Calgary: A cidade mais limpa do MUNDO no ano de 2015

Calgary Mai 06, 2016

Oioi people!

SIM, temos esse título. Calgary foi considerada a cidade mais limpa do mundo no ano de 2015 por diversas razões.

Um estudo realizado pelo Mercer Global Financial, colocou Calgary em primeiro lugar em uma lista das cidades mais limpas do mundo, segundo o The Guardian.

Esse ranking das cidades mais limpas do mundo leva em conta alguns critérios, tais como:

  • disponibilidade e potabilidade da água;

  • coleta de lixo;

  • qualidade dos sistemas de esgotos;

  • poluição na atmosfera;

  • tráfego automóvel;

Para os que perguntam sobre o lixo que vemos na rua, que é o maior indicador visível de limpeza, esse item não é levado em consideração nesse ranking, pelo simples motivo de que é impossível avaliar isso em uma cidade grande.

A cidade de Calgary preza muito pelo cuidado com a limpeza. O The Guardian afirma que mesmo o lixo da rua não sendo levado em consideração nesse caso, Calgary é uma cidade livre de detritos na rua.

Eu discordo totalmente dessa afirmação. Calgary é muito limpa (estamos falando sobre lixo na rua) em comparação com diversos outros lugares. Mas, na minha mais sincera opinião, está longe de ser imaculadamente limpa.

Eu já contei em outros posts que aqui também existe muita gente porca, que não respeita as regras mínimas de convivência. As autoridades em Calgary são bem rigorosas com essas pessoas: se você jogar lixo pela janela do carro ou cigarros no chão, por exemplo, incorre em uma multa que pode chegar até CAD$1.000,00.

Claro, muitas pessoas ajudam e juntam a sujeiras que outras jogam na rua. E os sistemas de coleta de lixo funcionam muito bem por aqui. Os famosos garis estão espalhados pela cidade inteira mantendo a cidade limpa e livre de sujeira.

Fora tudo isso, existe uma associação chamada Green Calgary que promove ações de formação em conjunto com a população, dando dicas e ensinando como fazer compostagem ou a preparação de um almoço com o mínimo de embalagens possível.

Vale a pena dar uma conferida no site e ver os programas, é muito interessante.

Segundo o estudo realizado, essa é a lista completa das 10 cidades mais limpas do Mundo:

  1. Calgary, Alberta, Canadá

  2. Adelaide, Austrália

  3. Honolulu, Havai, USA

  4. Minneapolis, USA

  5. Kobe, Japão

  6. Copenhagen, Dinamarca

  7. Wellington, Nova Zelândia

  8. Helsínquia, Finlândia

  9. Oslo, Noruega

  10. Freiburgo, Alemanha

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre a minha cidade. Até o próximo post! E não deixe de curtir a página no Facebook, de seguir no Snapchat (marianabday) e no Instagram.

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.