Modismos/costumes do Brasil - a gente faz por aqui também? - Projeto Mães no Canadá: Maio 2019

No post de hoje eu vou contar sobre alguns costumes/modismos do Brasil que eu costumo fazer aqui também, assim como aqueles que a gente não faz. Espero que vocês gostem e não deixem de acompanhar os outros posts do projeto.

  1. Mêsversário das crianças

Costume no Brasil (ou só uma modinha?), os mêsversários são cada dia mais populares. Todos tem tema, convidados, comida farta e decoração impecável. É praticamente uma festa - claro que tem aqueles mais simples, mas sempre tem uma celebração.

Eu confesso que fiz 2 vezes uma celebração - quando a Beatrice completou 1 mês e quando ela completou 6 meses. Porquê? O primeiro eu fiz porque queria celebrar o primeiro ano de vida da minha pequena, encomendei salgadinhos, docinhos, torta, organizei uma decoração bem simples e chamei alguns amigos.

O segundo, foram alguns dias antes da gente ir pro Brasil, era quase natal e as crianças do meu grupinho de mães já estavam grandinhas, tudo era desculpa para fazer um playdate - todo mundo vem com as crianças, traz um prato salgado ou doce e a gente se diverte muito.

Eu não vejo os canadenses fazendo esse tipo de coisa e não é comum nem entre os brasileiros aqui em Calgary.

  1. Festa grande de aniversário

Mais um costume super comum no Brasil - o aniversário de 1 ano da criança é celebrado em grande estilo (seja ele qual for), com muita comida, muita gente que a criança nem sabe quem vai ser no futuro (haha), presentes e lindas decorações.

Isso não é comum aqui no Canadá também, não é todo mundo que celebra mesmo. Eu resolvi fazer uma festa para a Beatrice, eu contei tudo sobre a festa aqui nesse post. Esse costume brasileiro eu segui aqui sim hehe

  1. Roupas de maternidade para o bebê

Outro costume brasileiro é levar a sua casa inteira para a maternidade na hora de ganhar o bebê. As pessoas fazem sacolinhas para cada dia da maternidade, com todas as combinações de roupinhas lindas para o bebê (eu acho que é para o pai não errar a combinação haha).

Eu não segui esse costume, não mesmo. E não é comum nos hospitais canadenses. Claro que algumas pessoas fazem isso - eu conheço brasileiras que fizerem e ok - mas eu resolvi seguir a risca a recomendação da médica, do curso de maternidade e do hospital: Beatrice ficou apenas de fraldinha enroladinha nas mantinhas da maternidade o tempo todo que ficamos por lá. Foi uma experiência muito legal, de desapego, onde eu não precisei me preocupar com nada disso naquela hora, apenas com a roupinha que iríamos sair da maternidade.

Ela nasceu prematura e de tão pequena não tinha roupa que servisse nela. A roupa que eu levei não foi usada na maternidade, papai buscou as menores que tinham para ela poder sair da maternidade - e deu nisso ai:

Acho que eu deveria ter feito os saquinhos né? haha

  1. Roupas de maternidade para a mamãe

Outro costume brasileiro - camisolas de maternidade, tudo super lindo, pronto para amamentar. Não segui esse costume porque não deu tempo de comprar - Beatrice nasceu com 35 semanas, eu esqueci dessa parte. Passei o tempo todo da indução do parto até o dia de sair da maternidade de camisola e roupão fornecidos pelo hospital.

Confesso que foi outra boa surpresa. Eu não me preocupei em lavar nada, eles me traziam tudo limpinho todos os dias e se eu precisasse trocar eles me traziam tudo novo. Claro que as roupas íntimas eu levei, chinelos e produtos de higiene. Mas de resto, me salvou o stress!

  1. Sair com bebê pequeno antes dos 3 meses

Costume do Brasil - e de alguns outros países, as mamães não põe a cabeça pra fora com os bebês recém nascidos antes dos 3 meses. Evitam lugares públicos e só frequentam a casa da família mais próxima e os consultórios médicos.

Minha primeira pergunta ao pediatra foi: quando podemos sair?
E a resposta dele foi: Hoje, a hora que você quiser. Evite pessoas tocando no bebê nos primeiros dias, por causa de germes e tudo mais, mas de resto: seja livre, ela nasceu, vocês não estão doentes em casa.

E foi isso que eu fiz: com 3 dias tava comprando fralda no walmart e com 7 dando mama no parque ao ar livre no Canada Day!

  1. Chá de fraldas

No Brasil é bem comum grandes festas também e só com as mulheres - geralmente é assim né. Aqui no Canadá os baby showers são assim também, com exceção das grandes festas. Mas as pessoas pedem presentes aqui também, tem lista, comida boa. A diferença fica entre as brincadeiras, aqui ninguém pinta ninguém. Mas exitem várias brincadeiras legais!

Eu não fugi do costume de comemorar, fiz um chá de fraldas bem simples, mas com todos os casais de amigos daqui. Não teve pintura nem brincadeiras, foi mais uma festinha de cebebração mesmo. Aqui tem um post sobre o meu chá de fralda em Calgary.

  1. Banho todo dia no bebê

O brasileiro toma banho todo dia - pelo menos a grande maioria né haha Aqui a recomendação médica é banho a cada 7 dias no recém nascido. Primeiro para que eles aproveitem o maior tempo possível com o vernix no corpo e porque o clima aqui é muito seco, o que pode ocasionar uma eczema bem feia no bebê.

Eu segui o costume brasileiro: BANHO TODO DIA. O primeiro banho ela tomou com 2 dias de vida na maternidade. A enfermeira que nos ajudou foi maravilhosa. O segundo banho já foi no terceiro dia em casa. Ela amou e a gente tava morrendo de medo. Muito creme no corpinho pra deixar ela bem hidratadinha.


O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos 12 mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrá-los através da barra de pesquisa ou nas abas da página inicial do blog. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.

Vocês ainda podem acompanhar as outras abordagens feitas pelas outras mamães que fazem parte desse projeto junto comigo:

Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá
Carol (Vancouver, BC) - Fala Maluca
Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria
Adriane (Ottawa, ON) - Like a New Home
Carol (Mississauga, ON) - Minha Neve e Cia
Livi (Toronto, ON) - Baianos no Pólo Norte
Vanessa (Calgary, AB) - Partiu Canada BR
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando
Alessandra Cayley (Toronto, ON) - Alicia e Outros Papos
Renata (Burnaby, BC) - Mala Inquieta
Amanda (Winnipeg, MB) - Viva Manitoba
Dani (Toronto, ON) - Vidal Norte


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook, nos seguir no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Através das redes sociais eu tento mostrar um pouco mais sobre a vida aqui em Calgary e produzo bastante conteúdo legal e informativo sobre a cidade. E claro, se você gostou desse post, compartilhe!

Até o próximo!