/ brasileiros em calgary

A pandemia do Coronavirus em Alberta - 2020

Eu relutei bastante em escrever esse post. Todas as informações estão disponíveis em todos os sites oficiais e de notícias. Só não vê o que realmente tá acontecendo quem não quer.

Mas com o desencontro de informações que eu tenho lido e ouvido no instagram, eu resolvi escrever um post com algumas informações e contar como estamos lidando com isso aqui no Canadá, mais especificamente na Província de Alberta e nesse post aqui você pode conferir como vão funcionar as fases de reabertura na província e na cidade de Calgary.

No Canadá, nós já tivemos mais de 82 mil casos do COVID19 confirmados e mais de 232 mil pessoas testadas. Mais de 6 mil pessoas já morreram no Canadá. Em Alberta nós já tivemos mais de 6.800 casos, 869 pessoas no hospital e 135 pessoas já perderam a vida aqui na nossa Província - até o dia 24 de Maio de 2020.

Todas as pessoas que apresentam qualquer sintoma, está sendo testada. Eles também estão conduzindo testes em pessoas aleatórias sem sintomas, para verificas os assintomáticos e como o vírus pode estar se espalhando - porque não se enganem: o vírus continua se espalhando e todos os dias temos novos casos.

Pra saber se você precisa ser testado, caso tenha algum dos sintomas ou se encaixa em algum grupo que teve algum contato com a doença, você pode ligar ara o 811 ou fazer a avaliação online, é só clicar nesse link.

Se você tiver com algum sintoma, faça a avaliação e fique em quarentena por no mínimo 10 dias. Se você tiver sintomas graves e precisar ser encaminhado para o hospital, você precisa ligar para o 911.

E para aqueles que ainda estão perdidos na vida e não sabem sobre os sintomas mais comuns, aqui vai uma lista:

Nós continuamos com todas as regras de distanciamento social, encontros de até 15 pessoas em casa  - com 2m de distância, 50 pessoas em um mesmo espaço aberto ao ar livre - respeitando os 2m de distância também. Aqui nesse link você tem acesso a todas as informações a respeito desse assunto.

O uso da máscara é EXTREMAMENTE recomendado - os canadenses que eu conheço dizem: leia-se obrigatório. O Canadá é muito educado pra te dizer que tá te obrigando a fazer alguma coisa.

Se você continua saindo e não usando máscara: shame on you. Você deveria ter consciência social  - ainda mais morando em um país como o Canadá, que faz de tudo pra te proteger - e usar a máscara para proteger as pessoas ao seu redor.

Não é porque muita gente não faz o uso dela que você deve tomar isso como certo. Eu uso máscara em todos os lugares que eu vou - quando vou. Não se tem muitos resultados em benefício próprio, mas se você é assintomático você ajuda a não espalhar mais o vírus por aí. Por mais que digam - "isso vai da consciência de cada um". Com certeza. Mas o momento agora é de união e de pensamento coletivo. A gente precisa olhar para o coletivo e fazer a nossa parte.

Aqui nesse link oficial do governo, tem todas as informações a respeito do uso das máscaras e como ajudar a não espalhar mais o vírus.

O governo de Alberta disponibilizou muito material pra ajudar as pessoas a lidarem com tudo que está acontecendo. Eles disponibilizaram um documento para nos ajudar a explicar o Corona Vírus para as crianças pequenas, você pode acessar o material clicando aqui.

Eles também disponibilizaram um material para crianças maiores e adolescentes (serve pra gente adulta também!), extremamente explicativo:

Você também pode encontrar ajuda para lidar com o stress mental de tudo que está acontecendo nesse link aqui.

Nesse link aqui, você encontra uma lista com todos os tipos de ajuda que o governo tá disponibilizando para várias situações, é bem explicado e você consegue identificar facilmente toda a ajuda oferecida.

Nós recebemos updates diários tanto do governo federal quanto provincial. Nos últimos dias eles anunciaram que os updates provinciais seriam feitos a cada 2 dias se nada mudasse até lá. Nós vivemos dias bem difíceis como todos os países do mundo, mas o governo tá empenhado em diminuir os impactos econômicos que a pandemia trouxe pro nosso país.

Nesse link vocês podem conferir todos os updates já realizados pela nossa Chefe de Saúde.

Nós tivemos todas as atividades canceladas até dia 31 de Agosto de 2020 aqui em Calgary. A Stampede foi cancelada. O Folk festival foi cancelado. O Canada Day foi cancelado. O rombo que isso traz no bolso do trabalhador é imenso. A gasolina chegou a custar $0.60 por aqui.

Muita gente perdeu o emprego e não tem previsão de volta. O Governo tá oferecendo um auxílio maior do que o seguro desemprego para que as pessoas continuem em casa e se sustentando e para que o impacto não seja absurdamente devastador - mais do que o que já está sendo.

Clicando aqui você tem acesso a uma lista de todos os benefícios financeiros que o governo está proporcionando para a população.

Todas as informações desse post foram tiradas do site oficial do Governo de Alberta: você consegue ter acesso a todo o conteúdo em inglês clicando aqui.

________________

Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.

Lá vocês podem encontrar muitas dicas sobre a cidade de Calgary, lifestyle e maternidade. E claro, através dos Stories do Instagram acompanhar o meu dia a dia na cidade, com muita informação útil, curiosidades e autenticidade.

Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar com os amigos e a família, nas redes sociais e no WhatsApp.

Até o próximo!

A pandemia do Coronavirus em Alberta - 2020