De bem com a Vida

Thoughts, stories and ideas.

Calgary e a enchente de 2013 - um pouco de história

Oioi people!

Não sei se vocês sabem, mas em 2013, em pleno verão canadense, há apenas alguns dias da Stampede, a cidade de Calgary foi praticamente devastada pela maior enchente da história do Canadá.

Muitas pessoas conhecem a história porque vivem aqui no Canadá. Mas no Brasil e nos EUA foi pouco noticiado.

Uma das coisas mais incríveis de se ver, é que exatos 4 anos após a enchente, a cidade já foi totalmente reconstruída. Na verdade, em cerca de 20 dias a cidade já funcionava normalmente.

Durante a enchente, entre 75 e 100 mil pessoas foram evacuadas de 25 bairros aqui em Calgary. Os bairros de Downtown, Beltline, East Village e Victoria Park foram muito atingidos e as fotos são chocantes. Eu moro em Beltline e quando vejo algumas fotos não dá pra acreditar que hoje tá tudo bonitinho de novo em tão pouco tempo.

O centro da cidade, onde se concentram as principais companhias petrolíferas do Canadá, ficou completamente deserto. Estima-se que uma média de 375 mil pessoas circulem por ali para trabalhar.

Muitas pessoas ficaram sem água e sem eletricidade. Muitas pessoas perderam tudo e ficaram desabrigadas. E infelizmente, várias pessoas morreram arrastadas pelas águas e apenas alguns corpos foram recuperados.

Toda tragédia é sempre tragédia. E essa "despertou" o lado solidário e amigável dos canadenses. Toda a população - TODO MUNDO MESMO - se mobilizou pra ajudar as milhares de pessoas que sofreram com a enchente.

As pessoas, literalmente, colocaram a mão na massa e foram pros locais mais atingidos retirar a lama das casas, das escolas, dos prédios públicos e privados e ajudaram a reconstruir. Que lição de solidariedade e que tapa na cara da gente que muitas vezes não faz nada pra ajudar alguém que necessita.

Enfim, todo verão as pessoas acabam se preocupando um pouco mais em razão dos rios ficarem mais altos e com medo que algo aconteça novamente.

Deixa eu mostrar um pouco pra vocês como ficou. E claro, o que fica é a lição de solidariedade que o canadense nos ensina quase todos os dias por aqui.

Se você quiser ver outras fotos é só dar um google.


Espero que vocês tenham gostado desse post e não deixem de curtir a página do blog no Facebook e de seguir no Instagram.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas gerais e aleatórias sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!