De bem com a Vida

Thoughts, stories and ideas.

Você quer imigrar? Minha opinião: Vontade/motivos e o Idioma

Oioi people!

Eu tenho recebido muitas perguntas sobre como imigrar pro Canadá e o que você precisa pra começar a pensar nessa idéia. Então resolvi fazer esse primeiro post bem rápido pra você poder entender algumas coisas.

Pra esclarecer: eu não sou especialista em imigração. Esse post é exclusivamente A MINHA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO. Outras pessoas podem pensar diferente.

Eu estou preparando um vídeo pra contar pra vocês como eu vim parar aqui no Canadá, aguardem!

Importante: eu posso falar sempre com relação a cidade em que eu vivo: Calgary na Província de Alberta. Vamos lá então:

Primeira ponto: Você tem que estar muito decidido a imigrar.

  • Se a sua idéia de imigração é aquela clássica: quero ir embora do Brasil porque aqui está um horror, corrupção, uma loucura, cheio de escândalos e etc - pare por aí mesmo. Você não quer vir pro Canadá, você quer fugir do seu país. Pense bem nisso, reveja seus valores e seus motivos para imigrar.

  • Um coisa que percebi e que de fato me agrada muito, é que todas as pessoas fazem serviço voluntário por aqui. A maioria dos lugares vai prestar muita atenção na parte do seu currículo que fala sobre realização de serviços voluntários. Se você não está disposto a ajudar o próximo, é melhor começar a pensar.

  • Saudade da família. Saudade dos amigos. Saudades de casa. Sim, você vai sentir saudades do Brasil em algum momento. Sem exceções. Você está preparado pra isso? Está preparado pra viver sozinho? Está preparado pra ver a vida de todo mundo no Brasil seguir em frente longe de você? Pense bem.

  • Aqui você tem que limpar a casa. Você tem que lavar roupas e a louça. Você tem que ter responsabilidade com o lixo que você gera e onde você deve descartá-lo. Aqui ninguém faz nada pra você nesse sentido, tem que aprender a se virar. Serviços de limpeza são muito caros.

  • Você tem que estar preparado para o frio. Não existem palavras pra descrever um frio de -27 graus na rua. Você precisa estar preparado para a neve. Ou melhor, a lama de neve que ocupa a maioria das cidades do Canadá no inverno. Neve é bonita nos filmes. Apesar de eu achar linda sempre que cai do céu, no dia a dia ela é insuportável.

  • Você vai ser um imigrante. O Canadá tem a fama de ser muito bom para com os imigrantes. E, pelo menos aqui em Calgary, eu tenho constatado que é verdade. Mas você sempre vai ser um imigrante (até sair sua residência permanente ou cidadania). Você nunca mais vai se expressar da mesma maneira e as diferenças culturais são muito grandes. Isso é bem frustrante algumas vezes.

  • Tenha em mente os seus próprios motivos: quero viver uma experiência de vida diferente, quero arriscar, quero conhecer outras culturas, quero aprender outros idiomas e conhecer pessoas de outros lugares, etc.

Segunda ponto: O idioma

  • A língua oficial é o inglês e o francês (em alguns outros lugares aqui). Você fala alguma delas? Se sim, você está no caminho certo. Se não, COMECE A ESTUDAR AGORA. LARGUE ESSE POST E VÁ PROCURAR UM CURSO DE INGLÊS (mentira, leia até o fim pelo menos, aí vá procurar um curso).

  • Você não precisa ser fluente (minha experiência é com o inglês) mas para poder imigrar você precisa fazer o IELTS. Já ouvir falar? É um exame organizado pelo British Council e o objetivo é avaliar o nível de inglês dos aplicantes. Você precisa ter nota 6,5 nesse exame (e não é fácil). Esse exame também é solicitado pelas instituições internacionais de educação, pra classificar a proficiência na língua. Ou seja: quer vir estudar? Tem que ter o IELTS também. Você pode fazer esse exame no Brasil e ele é bem concorrido, com poucas datas disponíveis, além de ser caro.

  • O idioma não é importante apenas para conseguir o visto e imigrar (turistas não precisam - se liguem!). Ele é importante pra você poder ter um vida social aqui também. Ninguém vive sozinho. Você vai precisar ir no mercado, comprar alguma coisa em algum lugar e você quer pelo menos poder entender o que eles te oferecem. Você vai querer entender as promoções e os descontos. Confie em mim.

Esse post não tem a intenção de ser negativo, eu sou apenas uma pessoa realista. Se você não entendeu o que eu quis dizer: procure se conhecer e ver se isso realmente é o que você quer. Se for - corra atrás do seu sonho! Pesquise cursos de inglês, existem vários cursos gratuitos na internet (Duolingo é um deles) , você só precisa se dedicar.

Outra dica é: Não desista fácil. Pesquise as suas opções. Pesquise todas as maneiras de imigrar pro Canadá. Tem inúmeras possibilidades. E claro: COMECE A JUNTAR DINHEIRO, você vai precisar.

Acompanhe por aqui os outros posts, se inspire e aguarde que logo vou falar mais sobre as possibilidades de imigração.

Espero que vocês tenham gostado. Até o próximo! E não deixe de curtir a página no Facebook, de seguir no Snapchat (marianabday) e no Instagram pra acompanhar tudo que rola por aqui.