Viagem internacional com filhos - Projeto Mães no Canadá: Janeiro 2020

Mães no Canadá Jan 20, 2020

Quando a gente fala em viagem internacional aqui em casa, dois sentimentos vem sempre à tona: empolgação e desespero. Não é fácil controlar e entreter uma criança pequena em um ambiente fechado onde é necessário obedecer regras.

Eu já contei aqui sobre a nossa primeira viagem ao Brasil em 2018 - Beatrice tinha 6 meses de vida e eu dei várias dicas do que fazer em voos muito longos e algumas outras dicas úteis para essa viagem acontecer de uma maneira mais tranquila.

A questão é que a Beatrice está com 2 anos e meio e as coisas mudaram absurdamente. Começando pelo fato de que agora ela precisa pagar passagem integral pra poder utilizar um assento só pra ela. Confesso que dói no bolso - mas é um alívio gigantesco não ter que carregá-la no colo o tempo todo.

A última viagem internacional que fizemos com a Beatrice, ela ainda ia sentada no colo - 1 mês antes dela completar 2 anos. Fomos passar 10 dias entre Orlando e Miami, aproveitar o sol, os parques da Disney e da Universal e a praia! E é sobre essa viagem que quero contar para vocês hoje.

Nos programamos para passar trabalho com ela. Pra passar nervoso mesmo, como dizem meus amigos paulistas. Mas o fato é que a viagem em si foi uma grande surpresa positiva. Foi uma das viagens mais legais e divertidas que fizemos.

A Beatrice aproveitou muito! Eu até fiz uma retrospectiva dela contando lá no instagram - se você não me segue lá: não perde tempo! @marianadayblog

No primeiro dia dessa viagem - repito: PRIMEIRO DIA DE VIAGEM - Fomos para o Animal Kingdom na Disney, passamos um dia super legal, agradável e nos divertimos muito. Não achei que a Beatrice fosse gostar e aproveitar tanto.

Acontece que quando chegamos no hotel, Beatrice caiu um tombo da cama e bateu com o rosto no criado mudo, fazendo um corte bem profundo, uma lesão bem grave.

Pelas fotos vocês podem imaginar a gravidade. Pronto, foi o suficiente pra gente se desesperar, correr pra hospital e achar que a viagem tinha acabado antes de começar.

Quando vimos que ia ficar tudo bem (optamos pela cola cirúrgica ao invés dos pontos), decidimos continuar aproveitando. E foi assim que encaramos a viagem o tempo todo. Eu me ausentei das redes sociais, me foquei na minha família e nas nossas férias - e em cuidar da minha pequena que precisava de mim naquela hora.

Não deixamos de aproveitar nada, passeamos muito, levamos ela pra conhecer o parque do Harry Potter, compramos a varinha que ela queria, fizemos mágica, conhecemos a Hello Kitty, andamos em todos os brinquedos que poderíamos, fomos conhecer os crocodilos, fomos pra Miami, curtimos muito a comida cubana e a piscina e não deixamos a peteca cair.

Essa viagem internacional me marcou muito, pelo simples fato de não estarmos na segurança do nosso país - porque o Canadá é a nossa casa agora.

Em breve estamos indo ao Brasil depois de 2 anos visitar nossas famílias e vamos ver o que nos aguarda. Vou deixar aqui mais umas dicas pra vocês sobre essas viagens longas - mas agora com crianças maiores de 2 anos!

  • Se você puder pagar por uma passagem para seu filho: PAGUE. Melhor investimento que você poderá fazer. Vá feliz mesmo com o bolso apertado - prometo que vai valer cada segundo!
  • Seja prática: leve uma mochila e uma bolsa pequena - Coloque os itens mais necessários como fraldas, lenços e pomada (não esquece do trocador) na mochila. Seu filho provavelmente não vai caber no trocador do avião, você vai ter que trocá-lo no banco mesmo. Voos maiores - mais longos, possuem aviões maiores e banheiros NO MEIO DO AVIÃO que são maiores também. Eles ficam perto dos assentos preferenciais. Eles tem trocadores maiores e se a criança tá em potty training, leve-a para o banheiro e normalize a rotina deles. Criança precisa de rotina. E vai ser um entretenimento a mais.
  • Despache tudo que você puder. Leve o menor número de itens possíveis com você. Não esqueça que você vai ter que levar carrinho - que pode ser despachado na porta do avião sem custo nenhum.
  • Leve fone de ouvido específico para criança: não tem coisa mais inconveniente do que ter que ficar ouvindo os desenhos/filmes dos outros. Seu filho não está imune à essa regra de educação. Os aviões maiores tem opções de videos para crianças, então é uma opção a mais para mantê-los entretidos.
  • Leve o tablet (se você tem um, claro), papel e lápis de cor, os brinquedos que a criança mais gosta. No caso da Bibia são alguns ursinhos do paw patrol. Vai tudo na mochila embaixo do banco.
  • Converse com a criança e explique tudo que está acontecendo: sobre o aviso do cinto de segurança, sobre as luzes, sobre os choros no avião. Eles não vão conseguir controlar os impulsos porque são crianças. E o papel dos pais não é "calar a boca da criança", você pode se surpreender com o poder que o diálogo calmo e sincero pode ter.
  • Não esqueça de levar coisas básicas na mochila: termômetro, tylenol (menos de 100ml é permitido!), remédio para enjôo, muda de roupa, bateria extra para celular e tablet.
  • Tenha certeza de ter SEGURO DE VIAGEM. No nosso caso, nosso insurance canadense cobria qualquer custo fora do Canadá de urgência - se certifique que o seu cobre isso. Se não tivéssemos assegurados, teríamos que pagar 5 mil dólares americanos por 1h no hospital nos EUA quando Beatrice sofreu o acidente.
  • TENHA MUITA PACIÊNCIA.
  • NÃO TENHA VERGONHA DOS OLHARES DOS OUTROS, ENCARE DE VOLTA se for preciso. Não se envergonhe por algo que muitas vezes você não consegue controlar - como as birras sem motivo.  

______________________________________________________

O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos várias mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrar todos aqui. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.

Vocês ainda podem acompanhar outras abordagens feitas por outras mães que fazem parte desse projeto junto comigo:

Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá

Carol (Vancouver, BC) - Fala Maluca

Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria

Livi (Toronto, ON) - Baianos no Pólo Norte

Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando

Amanda (Richmond, BC) - Viva Canada

Dani (Toronto, ON) - Vidal Norte

Nayara (East Gwillimbury, ON) - My Family no Canada

Cassandra (Burnaby, BC) - Canada Br

Musa Magalhães (Toronto, ON) - MamãeMusa

________________

Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.

Lá vocês podem encontrar muitas dicas sobre a cidade de Calgary, lifestyle e maternidade. E claro, através dos Stories do Instagram acompanhar o meu dia a dia na cidade, com muita informação útil, curiosidades e autenticidade.

Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar com os amigos e a família, nas redes sociais.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.