/ Mães no Canadá

Como mantemos o português no dia a dia da Beatrice aqui no Canadá - Projeto Mães no Canadá: Agosto 2019


Existe uma pergunta bem recorrente em todas as minhas redes sociais, quando eu mostro algo relacionado a Beatrice: "Ela fala só inglês?" "Ela também fala português?". Eu já respondi algumas vezes essas perguntas e hoje quero contar para vocês um pouco mais sobre isso.

A Beatrice é uma criança bilingue. Ela fala inglês e português. Acredito que o inglês é um pouco mais forte devido ao fato da daycare ser canadense, ou seja, apenas inglês. Nesse caso, como mantemos o português vivo no dia a dia dela?

Confesso que é bem difícil, até porque nós falamos muitas coisas em inglês. Eu não entendia - e achava bem desnecessário inclusive, aquelas pessoas que vem morar fora do Brasil e passam a falar várias coisas em inglês. Eu me perguntava "o que passa na cabeça dessas pessoas se exibindo". Hoje eu vejo que não é bem assim.

A gente realmente adota palavras em inglês porque são mais fáceis e expressam melhor várias coisas. Da mesma maneira que  - pode cair pedra do céu - não existem palavras em inglês para expressar algo que expressamos tão bem no português. Nossa vida profissional é em inglês. Nossa vida social muitas vezes é em inglês. E com a Beatrice não é diferente.

Mas nós temos várias regras em casa para podermos manter o português da vida dela.

  1. Falar somente português dentro de casa: Quando falamos algo em inglês, prontamente já repetimos em português. E assim vamos ensinando vários significados pra ela. Na rua acabamos falando em inglês com outras pessoas e ela estranha bastante.
  2. Conversar com a família via facetime: Nós precisamos manter isso vivo dentro dela, ela precisa aprender o português para poder se comunicar com a família.
  3. Ler livros em português COM ela: Isso é algo que eu sempre faço questão. Pegamos os livros em inglês e eu vou lendo em português e conversando com ela.
  4. Televisão em português: Mundo Bita é algo bem recorrente aqui em casa (quem nunca amigos?). A Masha e o Urso também são amigos inseparáveis. Nós colocamos o áudio no português e conversamos sobre as ações específicas de cada personagem. Ela conta algumas coisas em inglês pra gente sobre o desenho e nós prontamente já continuamos a conversa em português.
  5. Ler livro em português PARA ela: Eu leio todos os dias algumas páginas de Harry Potter - em português - pra ela. Resumo a história que eu li com palavras que sejam fáceis pra ela usar depois também.

Eu ainda tenho alguns planos para fortalecer o português no dia a dia dela, como ela ainda é muito pequena, ela não sabe ler ou escrever (faz do jeito dela), então por enquanto são apenas planos.

Um deles é fazer aula de português e eu mesma pretendo ensinar. Na próxima visita ao Brasil, vou comprar um livro didático para começar a me preparar para poder ensinar.

Também tentamos ao máximo mostrar tudo sobre a cultura brasileira para ela, para que assim ela crie um apego e uma curiosidade sobre esses assuntos, incentivando a leitura e o aprendizado.

Para tudo isso eu conto com a ajuda de várias pessoas, entre elas o Fernando meu marido, minha mãe e outras amigas que são pedagogas e tenho certeza que me ajudarão ao máximo manter o português da minha pequena.

__________________________________________________________

O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos várias mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrá-los através da barra de pesquisa ou nas abas da página inicial do blog. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.

Vocês ainda podem acompanhar as outras abordagens feitas pelas outras mamães que fazem parte desse projeto junto comigo:

Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá
Carol (Vancouver, BC) - Fala Maluca
Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria
Livi (Toronto, ON) - Baianos no Pólo Norte
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando
Amanda (Richmond, BC) - Viva Canada
Dani (Toronto, ON) - Vidal Norte

________________

Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.

Lá vocês podem encontrar muitas dicas sobre a cidade de Calgary, lifestyle e maternidade. E claro, através dos Stories do Instagram acompanhar o meu dia a dia na cidade, com muita informação útil, curiosidades e autenticidade.

Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar com os amigos e a família, nas redes sociais e no WhatsApp.

Até o próximo!

Como mantemos o português no dia a dia da Beatrice aqui no Canadá - Projeto Mães no Canadá: Agosto 2019