De bem com a Vida

Thoughts, stories and ideas.

CAR 2 GO - o nosso carro aqui no Canadá

Oioi people! Tudo bem por aí? 

Hoje eu vim falar de uma coisa muito legal: nosso carro aqui no Canadá. Ou seriam NOSSOS CARROS? hehe 

Nós moramos no centro e é muito perto de transporte público, que funciona relativamente bem. A passagem é cara: custa C$3,25 cada, podendo usar a mesma passagem pelo período de 90 minutos e dentro do centro da cidade é de graça, não custa nada (vou falar sobre o transporte público em Calgary em ouro post). 

Nós definitivamente não precisamos de carro por aqui. Aqui no centro temos de tudo por perto e o trem nos leva pra vários lugares. Além, claro, de ser seguro andar a qualquer hora do dia e da noite na rua. 

Mas, como tudo na vida existe um MAS, quem não prefere o conforto do carro? A facilidade de ir ao cinema e pegar o carro pra ir embora. E claro, outras várias situações. Carro é bom, mas é caro. Em qualquer lugar do mundo é caro. Existem todos os impostos, manutenção, gasolina, estacionamentos, valor do carro e etc. 

Nesse site você pode encontrar os valores dependendo do posto de gasolina. O valor para compra de um carro é relativamente acessível. Você consegue adquirir um Smart por C$10.000,00 ou uma Mercedes B-class por C$30.000,00. 

Mas, por enquanto, adquirir um carro nesse momento não está nos nossos planos. E para isso temos uma solução: CAR2GO! (Fala "car-to-go")
O que é o CAR2GO? Pra quem é de Porto Alegre - tá ligado no BIKE POA? Sim, só que de carro!!!!! Mais ou menos assim... 

O CAR2GO é uma empresa que oferece o serviço de "carsharing" (carros compartilhados) em algumas cidades na Europa e na América do Norte.

Primeiramente, eles ofereciam exclusivamente os veículos Smart pra duas pessoas. Em Calgary existem 550 carros disponíveis e hoje em dia (aqui em Calgary pelo menos) também existem cerca de 20 Mercedes B-class 4portas do Car2Go. 

Você paga uma taxa de C$35,00 para se cadastrar e eles averiguam o seu histórico de motorista. Você precisa mandar no sistema cópia da sua carteira de motorista (no nosso caso a do Brasil) e eles levam em média 10 dias pra responder e te dar acesso como usuário. 

O carro é cobrado por minuto, hora ou diária. Depende do que você quer usar. E nesse valor cobrado já tá incluso o aluguel do carro, a gasolina, seguro e estacionamentos (em áreas autorizadas claro). 

E claro, os valores variam conforme as localidades. Aqui em Calgary, o minuto do Car2Go custa C$0,40 (quarenta centavos). Se tu usar ele por uma hora, ao invés de cobrarem por minuto, a cobrança vira por hora, custando C$14,00 (quatorze dólares) a hora. E se tu resolver ficar mais tempo com o carro, a diária custa C$84,00 (oitenta e quatro dólares). Ou seja, vale muito a pena. 

A diária fica mais em conta do que um carro de locadora, pois no carro da locadora tu tens que pagar seguro, gasolina, estacionamento, etc. No car2go já tá tudo incluso. Muitas vezes vale muito mais a pena pra gente ir de carro pro shopping, por exemplo, do que pagar passagem de trem. 

Existe uma área delimitada pra você poder estacionar o Car2Go dentro da cidade. Aqui em Calgary, esse limite é perto de um dos shoppings e envolve praticamente todos os bairros do centro. Eu tirei um print do aplicativo pra vocês entenderem. Esses balões são os carros disponíveis no mapa (os azuis mais fortes são as mercedes).

Como usar? Você faz tudo pelo aplicativo no celular: encontra o carro, desbloqueia e sai dirigindo. Fácil assim. 

A gente sempre procura primeiro o carro no aplicativo e pode deixar ele reservado pra ti por 30 minutos (pra dar tempo de chegar no carro, às vezes eles não estão tão perto assim da tua localização). 

  • Os nossos amigos brincam que aqui na nossa rua e arredores é a casa dos Car2Go haha sempre tem MUITOS por aqui estacionados. Nosso prédio é muito grande, tem 360 apartamentos, então muita gente usa, o que acaba sendo legal, porque sempre tem estacionado aqui na frente de casa. As mercedes são mais difíceis de encontrar, mas sempre conseguimos. -  Depois de encontrar o carro, você desbloqueia ele através de um aparelho que fica acoplado dentro do carro e você vê as informações pelo vidro. 

