Projeto Mães no Canadá 2018 - JUNHO: Brincadeiras comuns de criança no Canadá

Eu fiquei pensando bastante tempo em como eu abordaria esse tema do mês de junho, porque afinal de contas, a minha filha tem apenas 11 meses (daqui 3 dias ela completa um ano). Ou seja, minha experiência com brincadeiras comuns de criança aqui no Canadá é quase zero.

Eu tenho a minha experiência única de uma criança da idade da minha filha, seja brasileira ou canadense. Eu sei que existem coisas super clássicas por aqui, como o hóquei, a patinação no gelo, as escaladas, descer os morrinhos de "trenó" neve, etc. Mas eu nunca passei por isso.

Então eu resolvi abordar esse tema contando como são as brincadeiras da minha canadense, como a gente faz pra isso acontecer.

Primeiro: ela brinca normalmente como qualquer criança da idade dela: botando tudo na boca, olhando desenhos e gritando bastante. Isso é o básico. Mas o que eu quero contar pra vocês é a respeito das coisas que a gente faz para que os nossso bebês consigam interagir.

Quando a Beatrice nasceu, no verão do ano passado, nós não conseguimos aproveitar a principal estação do ano do jeito que a gente gostaria, mas esse ano acho que estamos aproveitando bastante esse tempo quente e esse solzinho gostoso.

Pra gente aqui em casa, o mais comum mesmo é ir aos parques da cidade, na maioria das vezes acompanhada de algumas outras amigas com seus bebês também, estender uma toalha e deixar a piazada brincando.

Eles engatinham, caminham uns por cima dos outros, pegam os brinquedos uns dos outros e até as chupetas sofrem nessa história - eles trocam toda hora.

Para se divertir, o jeito é criar playdates - pequenos encontrinhos, sempre na casa de alguém ou num parque, para que as crianças tenham contato umas com as outras e consigam desfrutar daquele aprendizado que só outra criança consegue ensinar.

A Beatrice vai aos playdates desde os 2 meses de vida. Ela se mistura sempre com outras crianças e ela adora. No início ela se assustava bastante, não sorria nas fotos, não entendia o que estava acontecendo. Já hoje ela só quer farra.

Nós também frequentamos o YMCA, onde a Beatrice pode ficar numa daycare deles mesmo - child minding, "de graça"- a gente paga uma mensalidade para poder usar o YMCA, como se fosse um clube. Lá a Beatrice conhece outras crianças e brinca bastante. A mamãe consegue dar uma relaxada e todo mundo volta feliz pra casa.

O mais incrível de tudo isso, são as amizades que a gente faz no meio do caminhos. As amigas que antes eram só via whatsapp pra se ajudar, viraram aquelas que a gente mais gosta de ter por perto.

Nós sempre encontramos motivos para fazer alguma coisa e é claro: as crianças adoram!

Vamos ver o que o próximo ano de brincadeiras nos reserva? Eu não vejo a hora!


O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos 12 mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrá-los através da barra de pesquisa, na página inicial do blog. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.

Vocês ainda podem acompanhar as outras abordagens feitas pelas outras mamães que fazem parte desse projeto junto comigo:

Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá
Carol (Vancouver, BC) - Fala Maluca
Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria
Adriane (Ottawa, ON) - Like a New Home
Carol (Mississauga, ON) - Minha Neve e Cia
Livi (Toronto, ON) - Baianos no Pólo Norte
Vanessa (Calgary, AB) - Partiu Canada BR
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando
Alessandra Cayley (Toronto, ON) - Alicia e Outros Papos
Renata (Burnaby, BC) - Mala Inquieta
Amanda (Winnipeg, MB) - Viva Manitoba


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Por lá eu também produzo bastante conteúdo legal e informativo sobre a cidade de Calgary, onde eu moro atualmente. E claro, se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

Fique à vontade para sugerir novos temas para o nosso projeto e para o blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!