Como mantemos o português no dia a dia da Beatrice aqui no Canadá - Projeto Mães no Canadá: Agosto 2019

Mães no Canadá Ago 20, 2019

Existe uma pergunta bem recorrente em todas as minhas redes sociais, quando eu mostro algo relacionado a Beatrice: "Ela fala só inglês?" "Ela também fala português?". Eu já respondi algumas vezes essas perguntas e hoje quero contar para vocês um pouco mais sobre isso.

A Beatrice é uma criança bilingue. Ela fala inglês e português. Acredito que o inglês é um pouco mais forte devido ao fato da daycare ser canadense, ou seja, apenas inglês. Nesse caso, como mantemos o português vivo no dia a dia dela?

Confesso que é bem difícil, até porque nós falamos muitas coisas em inglês. Eu não entendia - e achava bem desnecessário inclusive, aquelas pessoas que vem morar fora do Brasil e passam a falar várias coisas em inglês. Eu me perguntava "o que passa na cabeça dessas pessoas se exibindo". Hoje eu vejo que não é bem assim.

A gente realmente adota palavras em inglês porque são mais fáceis e expressam melhor várias coisas. Da mesma maneira que  - pode cair pedra do céu - não existem palavras em inglês para expressar algo que expressamos tão bem no português. Nossa vida profissional é em inglês. Nossa vida social muitas vezes é em inglês. E com a Beatrice não é diferente.

Mas nós temos várias regras em casa para podermos manter o português da vida dela.

  1. Falar somente português dentro de casa: Quando falamos algo em inglês, prontamente já repetimos em português. E assim vamos ensinando vários significados pra ela. Na rua acabamos falando em inglês com outras pessoas e ela estranha bastante.
  2. Conversar com a família via facetime: Nós precisamos manter isso vivo dentro dela, ela precisa aprender o português para poder se comunicar com a família.
  3. Ler livros em português COM ela: Isso é algo que eu sempre faço questão. Pegamos os livros em inglês e eu vou lendo em português e conversando com ela.
  4. Televisão em português: Mundo Bita é algo bem recorrente aqui em casa (quem nunca amigos?). A Masha e o Urso também são amigos inseparáveis. Nós colocamos o áudio no português e conversamos sobre as ações específicas de cada personagem. Ela conta algumas coisas em inglês pra gente sobre o desenho e nós prontamente já continuamos a conversa em português.
  5. Ler livro em português PARA ela: Eu leio todos os dias algumas páginas de Harry Potter - em português - pra ela. Resumo a história que eu li com palavras que sejam fáceis pra ela usar depois também.

Eu ainda tenho alguns planos para fortalecer o português no dia a dia dela, como ela ainda é muito pequena, ela não sabe ler ou escrever (faz do jeito dela), então por enquanto são apenas planos.

Um deles é fazer aula de português e eu mesma pretendo ensinar. Na próxima visita ao Brasil, vou comprar um livro didático para começar a me preparar para poder ensinar.

Também tentamos ao máximo mostrar tudo sobre a cultura brasileira para ela, para que assim ela crie um apego e uma curiosidade sobre esses assuntos, incentivando a leitura e o aprendizado.

Para tudo isso eu conto com a ajuda de várias pessoas, entre elas o Fernando meu marido, minha mãe e outras amigas que são pedagogas e tenho certeza que me ajudarão ao máximo manter o português da minha pequena.

__________________________________________________________

O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos várias mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrá-los através da barra de pesquisa ou nas abas da página inicial do blog. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.

Vocês ainda podem acompanhar as outras abordagens feitas pelas outras mamães que fazem parte desse projeto junto comigo:

Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá
Carol (Vancouver, BC) - Fala Maluca
Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria
Livi (Toronto, ON) - Baianos no Pólo Norte
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando
Amanda (Richmond, BC) - Viva Canada
Dani (Toronto, ON) - Vidal Norte

________________

Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.

Lá vocês podem encontrar muitas dicas sobre a cidade de Calgary, lifestyle e maternidade. E claro, através dos Stories do Instagram acompanhar o meu dia a dia na cidade, com muita informação útil, curiosidades e autenticidade.

Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar com os amigos e a família, nas redes sociais e no WhatsApp.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.