Carteira de Motorista em Calgary

canada Abr 12, 2017

Oioi people!!!

Muuuuuuita gente tem dúvidas sobre esse assunto e eu confesso que foi bem chato entender como tudo isso funciona.

Eu recebo as mais variadas perguntas sobre esse assunto e elas frequentemente viram pauta nos encontros com os amigos brasileiros...

Então, depois de muita conversa e pesquisa com os amigos, finalmente entendi como funciona tudo isso aqui, quem pode e quem não pode, quem deve e quem pode ficar tranquilo sobre a carteira de motorista. Espero que ajude vocês a entender tudo isso também.

Fiz um pequeno questionário pra ajudar vocês a entenderem:

  1. Qual idade para dirigir em Calgary (vale para toda a Província de Alberta, não sei se em outras Províncias isso é diferente, mas acredito que seja tudo igual)? 14 anos.

Aqui, os adolescentes começam a dirigir com 14 anos, com uma carteira de motorista de learner e SEMPRE devem ser acompanhados por alguém que tenha uma carteira de motorista Class 5 advanced, até os 16 anos, quando pode prestar prova prática.

O adolescente só precisa ir em um Registry, acompanhado de um responsável, e fazer uma prova teórica com 30 questões. Pra passar tem que acertar 25. Essa prova custa CAD$17 e tu pode fazer quantas vezes quiser até passar.

  1. Quais os tipos de carteira de motorista? Existem 3 tipos de carteiras convencionais pra dirigir carros comuns:
  • Learner Class 7 - Qualquer pessoa a partir dos 14 anos pode fazer e só pode dirigir acompanhado. A prova teórica, custa CAD$17. Não pode dirigir da meia noite até as 5 horas da manhã. (leia o tópico acima)

  • Class 5 basic - a partir dos 16 anos, não tem tolerância pra álcool, não pode acompanhar um aprendiz, prova prática simples de 30 minutos. Pode perder poucos pontos na carteira. Tu precisa alugar um carro pra prova e na maioria das vezes o próprio instrutor aluga o carro dele. O aluguel custa em média CAD$50. A prova custa CAD$80 + CAD$22,50 para emissão da carteira.

OBS: brasileiros que precisarem tirar carteira devem fazer a prova teórica de Learner e a prova prática do Class 5 basic. Se conseguirem comprovar a experiência com a carteira do Brasil (falo sobre isso mais abaixo) podem fazer a prova em seguida uma da outra, caso contrário, tem que esperar 1 ano.

  • Class 5 Advanced - tem uma pequena tolerância de álcool, pode acompanhar aprendiz, prova prática bem mais detalhada de 1 hora; Também precisa alugar o carro e a prova custa em média CAD$140 + CAD$68,25 para emissão da carteira.
  1. Quem precisa tirar a carteira de motorista? Essa é a pergunta mais clássica.
  • Brasileiros que passam a ser residentes permanentes DEVEM tirar a carteira de motorista em até 90 dias da expedição do seu documento.

  • Brasileiros com visto de estudante e com visto de trabalho: NÃO PRECISAM TIRAR A CARTEIRA canadense. Podem dirigir com a sua carteira brasileira até um ano da entrada no país e após esse período podem dirigir com a CARTEIRA INTERNACIONAL DE HABILITAÇÃO, que pode ser feita em qualquer DETRAN no Brasil.

  • Brasileiros com visto de TURISTA não precisam tirar carteira nenhuma. Pode dirigir com a sua convencional. O ideal é ter a internacional, porque ela já vem traduzida e isso faz diferença se alguém te parar na estrada.

  1. Preciso ter carteira de motorista canadense para comprar um carro? Não. Tu pode comprar um carro apenas tendo a carteira brasileira ou a internacional, a diferença vai estar no seguro obrigatório - quem tem a carteira canadense pode pagar mais barato, mas isso não é regra.

  2. Preciso ter carteira de motorista canadense para financiar um carro? Também não. Tudo depende se tu vai ter crédito no Canadá pra financiar um carro. Se o banco te der o financiamento, a regra que se aplica é a da carteira convencional. Aqui o seguro obrigatório tem que ser o completo.

  3. Existe auto escola aqui? Sim. Mas não é igual a do Brasil. Tu não é obrigado a fazer aulas na auto escola. Aqui quem te ensina a dirigir são pessoas particulares que tem uma licença para isso. Tu entra em contato com alguém que ofereça o serviço e marca as aulas, bem fácil e simples.

Clique aqui para ler o post sobre auto escola em Calgary.

obs: os carros de auto escola não são iguais aos do Brasil, não existe o controle no banco do carona pro instrutor e isso é bem estranho pra mim. É um carro comum, ou seja: muito cuidado.

  1. Passei na prova e agora? Tu precisa levar o resultado da prova prática (o instrutor te dá) no Registry e pagar a taxa de emissão da carteira. Eles vão te dar um documento provisório e tu espera chegar em casa a definitiva.

OBS: Tu precisa sempre atualizar os endereços e as informações no Registry, é obrigatório. Sempre que precisar alterar alguma coisa eles vão te cobrar uma taxa e emitir uma nova carteira com informações atualizadas. Se tu não fizer isso qual a consequência? Se acontecer qualquer coisa e os teus dados estiverem desatualizados, vai ser uma briga com o seguro do carro para que eles cubram os danos por exemplo.

  1. Existe período probatório? Sim. Tu precisa ficar com a carteira de learner por um período de 1 ano. Se tu tiver carteira de motorista no Brasil, tu pode entregar ela no Registry e eles vão avaliar o período de experiência, te permitindo ou não já realizar a prova prática da Class 5 basic. Tu é obrigado a entregar tua carteira brasileira. Adolescentes são obrigados a ficar com a carteira de Learner dos 14 aos 16 anos.

==ps: se você, leitor, tem algo para acrescentar nesse post, POR FAVOR ME AVISE :D pra que possamos manter as informações bem atualizadas e todo mundo usufruir. ==

Todas as informações foram retiradas do site do Governo de Alberta e de sites dos Registries aqui de Calgary.


Espero que vocês tenham gostado desse post e não deixem de curtir a página do blog no Facebook e de seguir no Instagram.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas gerais e aleatórias sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.