Alimentação nas escolas canadenses - Projeto Mães no Canadá: Outubro 2020
Esse é um tema que muitas pessoas me perguntam a respeito: como é a alimentação das crianças nas escolas por aqui. Muita gente vai dizer que é horrível, que as crianças comem extremamente mal. Mas eu sempre digo que você precisa entender a cultura local do lugar onde você vive para falar isso com propriedade.
Eu não tenho conhecimento para falar sobre as escolas em geral - até porque sei que muitas crianças devem levar a comida de casa e muitas outras comem nos refeitórios e bares das escolas. Eu posso falar apenas da minha experiência com daycare e pre-school.
Mas não, as crianças brasileiras que moram aqui não comem arroz, feijão e carne no almoço da escola. E isso causa uma estranheza absurda. Porque a gente cresce com o arroz e o feijão sendo parte do nosso prato - até me sinto mal ao escrever isso sabendo que milhoēs de crianças crescem sem de fato ter o que comer.
No começo da vida escolar da Beatrice, eu achava muito estranho o almoço ser pizza de couve-flor com molho de tomate, cogumelos e frango. Acompanhado de sopa de lentilha e cenoura com humos. Ou as vezes o almoço era chilli com pão pita, vegetais crus e cozidos com frutas. Ou quesadillas de tofu com manga (oi? haha).
Eu levei um tempo até me acostumar com isso. As daycares - pelo menos as que a minha filha frequenta/ou e as das minhas amigas próximas - servem comidas bem saudáveis. Mas elas são apresentadas e servidas de uma maneira diferente da nossa.
A Beatrice come alimentos que eu não costumo fazer em casa - da mesma maneira que ela come em casa coisas que ela não vê na escola. Ela só come cogumelos crus por exemplo. Ela ama brócolis e adora bater um pratão de arroz com feijão. Ela adora sushi e come o peixe cru com vontade. Mas ela ama tofu e falafel.
Na escola em que ela está agora, só são servidos alimentos orgânicos. Eles inclusive tem uma horta onde todos aprendem a plantar e cultivar o alimento. Toda semana recebemos um saco cheio de tomatinhos!
Eu posso mandar todos os dias um lanche pequeno para após as 4pm, o preferido dela é queijo, berries ou qualquer outra fruta e iogurte. Mas nós não podemos mandar nada doce ou qualquer tipo de bolo/sucos. A Beatrice não consome leite animal (apenas alguns poucos derivados) então ela toma leite de coco na escola - já que não podemos mandar nada com nuts em razão de alergia de outros estudantes.
Nós temos um menu diferente toda semana e eles consomem todos os dias todos os grupos alimentares necessários. Tudo é sempre acompanhado de muitas frutas e vegetais.
É inegável que é extremamente diferente, mas na hora de escolher uma daycare/pre-school pros seus filhos, pergunte sobre a comida, questione, sugira pratos da sua cultura.
A comida sempre foi algo bem importante para gente, Beatrice sempre comeu muito bem quando pequeninha, hoje ela já tem as suas preferências e gostos. E a gente vai driblando aqui!
E vocês? O que acham sobre a alimentação aqui? Me contem nos comentários ou me mandem uma mensagem no instagram do blog! @marianadayblog
______________________________________________________
O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos várias mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.
Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrar todos aqui. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.
Vocês ainda podem acompanhar outras abordagens feitas por outras mães que fazem parte desse projeto junto comigo:
Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá
Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria
Livi (Toronto, ON) - Baianos no Pólo Norte
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando
Dani (Toronto, ON) - Vidal Norte
Nayara (East Gwillimbury, ON) - My Family no Canada
Cassandra (Burnaby, BC) - Canada Br
Musa Magalhães (Toronto, ON) - MamãeMusa
________________
Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.
Lá vocês podem encontrar muitas dicas sobre a cidade de Calgary, lifestyle e maternidade. E claro, através dos Stories do Instagram acompanhar o meu dia a dia na cidade, com muita informação útil, curiosidades e autenticidade.
Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar com os amigos e a família, nas redes sociais.
Até o próximo!