De bem com a Vida

Thoughts, stories and ideas.

Scotiabank Saddledome - o Estádio em forma de Sela de Cavalo

Oioi people!

Hoje vou contar um pouco pra vocês sobre o principal "estádio" poliesportivo aqui de Calgary, que é palco de muitas atrações, grandes eventos, shows e jogos, e ainda é um dos cartões postais da cidade. Ele fica dentro do Stampede Park.

O Scotiabank Saddledome é o estádio sede do Calgary Flames (time de hóquei - o maior e mais famoso da Província de Alberta), do Calgary Roughnecks (time de Lacrosse) e do Calgary Hitmen (time júnior de hóquei).

Também é onde acontece todos os anos a Calgary Stampede, um dos rodeios mais famosos do mundo (inclusive, um brasileiro já foi o campeão do rodeio!) e que vai ter um post próprio por aqui, por ser um evento estrela da cidade.

O estádio, ou Arena, como quiserem chamar, foi inaugurado em 15 de Outubro de 1983 com o nome de Olympic Saddledome. Ele pode receber cerca de 20 mil pessoas, tem cerca de 6 restaurantes e cerca de 70 camarotes e 2 outros grandes camarotes (super suítes).

Ele foi idealizado pelo Arquiteto Graham McCourt e pelo Engenheiro Jan Bobrowski e outros, e custou certa de CAD$100.000.000. Sim. Muito dinheiro.

Ele foi construído usando painéis de cimento e o telhado tem um vão de 122 metros que cobre 12.000 metros quadrados, mas tem uma grossura de apenas 60 centímetros. Ele possui o formato de uma Sela de cavalo e é por isso que é tão icônico.

O estádio ficou mundialmente famoso por ter sido palco de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988.

Ainda, foi palco de um show histórico em janeiro de 2010 da banda Guns N Roses com direito a recorde de público com 22.000 pessoas. Muitas pessoas por aqui dizem que foi sem duvidas o melhor show realizado no Scotiabank Saddledome.

Em 21 de julho de 2012 o estádio também recebeu o UFC 149: Faber vs. Barão, o primeiro evento do UFC em Calgary.

Já passaram pelo Saddledome, só no ano de 2015, artistas como Janet Jackson, Shania Twain, Kelly Clarkson, Slipkknot, Miranda Lambert, The Weekend, Foo Fighters, Nick Minaj, Nickelback, Linkin Park, Stevie Wonder, Blake Shelton, Rush, Imagine Dragons e Ed Sheeran.

No ano de 2016 o estádio recebeu Rihanna em abril e ainda vai receber Selena Gomez (17/05), Justin Bieber (13/06), Sting (23/07), Demi Lovato e Nick Jonas (27 e 28/08), Duran Duran (30/08) e Keith Urban (15/09), entre vários outros.

Algumas pessoas falam por aqui que a acústica do estádio não é muito boa em razão do formato. Mas os especialistas discordam e dizem que o formato não interfere. Então fica muito da experiência pessoal de cada um.

Da vista da minha janela de casa dá pra ver todo o estádio bem de perto (eu moro muito perto dele) e dizem que os fogos da Calgary Stampede, que ficam "atrás do estádio" são lindos e dá pra fazer uma baita foto com o cartão postal da cidade. Então, quando chegar a hora, eu mostro pra vocês!

As imagens desse post foram retiradas de sites de turismo sobre Calgary, bem como do próprio site do Estádio e claro, Sr. google.

Espero que vocês tenham gostado desse post. Até a próximo! E não deixe de curtir a página no Facebook, de seguir no Snapchat (marianabday) e no Instagram. Por lá eu também escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas gerais e aleatórias sobre o Canadá. E claro, se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.