De bem com a Vida

Thoughts, stories and ideas.

6 on 6 Canada - Julho: O meu bairro preferido em Calgary

Oioi people!

Mais um post do Projeto 6 on 6 Canada no ar e hoje eu vou contar um pouco pra vocês sobre o meu bairro preferido aqui em Calgary.

Pra quem não lembra, o 6 on 6 Canada é um projeto que acontece todo dia 6 de cada mês, onde 6 blogueiras Brasileiras, que moram em diferentes regiões do Canadá, falam sobre um determinado tema e contam suas experiências através dos seus olhos com 6 fotos/fatos.

O tema do mês de julho foi particularmente bem difícil de escrever. É impossível gostar mais de um bairro ou mais de outros. Eu tenho vários bairros preferidos por aqui. Então foi uma tarefa bem difícil conseguir sintetizar tudo e escolher apenas um.

O meu bairro escolhido como meu preferido por aqui foi o Beltline. E eu vou mostrar pra vocês os 6 motivos:

1) Central Memorial Park e a Primeira Biblioteca Pública de Calgary

Pra quem me acompanha pelo Snapchat já sabe que eu vivo nesse lugar. Essa praça foi a primeira praça de Calgary e ela possui uma Biblioteca pública, que também foi a primeira de Alberta! É uma praça muito linda no verão, com chafariz, com uma paisagem incrível e vários banquinhos pra sentar.

Foi nela que eu gravei meus primeiros vídeos pro YouTube justamente por ter sido o primeiro lugar que eu vi quando pesquisei sobre Calgary. Eu realmente sou super apaixonada por esse lugar.

2) Stephen Avenue

Essa rua maravilhosa foi um decisivo para a escolha do bairro preferido. Eu moro há duas quadras dela e é meu ponto de bater o cartão toda a semana. Não passo uma semana sem dar uma passada por ali, seja pra procurar alguma coisa, almoçar ou jantar, ou apenas pra tomar um suco de laranja sentada nos banquinhos.

Eu fiz um post bem específico sobre ela e vale a pena vocês conferirem. Qualquer "pincelada" que eu der por aqui, não fará jus a beleza e delícia que é esse lugar.

Então dá uma olhada bem rapidinha aqui!

3) Movimento durante a semana e a tranquilidade dos fins de semana

Se tem uma coisa boa aqui em Beltline é isso! Durante a semana, as ruas estão sempre lotadas, cheias de gente procurando alguma pra fazer, um lugar pra comer. Gente rindo e faceira por causa do verão.

Durante a semana as paradas de ônibus estão cheias, as lojas vendem bem e os pubs estão sempre lotados (o dia inteiro! - vai entender!).

E no fim de semana vem a calmaria. Ah que delícia. As pessoas que geralmente estão nas ruas por aqui nos fins de semana, são as que residem por aqui mesmo. As pessoas que trabalham em Downtown (centro da cidade) lotam o bairro atrás de restaurantes ou indo para o seus trabalhos durante a semana.

No fim de semana dá pra andar sem esbarrar em ninguém e a sensação de paz é muito gostosa. Se você quer mais "agito" no fim de semana, você pode ir até a 17Ave (você encontra muita coisa boa por lá!)

4) Transporte público para todas as direções da cidade: SW, SE, NW, NE.

Então, aqui em Beltline você encontra transporte público para todos os cantos de Calgary. Essa é a foto do CTrain MAP que você encontra em TODAS as paradas de trem e de ônibus aqui em Calgary. Ainda, você consegue utilizar praticamente todas as rotas de ônibus que passa por aqui pra qualquer região da cidade.

Pra quem não sabe, Calgary é dividida por regiões: Sudeste e Sudoeste, Nordeste e Noroeste. Nada de Norte, Sul, Leste e Oeste. No início isso é muito confuso, mas a gente aprende na prática mesmo. E depois fica muito fácil.

Pra ir de uma região a outra, dependendo do lugar, às vezes, precisamos pegar um ônibus ou o trem que atravessa uma rodovia por exemplo. E não são todos os lugares que você consegue pegar um transporte e ir com facilidade.

Aqui em Beltline, você consegue com muita tranquilidade. Nós procuramos um lugar para morar por aqui por indicação de uma amiga que morou por aqui por muitos anos e hoje mora em Porto Alegre. E um dos pontos que ela nos disse foi esse: a facilidade do transporte público.

5) CAR2GO sempre disponível

Se você ainda não sabe o que é o Car2Go, dá uma olhada nesse post aqui, que eu conto tudo sobre como funciona.

Como estamos ao lado do centro, aqui é com certeza a casa dos Car2Go! Sempre tem vários por aqui, por perto. Se você ainda não tem carro, isso é a solução. São raras as vezes que não conseguimos um estacionado em frente ao nosso prédio.

6) Ao lado do Centro e com acesso ao Sistema +15

O bairro Beltline é colado no centro de Calgary. Tanto que muita gente acha que moramos em Downtown. Estamos ao lado das grandes empresas, dos grande prédios que abrigam grandes corporações e assim como outros bairros aqui, fizemos parte daquele aglomerado de prédios do cartão postal da cidade.

Por ser muito perto do centro, temos de tudo por aqui: hospitais, escolas, clínicas médicas, lojas, bares e pubs, mercados comuns e orgânicos, praças e parques, cafeterias, transporte, museus, entre outras coisas.

Temos ainda o acesso ao +15, que é um sistema que interliga todos os prédios do centro da cidade através de passarelas de vidro suspensas (como dá pra ver na foto!), justamente para que as pessoas possam transitar por lá durante o inverno rigoroso sem ter que enfrentar as baixas temperaturas na rua.

Da parte onde eu moro em Beltline, eu estou há 2 quadras de distância de um acesso ao +15. Você consegue ir de um lugar para o outro, sem de fato ter que descer até a rua. E isso no inverno é algo maravilhoso meus amigos. Na foto, ao lado direito, você consegue ver uma plaquinha azul escrita +15 e ali é uma das entradas.

O +15 faz parte do Plano Diretor da cidade de Calgary. Você só consegue construir um prédio no centro se na planta constar a ligação através desse sistema para outros prédios.

Vou deixar aqui o mapa do +15 pra vocês terem uma ideia da abrangência!


Espero que vocês tenham gostado desse post do Projeto 6 on 6 Canada.

E não deixe de conferir os outros 5 posts desse projeto nos blog das outras gurias que falam sobre os seus bairros preferidos nas suas cidades. É super interessante conhecer um pouco através dos olhos delas também!

E não deixe de curtir a página do blog no Facebook, de seguir no Snapchat (marianabday) e no Instagram. Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas gerais e aleatórias sobre o Canadá. E claro, se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

Beijo beijo e até o próximo!