O valor é todo cobrado no cartão de crédito e quando tu entra no carro, na tela inicial do computador de bordo, pede tua senha e pergunta se tu quer reportar danos. Assim fica fácil mostrar que não foi tu o causador de determinado arranhão, sujeira, etc. 

Ah e se a gasolina tiver acabando? Tu abastece por tua conta e manda o recibo pra eles reembolsarem, super fácil. 

E claro, já pegamos alguns carros bem sujos. E isso é ruim né, ninguém curte andar em um carro sujo. Então sempre reportamos os danos. 

Na nossa última viagem pra Banff, encontramos dentro do carro uma bolsinha de mulher. Abrimos pra ver o que era e entrar em contato com a empresa pra localizarem o último usuário e devolver. Encontramos maconha e outras drogas na bolsa... logo, colocamos fora na primeira lixeira e seguimos viagem. Sorry :p (não seus sem vergonha: não usamos! hahaha)

Uma observação: Tu pode pegar o carro e sair, deixar reservado pra ti (pra quando voltar do compromisso/passeio/etc ele ainda estar ali te esperando) e você paga por esses minutos parado. Por isso, dependendo de onde se vai, vale a pena ficar com ele por uma hora.
Bom, o car2go é uma facilidade na vida da gente por aqui. 

Copiei aqui uma tabela com as cidades que possuem o Car2Go:
*Tabela retirada da Wikipedia *

