6on6 Canada 2018 - ABRIL: Arte Urbana em Calgary

6on6 Abr 06, 2018

Muita gente tem curiosidade de saber como é a cidade de Calgary, então nesse post do Projeto 6on6 Canada eu venho mostrar mais um pouquinho pra vocês!

Hoje eu vou mostrar um pouco da arte urbana aqui de Calgary. Eu preciso escolher apenas 6 pra mostrar pra vocês, mas olhando minhas fotos e lembrando dos lugares mais turísticos aqui, eu pude contar mais de 15 obras para mostrar.

Não foi fácil escolher essas 6, mas acho que consegui mostrar um pouco do que a gente tem de bonito por aqui.

  1. Wonderland Sculpture
    IMG_3086

O rosto de uma menina representado em 12 metros de altura e ferro. Essa obra de arte, que faz parte da paisagem urbana de downtown, foi criada pelo artista espanhol Jaume Plensa e o conceito da arte representa a esperança e os sonhos dos jovens cidadãos de Alberta e a energia dos jovens.

A escultura tem uma entrada e você consegue ver de dentro como ela se parece. Dependendo do lado que se olha, ou ângulo, você consegue ver uma feição diferente. Ela realmente é muito linda e gigantesca.

  1. The Horseman of the Plains
    IMG_3115

Essa estátua foi construida pelo escultor Louis Phillipe Herbert. Ela fica posicionada orgulhosamente no centro do Memorial Park na 12 ave SW para honrar as tropas canadenses que lutaram na First Boer War na África do Sul. Ela é considerada uma das estátuas equestres mais finas e bem feitas do mundo inteiro.

Convenhamos que o Memorial Park em si é um dos lugares mais lindos de Calgary.

  1. Chief Sitting Eagle
    Captura-de-Tela-2018-04-06-a-s-12.11.58-AM

Essa é a estátua do Chefe da Stoney Nakoda (First Nation de Alberta), conhecido como John Hunter. Ele é conhecido aqui em Calgary e em Alberta toda como um símbolo da Calgary Stampede, evento anual que acontece em Calgary. Pra honrar esse símbolo, a cidade de Calgary contruiu essa estátua em 1988 em frente a Encor Tower, na 7Ave SW com a 6th Street.

  1. “Giving Wings To The Dream” Mural
    Captura-de-Tela-2018-04-06-a-s-12.17.19-AM

Esse mural foi feito pelo artista Doug Driediger em 1995 e fica na 1Str SE com 7Ave SE. Não existe muito uma história sobre esse mural, mas ele é lindo e acho que o nome e a pintura retratam exatamente o que ela se propõe: dar asas a imaginação.

  1. The Famous Five no Olympic Plaza
    famousfivecalgarys

Essa é, sem sombra de dúvidas, a arte urbana que eu mais gosto e mais admiro. Eu sou uma mulher que me considero feminista, mas eu vivo na província mais conservadora do Canadá. E me orgulha muito levar as pessoas a conhecerem esses monumentos.

Pra quem não sabe, essas estátuas são de 5 mulheres nascidas aqui em Alberta, que questionaram a Suprema Corte do Canada, pedindo uma resposta a uma única pergunta: A palavra "pessoas" que está inclusa na Seção 24 do British North America Act de 1867, inclui "pessoas do sexo feminino?" no famoso caso de Edwards x Canada.

As cinco mulheres são Emily Murphy, Irene Marryat Parlby, Nellie Mooney McClung, Louise Crummy McKinney e Henrietta Muir Edwards. Elas criaram uma petição em 27 de agosto de 1927 fazendo essa pergunta. Se elas fossem legalmente consideradas "pessoas", mulheres poderiam ser candidatas ao Senado. E a Suprema Corte do Canadá foi unânime em 24 de abril de 1928 ao dizer que não.

A história delas é gigantesca e acho que vale a pena ir até lá dar uma olhada, porque tudo teve uma grande reviravolta. Elas são conhecidas como as Sufragistas e muitas cidades do Canadá possuem as mesmas estátuas dessas grandes mulheres.

  1. The Family of Man
    IMG_3084

Essas estátuas sempre me chamaram atenção porque eu não conseguia entender a história por trás delas. E na verdade elas não possuem uma. Tem pessoas que dizem que elas são "friendly", mas eu as acho intimidadoras.

Elas são feitas de alumínio e foram criadas pelo artista Mario Armengol, em 1967 para a Expo 67'em Montreal e estavam expostas no British Pavillion por todo aquele verão. Depois da exposição, elas foram compradas por um cidadão de Calgary que as doou para a cidade, onde elas estão desde 1969.



Pra quem não lembra, ou não conhece, o 6 on 6 Canada é um projeto que acontece todo dia 6 de cada mês, onde 6 blogueiras Brasileiras, que moram em diferentes regiões do Canadá, falam sobre um determinado tema e contam suas experiências através dos seus olhos com 6 fotos.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, só procurar lá na página inicial do blog, na barra de pesquisa. Tem posts super legais e você pode acompanhar os outros posts das outras blogueiras que fazem parte desse projeto junto comigo.

Espero que vocês tenham gostado e não deixem de conferir os outros 5 posts desse projeto nos blogs das outras cinco gurias que também falam sobre bebidas no post de hoje, cada uma na sua cidade.

  • Gaby no Canadá - Gabriela em Toronto
  • Like a New Home - Adriane em Ottawa
  • Edmonton Feelings - Juliana em Edmonton
  • Embarque com a Pri - Priscila em Victoria
  • Minha Neve e Cia - Carol em Mississauga


    canada6x6-6--1-

    Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

    Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

    E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

    Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.