASSEI. E passei com nota 8. Eu fiz o IELTS Academic, que dizem ser mais difícil que o general, eu não sei se de fato é mais difícil mesmo, porque eu estudei apenas para esse. Se você já fez os dois, me conta qual foi o mais complicado aqui nos comentários.

Então hoje eu quero dividir com vocês como foi o meu plano de estudos para 1 mês entre a marcação e a prova. Ressalto aqui que eu não estudei nos fins de semana. Eu fiz um schedule de 5 vezes por semanas por 5 horas de estudos por dia. E claro, acredito que os 5 anos morando no Canadá, aprendendo e errando diariamente, fizeram toda diferença na minha preparação.

Aqui eu falo especificamente sobre o IELTS Academic.

Dicas para estudar:
  1. Conheça a prova - Esse foi o meu primeiro passo. Eu comecei a ler sobre a prova e o que era cobrado nela. A parte mais importante na minha opinião foi entender como funcionava a estrutura da prova, como ela era dividida, assim eu consegui organizar como eu iria me preparar e quantas horas eu precisaria me dedicar para cada etapa. Eu utilizei o aplicativo para IOS chamado IELTS Prep e foi através dele que entendi tudo sobre a prova. Eu utilizei essa dica de quando estudei para a OAB/RS há alguns anos atrás.
  2. Separe as etapas da prova - Divida as provas por etapas: reading, listening, writing e speaking. Trate como 4 provas, 4 matérias e escale elas por dificuldade. Preste atenção em uma coisa: só porque você acha que é muito bom em alguma das habilidades, não significa que você é ou que você não precise estudar. Acredite em mim: você precisa.
  3. Procure material confiável e escolha 1 ou 2 para seguir os seus estudos - Se tem uma coisa que eu fiquei muito confusa, foi sobre qual material seguir, quais pessoas/professores escutar. Eu decidi por utilizar os materiais oficiais do IELTS, com as dicas e os simulados oferecidos pelo site. utilizei também os materiais do site IELTS buddy e escolhi utilizar alguns aplicativos no meu celular que me ajudaram muito nos momentos em que eu estava cansada: IELTS Writing, IELTS Listening, IELTS Speaking e IELTS Success - Todos para IOS e bem específicos para cada etapa.
  4. Organize as suas horas de estudos - Eu dividi primeiro as 4 etapas da prova, então eu decidi quantas horas eu teria para estudar no total, então dividi em partes iguais para cada etapa (ao longo do percurso, acrescentei algumas horas a mais para as etapas que eu achava mais difícil). Eu decidi estudar 2h no período da manhã e 3 horas no período da tarde - 5 dias por semana. Ou seja - eu pude ser flexível, se algum dia eu não conseguisse estudar por qualquer motivo, eu ainda teria outros dois dias para repor. A mesma coisa com as horas durante o dia, não interessava qual era exatamente o horário, as vezes eu estudava das 7am às 9am, às vezes das 10am ao meio dia, às vezes continuava estudando se tinha tempo e se não estava exausta.
  5. Faça simulados - Eu sou uma pessoa que aprendo as coisas fazendo. Eu preciso do embasamento teórico antes, entender como as coisas funcionam é primordial para o meu aprendizado. Mas eu preciso colocar a mão na massa, escrever, sublinhar, marcar, fazer as minhas anotações. Eu fiz simulados para todas as etapas, com exceção do speaking. A minha prova era impressa, então eu imprimi os simulados e os refiz inúmeras vezes. Até me acostumar com o que eu precisaria fazer no dia da prova. Peça para alguém corrigir os seus simulados, grafia das palavras e concordância - isso conta bastante pontos.
Dicas para as provas que foram importantes para mim:

Para a prova de Speaking - Eu assisti alguns videos do Youtube com algumas provas de speaking e o que eles perguntavam. Aqui não tem segredo - ou você sabe ou não sabe conversar em inglês. Eu assisti vídeos de provas com nota 7 e as conversas são bem aleatórias. Não tem como adivinhar o assunto (como todas as outras) mas a prova também é dividida em etapas e dura entre 11 e 14 minutos.

  • Minha dica para essa prova é cronometrar os seus testes simulados. Eu vi videos e torci para que fosse um assunto que eu dominasse. Na minha prova o assunto foi o uso excessivo do celular entre crianças, adolescentes e adultos e eu consegui me comunicar bem. Minha prova durou 13 minutos.

Para a prova de Writing - Essa era a prova que eu mais tinha medo, porque meu writing não é o melhor de todos. Então eu me dediquei mais para essa prova do que para qualquer outra. Essa prova também é dividida em 2 etapas:

  • Task 1: você precisa descrever alguma coisa visual (pode ser uma imagem, um mapa, uma tabela, um gráfico) em 150 palavras - aqui eu cronometrei meu tempo para passar apenas 20 minutos nessa tarefa, depois de alguns simulados, eu usava em média 12 minutos para a mesma tarefa.
  • Task 2: Aqui eles te dão um assunto e você precisa escrever sobre. Minhas dicas são: encontre pelo menos 2 pontos positivos e 2 pontos negativos para qualquer assunto e por último escreva sua conclusão com uma solução (opinião?). Você precisa escrever pelo menos 250 palavras e você tem menos de 1 hora para terminar essa tarefa - tendo em vista que já usou alguns minutos para a task 1. Na minha prova eu escrevi mais de 350 palavras e não precisei do tempo total.
  • Eu acredito que fui bem nessa parte porque eu pratiquei muito. Eu fiz 18 simulados dessa prova em específico.

Para a prova de Listening: Tente ficar calmo. Eu fiz a prova de máscara, então me concentrei em respirar com calma e fluidez. Leia a prova antes de começar - eles te dão alguns minutos para se familiarizar com as questões. Se não souber: passe para a próxima (enquanto o audio toca, já vá lendo a próxima questão, para quando o audio começar você não ficar de bobeira de novo).

Para a prova de Reading: Essa eu achei que seria a mias fácil e foi sem dúvidas a prova mais difícil pra mim. São 40 questões e 3 textos para ler. Minha dica aqui é ler direto as perguntas e entender o que eles estão perguntando. Aí ir lendo o texto por cima e tentando identificar as palavras que foram mencionadas nas questões. Aqui você tem 1h para fazer a prova e eu posso afirmar que poderia ter passado 2horas inteiras para fazer a prova e ainda assim não seria suficiente. Faça os simulados e não perca tempo lendo todo o texto com detalhes.

_________________________________________________________

Essas foram as minhas dicas se você não sabe nem por onde começar a estudar! Te desejo boa sorte e não esqueça: na minha opinião, os simulados são a chave do sucesso aqui.

E aqui um agradecimento a duas amigas que me ajudaram nesse processo: Stephanie e Estela, muito obrigada pelas dicas de estudo e dicas da prova!