Reflexão sobre as minhas expectativas para o ano de 2020 - Projeto Mães no Canadá: Dezembro de 2020
Para poder escrever esse texto, eu tive que voltar lá no meu último post do ano de 2019 para saber sobre o que eu iria escrever para esse post de 2020.
Se você não viu o post sobre as minhas expectativas para o ano de 2020, você pode clicar aqui e conferir. Vai fazer sentido ler ele primeiro e depois continuar a leitura por aqui.
Eu escrevi aquele post com muito amor e humildade no meu coração. Nós estávamos passando pela difícil fase dos dois anos, das birras, da falta de comunicação. Eu estava estressada com trabalho, cansada. E hoje, relendo aquele post eu me sinto ao mesmo tempo orgulhosa de ter alcançado vários dos meus objetivos e ingênua ao mesmo tempo.
Meu Deus que 2020 foi esse hein? Quando eu achei que a maior das minhas preocupações seria a respeito da empatia pela minha filha, pelos nãos absolutos. Eu fico muito orgulhosa de dizer que SIM - eu consegui melhorar E MUITO nesse aspecto.
Eu me sinto mais presente na vida da Beatrice, na educação dela. Ficou mais fácil a comunicação entre a gente com certeza absoluta. Ela é mais velha, entende melhor as minhas explicações e eu me sinto mais pronta e preparada para dar aquelas respostas mais complicadas quando eles exigem.
Eu também me sinto mais empoderada com relação as minhas atitudes, eu vejo hoje que eu não preciso ficar me explicando - porque você faz assim ou assado alguma coisa.
Eu entendi que eu e a Beatrice somos parte do mesmo mundo e que ela tem o lugar dela aqui, que o meu lugar é o de proteção, carinho, amor e cuidado. Sabe aquela ansiedade da separação? Acho que eu também acabei vivendo ela no ano de 2020.
A pandemia veio pra me mostrar que eu não tenho controle de absolutamente nada nessa vida. Nós precisamos ficar em casa por 5 meses - só eu e ela. Fernando trabalhou durante esse tempo e eu e a Beatrice precisamos nos conhecer novamente, como seria a nossa nova rotina. Como ter empatia pelas birras dela? Eu aprendi - confesso que na maioria das vezes é um exercício absurdo, mas tem dado certo.
Esse ano aprendemos tantas coisas juntas porque nós tivemos TEMPO. Muitos dos nossos sonhos e metas foram adiados, mas tantos outros que não estavam nos planos tomara o seu lugar. Nós conseguimos desfraldar a Beatrice totalmente em menos de 1 ano e isso não era uma das nossas metas - mas aconteceu e nós abraçamos a oportunidade. Nós fortalecemos nossos vínculos, falamos e conversamos muito sobre os nossos sentimentos com ela e sobre os sentimentos dela. Coisas que no dia a dia corrido, a gente acaba perdendo.
Então acredito que o saldo de 2020 - mesmo NEGATIVO em vários aspectos, foi muito positivo.
Eu vi vários memes de pessoas falando "vamos ver o lado positivo, tudo que aprendemos e bla bla bla" e no final a pessoa só dizia "pelo amor de deus, não quero mais saber o que eu aprendi, eu só quero que isso acabe". Eu consigo entender e me relacionar com aquele sentimento, sem dúvidas.
Mas o meu sentimento de ver as coisas pelo lado positivo, de ver as oportunidades que nós tivemos de crescer em vários aspectos, foi muito maior.
Então eu posso dizer com toda a certeza absoluta desse mundo que eu superei as minhas expectativas para o ano de 2020 - mesmo com tudo desmoronando em volta, eu encontrei lugares para me segurar.
Obrigada por terem acompanhado o Projeto Mães no Canadá no ano de 2020 - foi super difícil chegar até o final, confesso. Mas aqui estamos, prontas para um novo capítulo no próximo ano de 2021.
______________________________________________________
O projeto Mães no Canadá teve início em 2018 e acontece todo o dia 20 de cada mês. Somos várias mães brasileiras falando sobre maternidade e a nossa visão sobre ela em diferentes cidades do Canadá.
Se você ainda não viu os outros posts do projeto, você consegue encontrar todos aqui. Tem muito conteúdo legal, divertido e informativo.
Vocês ainda podem acompanhar outras abordagens feitas por outras mães que fazem parte desse projeto junto comigo:
Gaby (Toronto, ON) - Gaby no Canadá
Beatriz (Vancouver, BC) - Biba Cria
Livi (Toronto, ON) - Baianos no Pólo Norte
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) - Canadiando
Dani (Toronto, ON) - Vidal Norte
Nayara (East Gwillimbury, ON) - My Family no Canada
Cassandra (Burnaby, BC) - Canada Br
________________
Não deixem de curtir a página do blog no Facebook e no Instagram.
Lá vocês podem encontrar muitas dicas sobre a cidade de Calgary, lifestyle e maternidade. E claro, através dos Stories do Instagram acompanhar o meu dia a dia na cidade, com muita informação útil, curiosidades e autenticidade.
Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar com os amigos e a família, nas redes sociais.
Até o próximo!