Visto Canadense de TURISTA - como fazer?

Calgary Jun 08, 2016

Oioi people!

To super devendo esse post pra um monte de gente que tá louca pra vir passear pelas terras geladas do Canadá (nem tão geladas nessa primavera escaldante de agora né?!).

Eu já falei em outro post que os brasileiros precisam sim de visto de turista para entrar no Canadá, ao contrário de muitas informações que andam circulando por aí e você pode ler mais sobre esse assunto aqui : Brasileiros precisam de visto para fazer turismo no Canadá?

Então vamos ao que interessa!

Primeira dúvida que todo mundo quer saber: Preciso de visto americano para entrar no Canadá? Depende.

  • Em um futuro próximo esse visto pode isentar a necessidade do visto canadense (já expliquei isso no post que citei acima - dá uma olhada lá!)

  • Se você for fazer escala nos EUA para vir pro Canadá, você PRECISA SIM do visto americano.

Você pode tentar voar direto pro Canadá pela Air Canada e pode ter certeza: serão os melhores vôos, nos melhores aviões. Mesmo a classe econômica é espaçosa e mais confortável. Contudo, os preços são sempre mais caros... ou seja, você provavelmente vai encontrar preços melhores por companhias que fazem escala nos EUA e daí vai precisar do visto.

Como fazer o visto? Por onde começar?

Você pode fazer praticamente tudo pela internet. Fácil, mas não é simples. Os formulários são disponibilizados apenas em inglês ou frânces, então exige um conhecimento mínimo da língua para aplicar. Peça ajuda para alguém que entenda inglês se você precisar e não souber o idioma.

Esse é o link que você precisa acessar para começar: Clique aqui.

  1. Primeiro passo: responder ao formulário de eligibilidade. Neste link você vai até a sessão Apply online for a visitor visa. Você vai levar uns 10-15 minutos para completar. Preencha todas as informações que eles solicitarem.

Após preencher as informações o sistema vai mostrar qual tipo de visto você pode solicitar. Se estiver tudo certo, provavelmente mostrará que você pode aplicar para o visto de visitante/turista.

Mais algumas perguntas e finalmente você receberá uma check-list de documentos necessários e um passo a passo de como fazer para prosseguir com a solicitação.

Junto com a check-list vem um código de referência que você precisa salvar pois precisará mais tarde.

Neste PDF você pode conferir o formulário principal para a solicitação de visto (Esse link só abre no Adobe Reader, não abre no browser comum).

A lista de documentos para suportar a aplicação normalmente inclui:

  • Comprovação de renda/fundos: basicamente você precisa comprovar que tem como sobreviver e bancar a viagem;

  • Cópia do passaporte;

  • Informação familiar (family information form) - aqui eles vão pedir nome, endereços e profissão de todas as pessoas do seu núcleo familiar - pai, mãe, irmãos, cônjuges e filhos;

  • Carta convite (invitation letter): Você precisa, literalmente, de alguma carta da pessoa que estará te recebendo no Canadá, ou comprovantes de reserva de hotel, Airbnb, hostel ou instituição (nesse caso para cursos de inglês);

A taxa para solicitação de visto de visitante é atualmente CAD$100 por aplicante, pagos via cartão de crédito no momento do envio da solicitação. Tudo no mesmo lugar.

  1. Segundo passo: seguindo as instruções na check-list, o próximo passo é basicamente ir juntando a documentação, e em seguida criar um perfil no MyCIC, que é o sistema do governo onde você vai de fato criar e enviar a solicitação. Crie o perfil e faça login.

  2. Terceiro passo: já no MyCIC, selecione a opção Visitor visa, study and/or work permit. Neste momento o sistema irá solicitar o código de referência obtido no passo 1, que eu disse pra você guardar.

  1. Quarto passo: considerando que você já tem todos os formulários preenchidos e documentos necessários escaneados, basta fazer upload de cada um docs documentos exigidos na check-list.

  1. Quinto passo: após fazer upload de todos os documentos você poderá ir para a próxima etapa, que é basicamente confirmar que todas as informações são verdadeiras e efetuar o pagamento da taxa.

  2. Sexto passo: Aguardar. Qualquer atualização feita na solicitação será notificada via email. O prazo para processamento varia e pode ser consultado neste site. Neste momento consta como 17 dias.

  3. Sétimo passo: Eventualmente você receberá uma mensagem dizendo que uma decisão foi tomada em relação ao seu visto, solicitando o envio dos passaportes para que eles possam carimbar.

Eles não dizem nesse ponto se foi aprovado ou recusado, mas não conheço ninguém que tenha tido o visto recusado.

De qualquer forma você terá que enviar o passaporte ao consulado: Existem três Centros de Solicitação de Vistos do Canadá (CVAC) no Brasil - São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Você pode clicar nesse link para saber como fazer no Brasil.

Para os amigos que moram fora do Brasil, vocês devem procurar o contato do Consulado Canadense mais próximo de você para poder enviar o seu passaporte. Quando você receber o e-mail solicitando o seu passaporte, se você mora fora, você já saberá pra onde mandar, pois durante o seu processo isso já fica estabelecido.

Você pode fazer a entrega do seu passaporte pessoalmente ou enviar via correio. As pessoas que eu conheço enviaram por correio e foi super tranquilo. Não se esqueça de enviar por Sedex para ficar mais tranquilo que seu passaporte vai chegar e não vai se perder.

Dito tudo isso, você deve recolher as taxas de processamento no banco (no e-mail de instruções eles repassam um link pra que você saiba onde recolher - em Porto Alegre/RS é no banco Santander e no e-mail vem tudo bem explicado) pra quem mora no Brasil; e pra quem mora fora tem que fazer um money order, mas estará especificado no e-mail também; e encaminhar os comprovantes junto no envelope com os passaportes e algum outro documento solicitado. Não esqueça de conferir a Zona corretamente e pagar tudo conforme eles pedem.

Vocês podem verificar as taxas clicando aqui.

No envelope, você deverá encaminhar o passaporte, os comprovantes das taxas pagar (de ida e volta do envelope) e algum documento adicional que for solicitado.

Bom, esse post foi escrito pelo Fernando, meu marido, com toda a experiência de ter feitos nossos vistos de turistas, todas as nossas aplicações relativas a Canadá e o visto de alguns amigos.

Então, se vocês ficarem com dúvidas podem comentar aqui que eu tento responder o mais rápido possível para tentar ajudar.

Mais uma informação importante: para fazer intercâmbio apenas por 6 meses e estudar apenas inglês por aqui, você pode vir apenas com o visto de turista, você não precisa do visto de estudante para isso. O visto de estudante é apenas para faculdades, universidades ou outras instituições de ensino.

Espero que eu tenha ajudado. Até a próximo post! E não deixe de curtir a página no Facebook, de seguir no Snapchat (marianabday) e no Instagram. Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente, e outras dicas gerais e aleatórias sobre o Canadá. E claro, se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.