Como amenizar a culpa materna de criar os nossos filhos longe da nossa família - Projeto Mães no Canadá: Fevereiro 2020

mães Fev 20, 2020

‌Esse mês eu fiquei muito pensativa sobre esse assunto. Quando esse post for publicado, eu estarei no Brasil depois de dois anos, curtindo minha família. Mas o fato é que é muito complicada essa coisa chamada culpa.

Já diz o ditado né: "Quando nasce a criança, nasce a mãe e nasce a culpa."Eu não acreditava que essa culpa fosse ser tão presente na minha vida. Mas ela tá aqui, sempre presente em absolutamente tudo que a gente faça.

E como eu amenizo essa dor de ferida aberta ao ver os meus pais e o filho da minha irmã correndo e brincando, e saber que a minha filha NUNCA vai ter isso? A não ser nas férias (e só naquelas em que conseguirmos nos encontrar)? Essa dor me corrói por dentro. Ela não vai ter o que eu tive. Ela não vai ter o que os primos dela tem. E eu não to falando de coisas materiais... eu to falando de sentimento, de carinho, de contato e de convívio.

Infelizmente essa é uma dor que nós todos precisamos aprender a conviver. Ela culpa por vezes me consome, mas todas as vezes que ela aparece aqui - sem avisar diga-se de passagem - eu sempre tento me lembrar por quais motivos eu resolvi vir embora pra cá. Aí eu coloco na balança: "saúde, segurança, educação, qualidade de vida X convívio com a família no meio da insegurança em todos os sentidos que hoje é viver no Brasil pra mim". Valem a pena?

Não dá pra dizer porque eu não fui mãe lá. Eu não sei como é que é. A verdade é a gente não consegue contabilizar o que vale mais a pena aqui porque a gente tapa um pé e destapa o outro.

A maneira que eu encontro de me livrar dessa culpa é pensar em todas as outras coisas maravilhosas que a gente pode dar pros nossos filhos morando aqui. Não só material, mas a sensação de pertencimento a um lugar que é mai seguro e com mais qualidade de vida.

A Beatrice não vai sentir saudade do que ela não conhece. Ela vai se questionar e NOS questionar quando ela for mais velha e eu to pronta para poder explicar todos os motivos que me fizeram vir embora para que um dia eu pudesse ter filhos e me sentir segura com eles e na criação deles. Eu vou explicar que infelizmente a gente precisa abrir mão de muitas coisas na vida para que outras possam aparecer e nos fazer quem somos hoje.

Então sim, a culpa tá aqui? Tá. Ela tá sendo um incômodo? Ainda não. Pode vir a se tornar um? Talvez. E como a gente remedia isso? Com muito amor e carinho aos nossos pequenos tentando sempre contar a verdade dos fatos e explicando pra eles que a gente faz o melhor que a gente pode com aquilo que a gente tem.

______________________________________________________

O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos várias mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.

Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrar todos aqui. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.

Vocês ainda podem acompanhar outras abordagens feitas por outras mães que fazem parte desse projeto junto comigo:

Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá

Carol (Vancouver, BC) - Fala Maluca

Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria

Livi (Toronto, ON) - Baianos no Pólo Norte

Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando

Amanda (Richmond, BC) - Viva Canada

Dani (Toronto, ON) - Vidal Norte
‌‌
‌Nayara (East Gwillimbury, ON) - My Family no Canada

Cassandra (Burnaby, BC) - Canada Br

Musa Magalhães (Toronto, ON) - MamãeMusa

________________

Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.

Lá vocês podem encontrar muitas dicas sobre a cidade de Calgary, lifestyle e maternidade. E claro, através dos Stories do Instagram acompanhar o meu dia a dia na cidade, com muita informação útil, curiosidades e autenticidade.

Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar com os amigos e a família, nas redes sociais.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.