/ 6on6

6 coisas que eu faria diferente se mudasse hoje para Calgary - Projeto 6on6 Canada: Fevereiro 2020

Eu fiquei horas pensando sobre o que eu faria diferente caso chegasse hoje aqui em Calgary. Mas a verdade é que eu não teria mudado absolutamente nada. Tudo que eu fiz, vivi e aprendi quando cheguei aqui, serviu pra formar a pessoa que eu sou hoje também.

Mas claro que poucas coisas eu poderia ter feito diferente e que SIM, fariam diferença na vida que eu levo hoje.

1) Pesquisaria sobre o modelo de governo, leis e política canadense na prática antes de vir

Eu sempre pesquisei e estudei muito sobre modelos de governo, política, como as coisas funcionavam. Mas eu fui atrás da teoria. Não tinha essa facilidade que temos hoje em dia com o instagram e simplesmente não existia ninguém em Calgary que escrevesse em português (eu não falava bem o inglês ainda).

Eu gostaria de ter pesquisado mais e entendido mais as coisas no início. Hoje, com muita informação e vontade de estudar, eu já entendo bem como as coisas funcionam e me espanto muito de ver pessoas vindo pro Canadá com uma ideia totalmente diferente do que realmente é.

Se hoje eu to aqui de boa e em paz com meu novo país, é porque eu entendi como ele funciona.

2) Teria lido mais sobre o Canadá não possuir medicina preventiva e APRENDER como o sistema funciona

Eu - e acredito que boa parte dos imigrantes que vem pra cá - sempre pensei que: Canadá=saúde pública maravilhosa e de qualidade=não pagar nada por isso=alívio e melhor coisa que existe.

Não se enganem meus queridos. O modelo de saúde canadense não é preventivo e isso é uma coisa que me indigna absurdamente até hoje. Eu fico furiosa com o modelo de saúde pública canadense. Ele funciona? COM CERTEZA. E funciona muito bem para muitas coisas.

Mas tem outras que me deixam muito triste. Na prática, eu odeio ter que ficar esperando 10 meses por um especialista ou 5 horas em uma emergência de hospital com uma bebê que acabou de convulsionar. Canadá não tem medicina preventiva, eles esperam a gente ficar doente para fazer alguma coisa. Isso me deixa muito furiosa. Mas em compensação temos médico de família sempre disponíveis, hospital de ponta. Se algo estiver errado eles vão revirar e tentar descobrir - sempre tem exceções aqui gente, como em qualquer outro lugar do mundo.

Então a minha expectativa seria um pouco mais baixa caso viesse hoje para o Canadá. E claro, teria estudo mais e tentado entender melhor como eles funcionam.

3) Não teria engravidado no primeiro ano de Canadá

Don't get me wrong. Mas isso é algo que a gente que é mãe expatriada tem todo o direito de falar. Não quer dizer que eu não queria ter tido minha filha, não quer dizer que eu não a ame, não quer dizer que eu não a tivesse desejado. Quer dizer apenas que eu esperaria um pouco mais para engravidar. Esperaria para conhecer melhor a cidade e como as coisas funcionavam. Esperaria pra poder trabalhar mais, melhorar inglês, juntar dinheiro e entrar no college. Um plano adiado. E tá tudo bem nisso também, não me arrependo de maneira nenhuma, mas faria diferente hoje.

4) Tiraria minha carteira de motorista assim que eu cheguei

Não é fácil e a gente sempre acha que pode fazer isso depois. Se eu chegasse aqui hoje, seria a primeira coisa que eu faria na primeira semana! haha Aprenderia a dirigir aqui, tiraria minha carteira e começaria a dirigir o mais rápido possível.  

5) Começaria a estudar inglês imediatamente

Se eu chegasse aqui hoje, a primeira coisa que eu faria era procurar uma BOA escola de inglês e começaria estudando. Na verdade teria feito meu planejamento lá no Brasil contando com o dinheiro para pagar 1 ano de escola de inglês. Eu amo aprender coisas novas e ainda encontro muita dificuldade para entender muitas das conversas com a minha filha pequena. Passei tanto perrengue no início da minha gravidez por não saber e não entender direito o inglês. Hoje faria isso diferente. Mas a vida é uma escola e eu aprendo todos os dias alguma coisa nova.

6) Teria mantido minha pessoal mais privada, NUNCA teria criado canal no youttube e criaria apenas conteúdo para o instagram

Sim, teria mantido a minha vida um pouco mais privada desde o início. Eu não tinha dimensão de quantas pessoas me seguiam na época no Snapchat. Como era a única brasileira em Calgary mostrando a vida e a rotina nas redes sociais em 2016, nos dois primeiros meses eu já acumulava mais de 2 mil pessoas seguindo a minha conta lá. Muita gente sabia da nossa vida particular e isso começou a me incomodar muito quando eu engravidei.

Foi por isso que excluí o Snapchat e comecei do zero no instagram. Queria um público mais real, pessoas reais me seguindo e não só pessoas aleatórias que não faziam ideia sobre o que eu falava. É por isso que vocês provavelmente nunca verão um tour completo pela minha casa ou tour pelo quartinho da Beatrice. Eu sei que muita gente quer ver esse tipo de conteúdo, mas eu prefiro manter essa parte mais privada.

Eu nunca teria criado canal do youtube - sabem porque? PORQUE pra mim não existe rede social mais chata de se alimentar. Eu simplesmente odeio fazer os vídeos, odeio os roteiros, odeio editar. Eu gosto da espontaneidade do instagram, da agilidade com que se consegue entregar o conteúdo lá. Eu amo assistir youtube, mas só voltaria pra lá se alguém editasse tudo pra mim haha

Enfim, espero que vocês tenham gostado dessas pequenas dicas que na época teria me ajudado bastante antes de vir :)

_________________________________________________________

Pra quem não lembra, ou não conhece, o 6 on 6 Canada é um projeto que acontece todo dia 6 de cada mês, onde 6 blogueiros Brasileiros, que moram em diferentes regiões do Canadá, falam sobre um determinado tema e contam suas experiências através dos seus olhos com 6 fotos.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, só procurar lá na página inicial do blog, na barra de pesquisa. Tem posts super legais e você pode acompanhar os outros posts dos outros blogueiros que fazem parte desse projeto junto comigo.

Gaby no Canadá - Gabriela em Toronto

Casei e Mudei - Elisa em Edmonton

Embarque com a Pri - Priscila em Victoria

Vidal Norte - Dani de Newmarket

Vivendo em Hamilton - Reinaldo de Hamilton

__________________________________________________________

Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas gerais e aleatórias sobre o Canadá. E claro, se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

Fique à vontade para sugerir novos temas para o nosso projeto e para o blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!

6 coisas que eu faria diferente se mudasse hoje para Calgary - Projeto 6on6 Canada: Fevereiro 2020