Feriados e datas importantes no Canadá em 2020 - pra você não perder nada por aqui!

Todo mudo gosta de saber quando é que vai ter feriado pra poder dar aquela descansada. No Canadá não é diferente meus amigos.

Quem trabalha no feriado, ganha o valor da sua hora trabalhada + 50% adicional, então não se espantem de ver todo mundo querendo trabalhar no feriado haha

Pra organizar as férias também vale a pena ter em mente as datas para entender que tipo de programação vai ter por aqui e pesquisar com calma passagens aéreas e hotéis.

__________________________________________________________

1 de Janeiro - Ano Novo: Feriado para todo mundo. Muitos lugares abrem pra celebrar, mas a maioria fecha mesmo.

25 de Janeiro - Ano Novo Chinês: Não é exatamente feriado aqui no Canadá, mas como temos muitos imigrantes e descendentes chineses e asiáticos muitos lugares comemoram.

14 de Fevereiro - Valentine’s Day: Dia dos namorados no Canadá, não é feriado mas muitos lugares fazem muitas promoções e movimenta bastante o comércio.

17 de Fevereiro - Family Day: Dia da família em algumas províncias do Canadá, incluindo Alberta! Temos muitos eventos na cidade e é um dia super legal, aqui em casa nós adoramos comemorar esse feriado!

8 de Março - Começo do horário de Verão: Não é feriado mas é o dia que adiantamos o relógio em uma hora. É bem controverso, muita gente odeia... eu amo horário de verão!

17 de Março - St. Patrick's Day: Dia de São Patrício, todo mundo se veste de verde, toma cerveja com corante verde e faz festa na rua. Não é feriado, mas todo mundo vai embora mais cedo do trabalho pra celebrar - principalmente em bares e pubs irlandeses.

10 de Abril - Sexta-feira Santa: É feriado nacional com exceção do Quebec.

13 de Abril - Segunda-feira de Páscoa: É feriado nacional só em Quebec. Aqui em Alberta algumas empresas deixam os funcionários tirar um feriadão prolongado ou escolher entre um e outro.

10 de Maio - Dia das mães: Tem vários eventos para as mamães nesse dia - sempre cai em domingos - e os preços dos restaurantes aumentam absurdamente.

18 de Maio - Victoria Day: Aniversário da Rainha Victoria e é celebrado em todo Canadá.

21 de Junho - Dia dos pais: Igual o dia das mães, tudo fica mais caro e tem vários eventos na cidade. No dia 21 de junho também se comemora o dia do Aborígene, só no Northwest Territories é feriado.

24 de Junho - Feriado de St. Jean Baptiste: Só é celebrado no Quebec.

2 últimas semanas de Junho: Começam as férias escolares de verão e a alta temporada no Canadá!

1 de Julho - Canada Day: Aniversário do Canadá, é feriado e todo mundo vai aproveitar os diversos eventos que todas as cidade canadenses oferecem. Já falei sobre esse feriado aqui e aqui.

3 a 12 de Julho - Stampede: Não é feriado, mas o empregador precisa te liberar para assistir ao desfile da Calgary Stampede se você quiser. É o maior evento Country do mundo! A cidade fica lotada de gente do mundo inteiro. Muita festa, shows, bebida e diversão. É uma das épocas mais divertidas na cidade!

3 de Agosto - Feriado Cívico: Apenas algumas províncias do Canadá celebram esse feriado: Alberta, British Columbia, Ontario, Saskatchewan, New Brunswick e Nunavut.

Agosto - Calgary Pride Parade: As grandes cidades canadenses sempre fazem uma parada de orgulho LGBTQI no mês de agosto, para celebrar o amor.

7 de Setembro - Dia do Trabalho: É feriado pra todo mundo e é o último dia de férias de verão escolares. No dia seguinte é sempre um caos absoluto no trânsito e transporte público em geral.

12 de Outubro - Thanksgiving: Dia de Ação de Graças no Canadá e eu já contei o que significa aqui e já escrevi outros textos sobre o assunto aqui, aqui e aqui. É um dos feriados mais celebrados no Canadá.

31 de Outubro - Halloween: Não é feriado, mas é uma data que todo mundo se fantasia e sai pra pedir doce na rua. 2019 foi a primeira vez que levamos a Beatrice para pedir doces no bairro e ela adorou. É bem divertido e todo mundo participa. Eu já escrevi vários posts sobre o assunto e você pode conferir aqui, aqui, aqui e aqui.

11 de Novembro - Remembrance Day: É feriado federal no Canadá em memória aos soldados que perderam suas vidas na Primeira Guerra Mundial. É muito comum ver todo mundo usando um pequeno broche em forma de papoula, porque ela é o símbolo dessa data em razão do poema escrito pelo médico canadense John McCrae, que serviu na guerra e viu seu amigo e soldado morrer no campo de batalha. Eu já contei sobre esse feriado aqui.

29 de Novembro - Black Friday: O Thanksgiving nos EUA é celebrado em um dia diferente do Canadá. Na sexta-feira que antecede o feriado, eles tem o famoso black friday onde tudo entra em promoção. E o Canadá, mesmo com o thanksgiving acontecendo praticamente 1 mês antes, se aproveita da black friday. Não é feriado mas é o dia que a gente fica louco - as promoções canadenses não são tão atrativas como nos EUA.

25 de Dezembro - Natal: O dia 24 não é feriado, só o 25 mesmo (assim como no Brasil e muita gente não sabe!). Vários lugares abrem pra almoço ou jantar e fica tudo mais caro também.

26 de Dezembro - Boxing Day: Essa é a nossa verdadeira "black friday". Tudo em promoção e descontos reais muito bons. Aqui sim a gente vai a loucura.

31 de Dezembro - Véspera de Ano Novo: Não é feriado mas o povo já começa a fazer aquele corpo mole entrando no clima. Dia seguinte é feriado.

Aqui nesse link você pode conferir outros feriados regionais no Canadá também.

__________________________________________________________

Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.

Lá vocês podem encontrar muitas dicas sobre a cidade de Calgary, lifestyle e maternidade. E claro, através dos Stories do Instagram acompanhar o meu dia a dia na cidade, com muita informação útil, curiosidades e autenticidade.

Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar com os amigos e a família, nas redes sociais e no WhatsApp.

Até o próximo!