Living in YYC - Onda de calor e fumaça em Calgary por Patrícia S.

livinginyyc Set 05, 2018

Dia 10 de agosto de 2018, o dia mais quente da história já registrado na cidade de Calgary: 36.5°C!

Para nossos padrões brasileiros pode não parecer tanta coisa, mas para essa terra que é mundialmente conhecida pelo inverno rigoroso foi um dia que ficará na memória. Foi assunto na TV, no transporte público e no trabalho, todos reclamando. Aqui o clima é muito seco, a umidade do ar geralmente está nos 30% e nesse dia específico chegou a ficar apenas 13%! Na província de Alberta, várias outros lugares também registraram temperaturas recordes, em Medicine Hat chegou a fazer 40.4°C!

Captura-de-Tela-2018-09-05-a-s-3.04.07-PM

Eu fiquei com a sensação de que respirar era mais difícil e realmente dava para sentir o ar quente entrando pelo nariz. Alertas no celular/e-mail para se manter hidratado e na sombra eram constantes.

Além desse calor todo, outro fator que complicou a vida dos calgarians são os incêndios florestais que estão acontecendo na nossa província vizinha, British Columbia (BC). Por causa da movimentação dos ventos, a fumaça está
toda vindo para cá, a qualidade do ar piora muito a ponto de o governo emitir alertas oficiais, no sábado dia 11 de agosto chegamos ao nível 10 (o máximo de alerta!) no índice de risco da qualidade do ar.

Captura-de-Tela-2018-09-05-a-s-3.04.20-PM

Nós aqui sofremos com a fumaça, mas o pessoal de BC é afetado ainda mais, milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas e no momento que escrevo esse texto temos mais de 500 incêndios ativos na província de BC! Os incêndios são naturais e maioria começa por causa de raios e como são áreas gigantescas fica bem difícil controlar.

Captura-de-Tela-2018-09-05-a-s-3.04.33-PM

Infelizmente, as previsões para os próximos verões não são animadoras, atualmente 30% da população mundial é exposta a pelo menos 20 dias de “calor mortal” por ano, em 2100 esse número chegará em 74%, e Calgary é um exemplo de uma área que antes não era atingida por ondas de calores tão intensas.

Além disso, com o mundo aquecendo, as cidades tendem a aquecer ainda mais, o asfalto e concreto agem como esponjas de calor durante o dia que acabam aquecendo o ambiente também durante a noite, então aparelhos de ar condicionado literalmente salvam a vida de quem pode pagar enquanto deixam o ambiente ainda mais quente do lado de fora para quem não pode.

Enfim, para um leitura mais aprofundada sobre essa questão do calor com a
desigualdade social, recomendo muito esse artigo do The Guardian.

E se você está se preparando para vir ao Canadá e está pensando apenas no frio, fique atento! Aqui também tem verão e esquenta bem! Pode trazer suas roupas de calor do Brasil que vai usar sim!


Captura-de-Tela-2018-05-10-a-s-10.44.51-AM

Você pode acessar o instagram da Pati aqui: @pat_experiences


Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram e de acompanhar o nosso canal lá no YouTube.

Por lá eu escrevo várias dicas sobre a cidade de Calgary, AB, Canadá, onde eu moro atualmente e outras dicas sobre o Canadá. E se você gostou desse post, não deixe de compartilhar.

E claro, não deixe de sugerir novos temas pro blog. Eu vou adorar conversar e escrever mais sobre o assunto que vocês queiram saber sobre a cidade de Calgary em geral.

Até o próximo!

Marcadores

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.