Como manter as crianças ocupadas no inverno: Projeto Mães no Canadá 2018 - NOVEMBRO

Mães no Canadá Nov 19, 2018

Que desafio é esse? "A gente mal consegue se manter ocupado/ativo no inverno que dirá as crianças". Sinto muito, mas aqui isso não cola. O motivo é simples: a gente precisa manter as crianças ocupadas pra não enlouquecer. Confesso que fiquei bem intrigada em como abordaria essa tema no Projeto Mães no Canada desse mês, porque não é uma tarefa simples.

Calgary tem diversos playgrounds indoor, cheio de brinquedos, uns baratos, outros nem tanto... mas a verdade é que o desafio real é manter a criança ocupada no dia a dia, fim de semana, quando chega da escola. Ir até o playground é ok, mas a gente cansa de ir lá toda hora e gastar dinheiro...

Manter a Beatrice ocupada nos fins de semana é bem difícil. Ela fica muito entediada e tem o pé que é um leque pra dar uma bandinha (me pergunto por quem será que ela puxou hehe). Os nossos dias começam sempre muito cedo, 7h da manhã já estamos de pé pra uma longa jornada com ela.

No inverno do ano passado, ela era um bebê, então acabava sendo fácil fazer qualquer coisa que quiséssemos, só precisava empacotar a mochila, não esquecer fraldas, pomada e muda de roupa... e claro: as mamadeiras com a fórmula.

Esse inverno mal deu as caras e ela, já com 1 ano e 5 meses - falando pelos cotovelos, fazendo birra e correndo sem parar, já está entediada só de pensar no que vem pela frente.

Então eu comecei a pensar em tudo que temos feito pra mantê-la ocupada e eis que me lembrei das várias fotos que sempre tiro pra registar nossos momentos. Elas vão ilustrar o post de hoje, mostrando um pouco da nossa rotina e dando algumas dicas/ideias pra quem se interessar. Vamos lá?

  1. Brincar no meio dos meus sapatos pode mantê-la entretida por quase 25 minutos, esse tempo no relógio de mãe é MILAGROSO e sempre bem vindo pra dar aquela checada nos e-mails (sem tirar o olho dela é claro!)

2) Colocar ela pra cozinhar a janta junto com a gente, pode render bons minutos de sossego sem ninguém ficar desesperado de fome. Conseguimos sempre uma meia hora fácil aqui em casa quando ela participa das atividades com a gente.

3) Inclusive limpando e organizando a casa - aprendendo desde pequena que quando suja, ela tem que limpar.

4) Mas aqui não tem só atividades dentro de casa não. Ela fica bem impaciente quando quer sair pra dar uma volta e não tem negociação. Ela tem aprendido que quando quer alguma coisa, ela precisa fazer. Ela ta seguindo à risca:

5) Quando a gente desiste e diz "chega: Coloca a roupa de frio nessa criança e vamos correr um pouco pra gastar energia!"

6) A gente apela pra todos os santos. Até pros M&Ms do Walmart que ela adora....

7) Lanchinho na Starbucks de 45 minutos - o máximo de tempo que ela aguenta sem gritar com as pessoas porque quer ir embora e correr, correr, correr, correr... até a gente não saber mais onde levar...

8) Passeio em todas as lojas que tenham sessão infantil: paraíso para os pais desesperados!

9) Vale levar até na Ikea que é de graça!

10) Na biblioteca também porque somos muito cultos e temos várias atividades infantis lá pra crianças da idade dela: inclusive ficar só sentado olhando ela brincar e fingindo costume.

11) Adoramos passeios ao ar livre, onde ela pode brincar bastante e fazer vários novos amigos. Ela ama a natureza e a gente incentiva isso ao máximo.

12) Melhor ainda quando faz amigos na porta de casa.

13) Os brinquedos de encaixar são sucesso aqui depois que chega de qualquer lugar: todos merecemos um descanso não é mesmo?

14) Conversar com a família no face time também ajuda a ocupar o tempo dos pequenos e matar saudades. "Dois coelhos com uma cajadada só" (pior frase pra se usar, eu sei, mas na falta de outra melhor vai essa mesmo!) Um nariz ranhento de correr na rua, olhos pequenos cansados... sinal de que estamos no caminho certo!

15) E por último aquela carinha clássica de "all done" - "to exausta, pelo amor de deus alguém me dá banho porque eu to uma inhaca e preciso dormir pra começar um dia cheio de novas aventuras amanhã..."


O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos 13 mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrá-los através da barra de pesquisa, na página inicial do blog. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.

Vocês ainda podem acompanhar as outras abordagens feitas pelas outras mamães que fazem parte desse projeto junto comigo:

Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá
Carol (Vancouver, BC) - Fala Maluca
Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria
Adriane (Ottawa, ON) - Like a New Home
Carol (Mississauga, ON) - Minha Neve e Cia
Vanessa (Calgary, AB) - Partiu Canada BR
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando
Renata (Burnaby, BC) - Mala Inquieta
Amanda (Winnipeg, MB) - Viva Manitoba                                                                      Livi (Toronto, ON) - Baianos no Polo Norte                                                                  Dani (Toronto, ON) - Vidal Norte


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Por lá eu também produzo bastante conteúdo legal e informativo sobre a cidade de Calgary, onde eu moro atualmente. E claro, se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

Fique à vontade para sugerir novos temas para o nosso projeto e para o blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.