/ canada

Quem paga a AMBULÂNCIA em Calgary? Como funciona esse serviço?

Eu já andei de ambulância uma vez aqui em Calgary e me senti no Grey's Anatomy. Eu fui transferida de um hospital para outro durante uma visita ao hospital quando estava grávida com suspeita de apendicite. No fim, não era nada, só a Beatrice comprimindo o ciático e uma dor insuportável.

Mas a questão toda é: quem paga pela ambulância? O governo, a prefeitura, o insurance ou você (a gente no caso)?

Pois é, todo mundo acha que isso é custeado pelo sistema de saúde. Aí que você se engana. Nós pagamos por esse serviço.

Aqui em casa já precisamos ligar para o 911 duas vezes - se você não viu esse post, pode conferir aqui. E sim, nós precisamos pagar pelas duas vezes. Deixa eu explicar como isso funciona:

Os pacientes são cobrados - SE RECEBEREM UMA FATURA, apenas uma parte do real custo que a EMS nos provém. A EMS recebe fundos do Governo de Alberta, que cobre a maior parte, mas nós ajudamos a quitar essa conta.

Todas as pessoas, independente de onde vivem dentro da nossa província, pagam o mesmo valor pela ambulância.

Existem duas taxas:

  • $250 se o paciente é tratado na cena do acontecido, mas não é transportado ao hospital;

  • $385 se o paciente for tratado na cena e for transportado ao hospital;

  • $200 é cobrado a mais desse serviço se o paciente não é residente de Alberta, independente do transporte ou não ao hospital.

Existem exceções para esse pagamento:

Idosos - pessoas com 65 anos ou mais são cobertos pelo programa de Idosos do Alberta Helth Care, então não precisam pagar absolutamente nada pelo serviço, o AHC cobre tudo.

First Nations - O Health Canada paga essa taxa para a EMS para as pessoas que são First Nations.

Income support - Pessoas de baixa renda, que recebem algum benefício do governo através dos programas de Income Support, Adult Health Benefits or Alberta Child Health Benefits, não precisam pagar, quem paga é o Alberta Humam Services.

Insurance - Pessoas que possuem insurance, os famosos planos de saúde, podem repassar esse custo pro plano. A maioria deles cobre esse serviço, você só precisa verificar com o plano quais as coberturas e como funciona.

Transferência entre hospitais - você não paga por esse serviço a não ser que o médico recomende a sua transferência. Quem paga isso é o AHC.

Se você tiver qualquer dúvida sobre o assunto, você pode ligar para esse número aqui 1-877-506-3230 e perguntar o que você precisa saber.

FORA DA PROVÍNCIA DE ALBERTA: Todo mundo deve pagar os serviços de ambulância, inclusive idosos, pessoas de baixa renda e as outras exceções também, incluindo também as transferências entre hospitais. Por isso é importante que caso você saia de Alberta para fazer qualquer procedimento você tenha em contrato que a clínica pagará esses serviços caso necessário.

E claro, faça sim um seguro saúde para isso caso você não tenha.

Fonte: Alberta Health


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!