City/ Municipality Country Vehicles Type Start date Reference
[Austin](https://en.wikipedia.org/wiki/Austin,_Texas "Austin, Texas") [U.S.](https://en.wikipedia.org/wiki/U.S. "U.S.") 300 Gasoline & Electric May 2010 [[9]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-9)
[Düsseldorf](https://en.wikipedia.org/wiki/D%C3%BCsseldorf "Düsseldorf") [Germany](https://en.wikipedia.org/wiki/Germany "Germany") 300 Gasoline February 2011 [[10]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-10)
[Hamburg](https://en.wikipedia.org/wiki/Hamburg "Hamburg") [Germany](https://en.wikipedia.org/wiki/Germany "Germany") 700 Gasoline April 2011 [[11]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-daimler.com-11)
[Vancouver](https://en.wikipedia.org/wiki/Vancouver "Vancouver") [Canada](https://en.wikipedia.org/wiki/Canada "Canada") 1,275 Gasoline & Electric June 2011 [[12]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-12)[[13]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-13)[[14]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-14)
[San Diego](https://en.wikipedia.org/wiki/San_Diego "San Diego") [U.S.](https://en.wikipedia.org/wiki/U.S. "U.S.") 400 Electric November 2011 [[15]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-15)
[Amsterdam](https://en.wikipedia.org/wiki/Amsterdam "Amsterdam") [Netherlands](https://en.wikipedia.org/wiki/Netherlands "Netherlands") 350 Electric November 2011 [[16]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-16)
[Vienna](https://en.wikipedia.org/wiki/Vienna "Vienna") [Austria](https://en.wikipedia.org/wiki/Austria "Austria") 800 Gasoline December 2011 [[17]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-17)[[18]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-18)
[Madrid](https://en.wikipedia.org/wiki/Madrid "Madrid") [Spain](https://en.wikipedia.org/wiki/Spain "Spain") 350 Electric November 2015 [[19]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-19)
[Washington, D.C.](https://en.wikipedia.org/wiki/Washington,_D.C. "Washington, D.C.") [U.S.](https://en.wikipedia.org/wiki/U.S. "U.S.") 500 Gasoline March 2012 [[20]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-20)[[21]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-21)
[Portland, Oregon](https://en.wikipedia.org/wiki/Portland,_Oregon "Portland, Oregon") [U.S.](https://en.wikipedia.org/wiki/U.S. "U.S.") 530 Gasoline & Electric March 2012 [[22]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-22)
[Berlin](https://en.wikipedia.org/wiki/Berlin "Berlin") [Germany](https://en.wikipedia.org/wiki/Germany "Germany") 1,200 Gasoline & Electric April 2012 [[23]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-23)
[Toronto](https://en.wikipedia.org/wiki/Toronto "Toronto") [Canada](https://en.wikipedia.org/wiki/Canada "Canada") 375 Gasoline June 2012 [[24]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-24)
[Calgary](https://en.wikipedia.org/wiki/Calgary "Calgary") [Canada](https://en.wikipedia.org/wiki/Canada "Canada") 550 Gasoline July 2012 [[25]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-25)
[Cologne](https://en.wikipedia.org/wiki/Cologne "Cologne") [Germany](https://en.wikipedia.org/wiki/Germany "Germany") 350 Gasoline September 2012 [[26]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-26)
[Stuttgart](https://en.wikipedia.org/wiki/Stuttgart "Stuttgart") [Germany](https://en.wikipedia.org/wiki/Germany "Germany") 500 Electric November 2012 [[27]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-27)[[28]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-28)
[Seattle](https://en.wikipedia.org/wiki/Seattle "Seattle") [U.S.](https://en.wikipedia.org/wiki/U.S. "U.S.") 750 Gasoline December 2012 [[29]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-29)[[30]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-30)
[Minneapolis–Saint Paul](https://en.wikipedia.org/wiki/Minneapolis%E2%80%93Saint_Paul "Minneapolis–Saint Paul") [U.S.](https://en.wikipedia.org/wiki/U.S. "U.S.") 535 Gasoline September 2013 [[31]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-31)[[32]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-32)
[Columbus](https://en.wikipedia.org/wiki/Columbus,_Ohio "Columbus, Ohio") [U.S.](https://en.wikipedia.org/wiki/U.S. "U.S.") 300 Gasoline October 2013 [[33]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-33)
[Denver](https://en.wikipedia.org/wiki/Denver "Denver") [U.S.](https://en.wikipedia.org/wiki/U.S. "U.S.") 400 Gasoline June 2013 [[34]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-34)[[35]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-35)
[Munich](https://en.wikipedia.org/wiki/Munich "Munich") [Germany](https://en.wikipedia.org/wiki/Germany "Germany") 300 Gasoline June 2013 [[11]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-daimler.com-11)
[Milan](https://en.wikipedia.org/wiki/Milan "Milan") [Italy](https://en.wikipedia.org/wiki/Italy "Italy") 700 Gasoline August 2013 [[36]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-36)
[Montreal](https://en.wikipedia.org/wiki/Montreal "Montreal") [Canada](https://en.wikipedia.org/wiki/Canada "Canada") 460 Gasoline November 2013 [[37]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-37)[[38]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-38)[[39]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-39)
[Rome](https://en.wikipedia.org/wiki/Rome "Rome") [Italy](https://en.wikipedia.org/wiki/Italy "Italy") 600 Gasoline March 2014 [[40]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-40)[[41]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-41)
[Florence](https://en.wikipedia.org/wiki/Florence "Florence") [Italy](https://en.wikipedia.org/wiki/Italy "Italy") 200 Gasoline May 2014 [[42]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-42)
[Frankfurt](https://en.wikipedia.org/wiki/Frankfurt "Frankfurt") [Germany](https://en.wikipedia.org/wiki/Germany "Germany") 250 Gasoline September 2014
[New York City](https://en.wikipedia.org/wiki/New_York_City "New York City") [U.S.](https://en.wikipedia.org/wiki/U.S. "U.S.") 550 Gasoline October 2014 [[43]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-43)[[44]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-44)
[Stockholm](https://en.wikipedia.org/wiki/Stockholm "Stockholm") [Sweden](https://en.wikipedia.org/wiki/Sweden "Sweden") 250 Gasoline November 2014
[Turin](https://en.wikipedia.org/wiki/Turin "Turin") [Italy](https://en.wikipedia.org/wiki/Italy "Italy") 450 Gasoline March 2015 [[45]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-45)
[Arlington, Virginia](https://en.wikipedia.org/wiki/Arlington_County,_Virginia "Arlington County, Virginia") [U.S.](https://en.wikipedia.org/wiki/U.S. "U.S.") 200 Gasoline September 2015 [[46]](https://en.wikipedia.org/wiki/Car2Go#cite_note-46)
[Prato](https://en.wikipedia.org/wiki/Prato "Prato") [Italy](https://en.wikipedia.org/wiki/Italy "Italy") 35 Gasoline November 2015

Em maio de 2015, o Car2Go era a maior companhia de compartilhamento de carro, contando com uma média de 1 milhão de membros. Não encontrei nada sobre os dados atuais. 

Espero que vocês tenham gostado! Pra mais informações acessem o site do Car2Go
No snapchat sempre mostro mais algumas coisas! Quem se interessar pode me seguir por lá também: marianabday

Até o próximo post! Beijos! :D